Buscar

PIM III

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
VIA VAREJO S.A
PIM III
NOME: ALEXANDRE EBNER MESSIAS RA: 1890509
NOME: DAIVISON LUCAS O. CORREA RA: 1877259
NOME: ELEN CRISTINA PENEDO 
RA: 1891645
NOME: GIZELI SANTANA CARNEIRO RA: 1888766
NOME:LARISSA M. SANTANA
 RA: 1884914
NOME: LUIZ HENRIQUE D. LOPES
RA: 1891987
ARARAQUARA-SP
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
VIA VAREJO S.A
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III apresentado à Universidade – UNIP, para avaliação bimestral no curso de Graduação Processos Gerenciais
 Professora: Angela Maria Pizzo
ARARAQUARA-SP
2018
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III) do curso de Processos Gerenciais aborda o conteúdo das disciplinas Contabilidade, Estatística Aplicada e Fundamentos da Gestão Financeira como base para as pesquisas de estudo e ampliação do conhecimento, com a finalidade de analisar a estrutura da empresa Via Varejo S.A, baseando nas disciplinas citadas acima durante o 2º semestre do curso de Gestão em Processos Gerenciais , aplicando nossos conhecimentos através das aulas e pesquisas citadas nas referências. Através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, nos foi possível analisar, compreender e estudar as mais diversas variáveis para o setor, tendo em vista a competitividade, marca da nossa sociedade nos dias de hoje. Desta forma, pudemos gerenciar e acompanhar as atividades da empresa para chegarmos a conclusões necessárias ao nosso aprendizado e, futuramente, empregar tais práticas em nossa área, nos tornando gestores preparados para administrar organizações. 
Palavras-chave: Contabilidade. Estatística Aplicada. Fundamentos da Gestão Financeira.
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project III (PIM III) of the Management Processes course covers the contents of the disciplines Accounting, Applied Statistics and Fundamentals of Financial Management as a basis for study research and knowledge expansion, with the purpose of analyzing the structure of the company Retail Brazil, based on the aforementioned disciplines during the 2nd semester of Management Management in Management, applying our knowledge through the classes and research cited in the references. Through bibliographic research and field research, we were able to analyze, understand and study the most diverse variables for the sector, in view of the competitiveness, the mark of our society today. In this way, we were able to manage and monitor the activities of the company in order to arrive at the necessary conclusions for our learning and, in the future, to employ such practices in our area, becoming managers prepared to manage organizations.
Keywords: Accounting. Applied statistics. Fundamentals of Financial Management.
SUMÁRIO
61 INTRODUÇÃO	�
61.2 Descrição da Empresa	�
72 CONTABILIDADE	�
113 GESTÃO FINANCEIRA	�
163.1 Tomadas de decisão	�
174 ESTATÍSTICA APLICADA	�
245 GESTÃO AMBIENTAL	�
266 CONCLUSÃO	�
27REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	�
�
�
1 INTRODUÇÃO 
Este Projeto tem como objetivo o desenvolvimento do Projeto integrado Multidisciplinar III (PIM III) que consiste em abordar teoricamente as disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
Para identificarmos o objeto da contabilidade, é necessário responder a uma questão: controlar e registrar o que? A reposta é: o patrimônio das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos.
O Patrimônio deve ser entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, ou seja, o conjunto de meios necessários a existência e a realização de suas finalidades.
A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, e como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.
O método estatístico lida com as informações, associando os dados ao problema, mostrando como e o que coletar para obter conclusões a partir de todos os dados, de tal forma que essas conclusões possam ser entendidas por outras pessoas. Assim, esse método auxilia os vários profissionais no planejamento e na tomada de decisões.
1.2 Descrição da Empresa
A Via Varejo S.A. a empresa responsável pela administração de duas grandes importantes varejistas brasileiras: Casas Bahia e Pontofrio. Estando presente em mais de 400 municípios, 20 Estados e no Distrito Federal, com quase mil lojas e aproximadamente 50 mil colaboradores. A empresa, que tem sede administrativa no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (SP), uma das maiores empresas varejistas de eletroeletrônicos do mundo.
 A empresa Via Varejo S.A teve ganhos importantes, com trabalho importante ajustando os processos e adequação da empresa ao atual cenário econômico. Com isso a empresa trabalhou focando na disciplina para ajustar o que precisava e com melhoria continua na implementação de seu plano estratégico, com isso mantendo a posição de liderança no mercado e fortalecendo seus diferenciais competitivos
A razão social Via Varejo S.A. foi modificado em fevereiro de 2012, em substituição à Globex Utilidades S/A. Esse novo nome foi um processo de renovação que passou por uma grande pesquisa realizada com diversos públicos e seus colaboradores, ajudando a escolher o nome e se sentido orgulhosos de que os nomes descritos em seus crachás foram realizados por eles.
