Buscar

Prova Online - TEORIAS DA APRENDIZAGEM - Unifacvest

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100944 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O vínculo de Freinet com a Educação. Freinet percebe o homem como um sujeito histórico, marcado pelos acontecimentos de seu tempo. Do mesmo modo, considera a educação um processo dialético, a partir do qual o homem se constrói na relação com seus pares, seus iguais. Além disso, Freinet compreende a educação como prática articulada à vida, ou seja, a educação necessita atuar de maneira a ligar os estudos formais ao trabalho.
Podemos dizer que Freinet fundamenta seus pensamentos nas ideologias marxistas de educação?
b )
Freinet defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, ou seja, dizia que a educação deveria permitir que cada sujeito social pudesse expressar seus sentimentos, acolhendo, ao mesmo tempo, os sentimentos dos outros sociais, reforçando ainda mais sua ideia de uma pedagogia solidária e cooperativa.
QUESTÃO 2
O conceito de competência não é novo. Ele começou a ser discutido mais amplamente na área pedagógica a partir da década de 1990, destinando-se ao ensino de crianças nas séries iniciais. No entanto, o conceito de competência ganhou tamanha amplitude que acabou incorporado pelo meio empresarial e industrial, que encontrou nele um aliado para os modelos recentes de gerenciamento de pessoas, baseados nos ideais da qualidade total.
O modelo de gerenciamento/produção fundamentado na qualidade total baseia-se no aproveitamento máximo dos recursos humanos e materiais na produção.
Falando do aproveitamento das capacidades, qual foi o termo que se incorporou a esse modelo?
c )
PQT - Programa de Qualidade Total
QUESTÃO 3
As brincadeiras permitem a exploração do potencial criativo numa sequência de ações libertas e naturais em que a imaginação se apresenta como atração principal, o que significa dizer que, por meio do brinquedo, a criança reinventa o mundo e libera as suas fantasias. Ao brincar, como a criança desenvolve o afeto?
a )
O afeto representa a "mola propulsora" de toda e qualquer atividade, o que significa dizer que o afeto contribui para que a criança se sinta atraída pela aprendizagem. A principal ferramenta utilizada pelo homem na demonstração de afeto é a linguagem.
QUESTÃO 4
A teoria de Jean Piaget é chamada por ele de epistemologia genética ou teoria psicogenética, mais conhecida como concepção construtivista da formação da inteligência, ou apenas construtivismo. O termo epistemologia significa "estudo do conhecimento"; "epistemo" vem de episteme, que significa "conhecimento"', e lógica significa "estudo". Já o termo genético, em Piaget, não está relacionado, como tendemos a pensar, aos modelos hereditários, de transmissão de conteúdo genético de pais para filhos. O termo genético em sua teoria significa "origem", pois vem da palavra gênese.
De onde deriva nossa compreensão do termo cunhado por Piaget estudo da origem do conhecimento?
c )
Segundo Piaget, o que nos motiva para a aprendizagem são os problemas cotidianos, os fatores desafiantes, os conflitos intelectuais, ou seja, os desequilíbrios constantes que ocorrem entre o que conhecemos e o que ainda existe a ser conhecido.
QUESTÃO 5
O jogo ou brincadeira facilita a apreensão da realidade e é muito mais um processo do que um produto. Por meio dele, a criança percebe como se dá a relação humana, explora e desenvolve noções sobre o número físico, estabelecendo novas cadeias de significado e ampliando suas percepções do real.
No que permite a criança na instância educativa ampliar suas percepções?
a )
Permite comportamentos espontâneos e improvisados, uma vez que os padrões de desempenho e as normas podem ser criados pelos participantes e improvisados, uma vez que os padrões de desempenho e as normas podem ser criados pelos participantes.
QUESTÃO 6
Madalena Freire vê na educação uma possibilidade de humanização da sociedade, demonstrando grande preocupação com as relações estabelecidas no interior das escolas. Por isso mesmo entende a educação como um espaço político-pedagógico que tem como mola mestra a paixão que o professor deve ter pelo ato de ensinar.
Segundo Madalena Freire, quais são os processos humanísticos importantes no processo de aprendizado?
c )
A afetividade, a construção do conhecimento e a aprendizagem.
QUESTÃO 7
Para Ausubel, a aprendizagem significativa pode ser entendida como um processo que envolve sucessivas ancoragens por meio da ligação do novo conhecimento ao conhecimento subsunçor. No entendimento de Ausubel o que vem a ser conhecimento subsunçor?
a )
Conhecimento subsunçor é o conhecimento anterior que é acionado para agir no agenciamento de novas aprendizagens
QUESTÃO 8
Paulo Freire, na sua prática educacional, preocupou-se com as classes populares. No contexto do que denominou ser uma pedagogia do oprimido, construiu uma verdadeira concepção política do ato de educar, adotando como princípios fundamentais a valorização do cotidiano do aluno e a construção de uma práxis educativa que estimule a leitura crítica do mundo.
Qual a concepção de sociedade para Paulo Freire?
e )
A sociedade é direito de todos e todos têm direito de exercer a plena cidadania.
Parte inferior do formulário

Outros materiais