Buscar

A ENTREVISTA PSICOLÓGICA

Prévia do material em texto

A ENTREVISTA PSICOLÓGICA
Uma relação direta entre duas ou mais pessoas
Uma via de comunicação simbólica, preferencialmente oral
Objetivos preestabelecidos e conhecidos (pelo menos pelo psicólogo)
Uma atribuição de papéis (entrevistador e entrevistado)
FUNÇÕES DA ENTREVISTA
Ampla recolha de informações do cliente ( história evolutiva, história laboral e profissional, situação sócio-econômica, familiar, ...)
Motivadora: estabelecimento de uma relação positiva, mudança de atitudes e expectativas, compreensão e clarificação dos problemas apresentados pelo cliente, ...
Terapêutica: dotar o cliente de estratégias de intervenção psicológica.
TIPOS DE ENTREVISTA
GRAU DE ESTRUTURAÇÃO 
1. ENTREVISTA ESTRUTURADA:
As perguntas, as respostas (fechadas e abertas) e a sequencia de aplicação da entrevista são predeterminadas. Utilizada no contexto laboral, escolar e clínico.
2. ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA
As perguntas são abertas preestabelecidas ou com esquema definido. Pode-se incluir outros aspectos que julgar relevantes.
TIPOS DE ENTREVISTA
3. ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
O entrevistador atua sem um guia predefinido. Tem a total liberdade para explorar as áreas que considere mais importantes. A maior responsabilidade incide sobre ele e a vantagem é que ele pode adaptar-se de acordo com a necessidade de cada cliente. No entanto, o entrevistador pode deixar de explorar áreas importantes.
TIPOS DE ENTREVISTA
FINALIDADE
1.ENTREVISTA DE INVESTIGAÇÃO
Destina-se ao conhecimento objetivo de determinados parâmetros. Seu principal objetivo é recolher informações gerais. 
TIPOS DE ENTREVISTA
2. ENTREVISTA DE DIAGNÓSTICO
Recolher informações biográficas do sujeito, assim como dos conhecimento do entrevistado, das suas competências, opiniões, atitudes, ...
Não se pretende produzir mudanças no comportamento do entrevistado.
Trata-se apenas de obter informação útil para desenhar e por em prática programas de intervenção.
TIPOS DE ENTREVISTA
3. ENTREVISTA TERAPÊUTICA
Pretende avaliar, produzir mudanças no sujeito e resolver os problemas que apresenta.
4. OUTROS TIPOS DE ENTREVISTA
4.1. A Entrevista clínica e de orientação vocacional pretendem resolver os problemas do entrevistado (de tipo clínico ou ajudando na tomada de decisões que irão afetar o seu futuro).
TIPOS DE ENTREVISTA
4.2. Conhecer ou descrever as características psicológicas de um sujeito e predizer o seu comportamento para resolver problemas de uma terceira pessoa – entrevista de seleção
ENQUADRAMENTO TEÓRICO DE REREFÊNCIA
1.ENTREVISTA PSICANALITICA
Colocam-se em primeiro lugar os conteúdos relativos ao mundo interno do paciente e a relação terapêutica como reflexo simbólico destes. o terapeuta evita julgamentos valorativos e expressões. Realiza um trabalho interpretativo colocando hipóteses acerca dos conflitos e funcionamento psíquico do sujeito.
2. ENTREVISTA
ENQUADRAMENTO TEÓRICO DE REREFÊNCIA
2. ENTREVISTA FENOMENOLÓGICA
Relacionamento real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. É baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo
ENQUADRAMENTO TEÓRICO DE REREFÊNCIA
3. COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Tenta recolher informações que preencham três critérios: que seja o mais concreta e específica possível, organizada para a formulação de hipóteses preditivas ou explicativas e que a informação recolhida tenha a máxima validade possível.
DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA
1.PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA
Fugir da improvisação e se ter claro o que se quer investigar.
Tenha em mãos todo material necessário: curriculum, formulário de entrevista preparados com as perguntas de acordo com o Perfil do enrevistado e relógio.
Use um local reservado, sem interrupções, sem barulho e com poucos estímulos visuais, mas agradável. É preferível usar mesa redonda ou apenas cadeiras/poltronas ( a mesa inibe, impõe distância entre entrevistador e o candidato, além de deixar a leitura não verbal do candidato, comprometida).
DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA
Seja pontual! O candidato já vem tenso por estar passando por um processo e atrasos por parte do entrevistador causarão mais estresse. A pontualidade significa respeito ao ser humano e ética profissional.
DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA
Introdução: em primeiro lugar apresente-se, estabelecendo o rapport para deixar o candidato à vontade, num ambiente descontraído. Comente que fará anotações e peça o consentimento do candidato para isso. 
DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA
Informações pessoais e profissionais: neste momento, cheque as informações profissionais(onde trabalhou, datas, motivos das saídas, formação acadêmica, etc.) e pessoais(local de moradia, interesses pessoais, questões familiares, etc.) e pegue informações que faltem ou que sejam inconsistentes. Não se estenda muito, esse não é o foco da entrevista.
DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA
Fechamento: Para finalizar, dê a oportunidade ao candidato para expressar algo que ele ache importante ou para fazer alguma pergunta.

Continue navegando