A Casas Bahia é uma rede que comercializa móveis, eletrodomésticos, utilidades domésticas e eletroeletrônicos. Sua missão é realizar os sonhos de seus consumidores, oferecendo facilidade ao crédito, focado na dedicação total simplicidade e respeito com todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. A marca Casas Bahia é reconhecida como uma das marcas mais valiosas do Brasil, sendo em ranking divulgado pela consultoria Interbrand, não deixando de falar da empresa Ponto frio, que vem mostrando para o consumidor novas possibilidades com uma grande variedade de produtos e serviços, trazendo tecnologia para sua realidade , trazendo novidades a seus clientes abrindo espaços para novas experiencias.
2 CONTABILIDADE
A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica (congresso brasileiro de contabilidade, 1924).
Para entendermos os conceitos aqui mencionados, vamos dividi-los em três funções distintas exercidas pela contabilidade:
Orientação: compreende a elaboração de relatórios contábeis (balanço patrimonial e demonstração de resultados de exercício, por exemplo), por meio dos quais é comunicada a situação econômica e financeira da entidade.
Controle: pode ser conceituada como um processo pelo qual a alta administração se certifica, na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas traçados pelos donos de capital e pela própria alta administração;
Registro: para que possam existir controle e orientação, é necessário que os fatos econômicos e financeiro que ocorrem numa entidade sejam registrados.
Temos o Patrimônio sendo um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa (ou uma entidade), e o balanço patrimonial apresentados em demonstrativos contábeis (Balanço patrimonial) representado pelos Bens + direitos e obrigações ou ativo e passivo.
Sendo assim o patrimônio liquido é a diferença entre ativo e passivo, ou seja, os bens de direito (riquezas) que a empresa possui e as obrigações (o que ela precisa pagar) que ela tem.
Abaixo é demonstrado o quadrogeral da empresa mais abrangente, implica na contabilidade geral dos anos 2017 e 2018 e demonstra todo o 
	Ativo
	30/06/2018
	30/06/2017
	Ativo
	30/06/2018
	30/06/2017
	Ativo Circulante
	9.544,0 M
	7.862,0 M
	Passivo Circulante
	10.966,0 M
	8.374,0 M
	Caixa e Equivalentes de Caixa
	861,0 M
	475,0 M
	Passivo Não Circulante
	2.302,0 M
	2.731,0 M
	Contas a Receber
	2.924,0 M
	3.021,0 M
	Patrimônio Líquido
	2.882,0 M
	2.864,0 M
	Estoques
	4.354,0 M
	3.110,0 M
	Capital Social Realizado
	2.896,0 M
	2.895,0 M
	Tributos a Recuperar
	535,0 M
	452,0 M
	Reservas de Capital
	-870,0 M
	-882,0 M
	Despesas Antecipadas
	47,0 M
	48,0 M
	Reservas de Reavaliação
	0,0 M
	0,0 M
	Outros Ativos Circulantes
	823,0 M
	756,0 M
	Reservas de Lucros
	944,0 M
	851,0 M
	Ativo Não Circulante
	6.606,0 M
	6.107,0 M
	Lucros/Prejuízos Acumulados
	-48,0 M
	0,0 M
	Ativo Realizável a Longo Prazo
	3.926,0 M
	3.576,0 M
	Ajustes de Avaliação Patrimonial
	0,0 M
	0,0 M
	Investimentos
	937,0 M
	1.000,0 M
	Ajustes Acumulados de Conversão
	0,0 M
	0,0 M
	Imobilizado
	1.207,0 M
	1.143,0 M
	Outros Resultados Abrangentes
	-40,0 M
	0,0 M
	Intangível
	536,0 M
	388,0 M
	Passivo Total
	16.150,0 M
	13.969,0 M
	Ativo Total
	16.150,0 M
	13.969,0 M
	
	
	
Tabela 1 – Balanço patrimonial dos anos 2017 e 2018
Fonte: Via Varejo S.A
De acordo com balanço patrimonial realizado no 2° trimestre dos anos de 2017 e 2018 mostra que a empresa conseguiu manter o balanço financeiro referente aos dois anos.
Com isso a empresa apresenta um grau de liquidez satisfatória, pois em relação a liquidez imediata segundo a afirmação de Assaf neto (2007; p 190): revela a porcentagem das dívidas a curto prazo (circulante) em condições liquidada imediata.
Quantos a liquidez corrente, que indica o que a empresa realizou os pagamentos em curto prazo, se mostrando bastante sólida, mesmo em alguns meses fechando com saldo negativo, foi realizado um trabalho bem feito de gestão financeira, com isso conseguindo saldar seus débitos, mantendo saldo positivo no final de seu ano fiscal.
Quanto a liquidez seca, O índice seco (quociente ácido) é parecido com o índice de liquidez de curto prazo, exceto por excluir o estoque, em geral é o ativo circulante de menor liquidez.” Entende-se que o índice de liquidez seca serve para verificar a tendência financeira da empresa em cumprir, ou não, com as suas obrigações a curto prazo, mas desconsiderando os seus estoques, pois estes podem ser obsoletos e não representar a realidade dos saldos apresentados no Balanço contábil.
A Empresa mostrou-se bastante sólida no mercado, não só em relação a saldo ativo / passivo, mas também não precisou recorrer a empréstimos para pagar as suas dívidas, não apresentando nenhum grau de endividamento.
A DRE, ao contrário do balanço patrimonial, é uma demonstração contábil dinâmica, que mostra a situação econômica e financeira de uma empresa em determinado período.
Na segunda tabela, é possível analisar a demonstração do resultado do exercício da empresa, tão importante quanto seu balanço patrimonial:
	Demonstração do Resultado
	30/06/2018
	30/06/2017
	Receita de Venda de Bens e/ou Serviços
	5.284,0 M
	4.992,0 M
	Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos
	-3.711,0 M
	-3.317,0 M
	Resultado Bruto
	1.573,0 M
	1.675,0 M
	Despesas/Receitas Operacionais
	-1.367,0 M
	-1.576,0 M
	Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos
	206,0 M
	99,0 M
	Resultado Financeiro
	-171,0 M
	-147,0 M
	Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro
	35,0 M
	-48,0 M
	Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro
	-15,0 M
	3,0 M
	Resultado Líquido das Operações Continuadas
	20,0 M
	-45,0 M
	Resultado Líquido de Operações Descontinuadas
	0,0 M
	0,0 M
	Lucro/Prejuízo do Período
	20,0 M
	-45,0 M
	Lucro por Ação - (Reais / Ação)
	-
	
Tabela 2 – Resultado do Exercício
Fonte: Via Varejo S.A
3 GESTÃO FINANCEIRA 
A Via Varejo S.A, possui uma boa gestão financeira, de acordo com seus dados que podemos observar no ano de 2017 para 2018, onde em 2017 a empresa teve um faturamento de R$26 bilhões e ainda possui mais de 50 mil funcionários, o que a destaca como uma empresa de grande porte, sendo administradora de duas grandes varejistas no meio nacional. 
Ela é uma empresa de capital aberto onde sua estrutura organizacional funciona de acordo com organograma a seguir:
Figura 1 – Organograma da empresa
Fonte: Via Varejo S.A
A empresa possui um Comitê Financeiro que faz parte do conselho de administração. Ela requer uma ampla equipe para que haja um bom desempenho do planejamento financeiro, sendo os atuantes nas seguintes áreas:
Contabilidade: Central de Informação para a gestão financeira, a contabilidade tem a função de obter todos os dados, organizá-los, e descrevê-los, assim o gestor financeiro conseguirá desenvolver as tomadas de decisões de uma empresa;
Tesouraria: função ou área que cuida de todos os pagamentos e recebimentos e administra o dinheiro que é mantido em caixa ou em contas bancárias para esse fim;
Faturamento: área que cuida da preparação e envio das contas; 
Custos: função ou área responsável pela apuração e controle dos custos dos serviços prestados;
Auditoria: conjunto de mecanismos de verificação dos registros contábeis ou de quaisquer procedimentos que envolvam recursos financeiros;
Administração do capital de giro: consiste em gerenciar os recursos financeiros de que a organização necessita no seu dia-a-dia: quanto manter em caixa, em conta bancária, em investimentos de curto prazo e alta liquidez, administração dos estoques de materiais e outros insumos;
Análise de investimentos: consiste na análise das possibilidades e necessidades de investimentos (em instalações, equipamentos, área física, etc.).
A gestão financeira tem o objetivo de maximizar lucros das organizações através do gerenciamento das finanças, onde o gestor desempenha o papel de realizar o planejamento, a organização e o controle financeiro, desempenhado pelas seguintes funções: 
Planejamento Financeiro: ele recebe os dados brutos fornecidos pela contabilidade e os traduz em estratégias de maximização de recursos. 
Interpretação/ organização: o gestor organiza esses dados e os interpreta de forma que os colaboradores possam compreendê-los e assimilar qual a estratégia que deverá ser utilizada para a maximização de riquezas (no caso da empresa estudada os colaboradores principais são os participantes do Concelho de Administração). 
Controle Financeiro: o gestor financeiro tem a função de elaborar o planejamento financeiro, então ele deverá tomar a decisão adequada e assim manter o controle financeiro da empresa. 
Importa considerar que decisões financeiras de uma empresa não estão ligadas apenas ao gestor, porém ele deve liderar e conduzir essas decisões baseado em dados precisos e reais fornecidos pelo Balanço Patrimonial e pelo DRE (Demonstração do resultado do exercício) da organização.
A principal preocupação do gestor é a maximização de lucros da organização e dos acionistas, onde podemos observar isso através do Balanço Patrimonial e do DRE da Via Varejo S.A 
Tabela 3 – Balanço Patrimonial e DRE Via Varejo S.A
Fonte: Via Varejo S.A
Podemos observar a partir dele que a empresa teve um crescimento nos ativos em destaque nas vendas de 5% do ano de 2017 para 2018, porém houve mais gastos também nos custos de serviços vendidos, e houve uma redução das despesas com as vendas. Mas apesar dos esforços a empresa teve queda no lucro líquido, por conta do aumento com as despesas com os impostos, o que foi extremamente prejudicial para a empresa, afetando a empresa inclusive na bolsa de valores. 
A Preocupação, então, é reverter esses números negativos e maximizar os lucros de maneira que a empresa cresça novamente no mercado financeiro trazendo lucro aos seus acionistase a própria organização, através disso foram tomadas algumas decisões que no exercício ainda não concluído tem trago muitos lucros a empresa.
3.1 Tomadas de decisão 
Diante desse cenário a empresa passou a tomar novas posições em relação ao mercado e também aos seus colaboradores onde as ações passaram a ser decentralizada, ou seja, não apenas algumas pessoas decidiam, mas agora várias pessoas podem opinar, onde criaram os chamados “coordenadores líderes e vendedores líderes”, tais possuem uma equipe, esses passam a ajudar nas tomadas de decisão. 
A responsabilidade agora não é somente do gerente, com a criação de equipes houve a descentralização do poder em cada loja, assim o gerente pode ser mais produtivo, e também cada loja será premiada de acordo com a sua lucratividade (sendo nomeada como lojas ouro, prata, bronze, etc.). Os funcionários mais produtivos terão bonificações e preferencias em premiações. 
Além disso, estão adotando treinamento intensivo com os colaboradores e com os gerentes. Fizeram também o remanejamento de verba, onde cortaram gastos e investiram em treinamento de equipes.
O objetivo de tantas mudanças se deve também a troca de poder da empresa, onde o acionista majoritário está vendendo suas ações. 
Esses planos e decisões tomadas são fundamentais para a lucratividade da empresa, e já tem proporcionado bons resultados nas lojas aplicadas, pois assim o vendedor tem maiores estímulos para vender o produto e para elaborar ideias que o possa promover, e também treinar toda equipe é essencial para a implantação da visão da empresa e do incentivo ao colaborador. 
Além disso a empresa tem tomado diversas decisões que tem surpreendido as varejistas concorrentes, a empresa tem fechado parceria com diversos vendedores on-line, aumentando seu rendimento através do mercado virtual, alcançando assim novas fronteiras, além de fazer diversas parcerias com marcas e produtos, e também tem buscado expandir suas lojas físicas com a criação de 20 novas lojas.
O planejamento é fundamentado de acordo com a necessidade da empresa: reverter os números negativos e maximizar os lucros, com as tomadas de decisão da empresa pode perceber o planejamento financeiro. 
Em curto prazo a empresa pretende fazer o remanejamento de verbas, com novos investimentos, o que a princípio gerará gastos para a empresa em treinamentos de equipes, em novas lojas, novas contratações, novas premiações, e no grande mercado digital. 
Em médio prazo a empresa espera começar a gerar lucros já com a eficiente implantação do remanejamento de poder com a criação de líderes e a autonomia para os cooperadores para desenvolver ideias e com o treinamento de cada um, assim terão ideias eficientes de acordo com a necessidade de cada região ou loja. Também é esperado os efeitos dos focos das vendas online, que devem proporcionar novos clientes. Além disso, é esperado o contorno nos gastos de curto prazo e o aumento das vendas atraindo assim novos acionistas com os resultados positivos. 
Em longo prazo é esperado que a organização tenha lucros que superem aos anteriores e também possa superar suas concorrentes, buscando isso desde os vendedores aos mais elevados cargos da diretoria. 
4 ESTATÍSTICA APLICADA 
Atualmente a estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolva o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável. Desta forma, a Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados.
No mundo moderno, a alta competitividade na busca de tecnologias e de mercados tem provocado uma constante corrida pela informação. Essa é uma tendência crescente e irreversível. O aprendizado a partir de dados é um dos desafios mais relevantes da era da informação em que vivemos. Em linhas gerais, podemos dizer que a Estatística, com base na Teoria das Probabilidades, fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza.
 Os métodos estatísticos foram desenvolvidos ao longo do século XX como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano (Stigler, 1986). 
Com o advento da computação, a estatística teve um enorme crescimento e alcançou níveis nunca antes imaginados. Atualmente, com o auxílio sempre crescente da informática, as aplicações da estatística se estendem a, praticamente, todas as áreas e subáreas do conhecimento. (Cordeiro, 2006).
No Brasil a área de Estatística está bem consolidada. A fundação da Associação Brasileira de Estatística (ABE) foi fundamental para promover e alavancar as atividades de ensino e pesquisa em Estatística no País. A ABE é responsável por várias reuniões especializadas regionais e nacionais. Além dessas reuniões, a ABE promove, a cada dois anos, o principal evento nacional na área de estatística, o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), com uma média superior a 600 participantes por reunião.
 A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, não realçando, no entanto, aspectos importantes.
É objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
A estatística como conhecemos atualmente (chamada Estatística Analítica) foi estabelecida em 1920. Como ciência, ela trabalha em duas frentes: no levantamento e organização de dados e na elaboração de hipóteses e projeções. No Brasil, o órgão governamental responsável pelas estatísticas é o IBGE, que colhe os dados sobre a situação social, econômica e demográfica do país, fornecendo os números à sociedade.
As estatísticas são números, mas a prática da estatística é a arte de medir o conhecimento imperfeito e sua área de conhecimento está envolvida em incertezas. Então por que devemos nos preocupar com ela? Porque as empresas, a economia mundial, as descobertas científicas e os avanços médicos são todos baseados, em sua essência, em estatística.
Existem muitos pontos de vista com relação aos dados e quanto mais ângulos você tiver, maiores serão as chances de encontrar algo novo. Ela é usada como uma ferramenta de inovação no processo de investigação que revela fenômenos que não estão previstos por um modelo científico e são invisíveis com uma análise simples.
Para um executivo ou profissional nas áreas empresariais, raciocinar estatisticamente nos dias de hoje é tão necessário quanto a habilidade de comando. Com a evolução das informações nas empresas, a questão que se coloca hoje não se refere mais à sua escassez, mas como ler e interpretar as informações disponíveis. As necessidades atuais estão requerendo:
Identificar situações problemáticas através de análise de clima organizacional; Utilizar a montante de dados armazenados nos computadores de suas empresas para entender melhor o que acontece em seus negócios e melhorar a qualidade de suas decisões; Entender o comportamento das vendas de produtos ou serviços; Identificar causas de defeitos ou motivadoras da baixa qualidade; Entender o comportamento dos clientes frente a empresa e aos seus produtos;
Portanto, diante da necessidade de tomada de decisões diante de incertezas do mundo empresarial, coloca-se a Estatística como ferramenta importantíssima, talvez a que possa trazer melhores contribuições aos administradores ao lidarem com informações e com os mais diversos problemas.
Não é então de se surpreender que a Estatística seja largamente aplicável em praticamente todas as áreas das mais diversas atividades econômicas/ empresariais e utilizadas na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em análise e interpretaçãode dados. 
A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.
Da mesma maneira que um escritor pode dispor as palavras em argumentos convincentes ou frases sem sentido, assim também os dados podem ser convincentes, enganosos ou simplesmente inócuos. A instrução numérica, a capacidade de acompanhar e compreender argumentos baseados em dados, é importante para qualquer um de nós. “O estudo da estatística é parte essencial de uma formação sólida.” Moore (2000).
O controle de qualidade de produtos não constitui novidade; é ele, de fato, tão antigo como a própria indústria. Durante muito tempo foi realizado sob a forma tradicional denominada "inspeção". Somente a partir de 1920, no entanto, é que se verificou o desenvolvimento do Controle Estatístico da Qualidade, cuja aplicação vem se tornando generalizada nos países industrializados.
A grande contribuição da estatística não se baseia tanto no fato de levar um grupo de estatísticos altamente qualificados para uma indústria, mas no fato de criar uma geração de físicos, matemáticos e químicos com uma mentalidade estatística, os quais irão, de algum modo, dar uma ajuda no desenvolvimento e no direcionamento dos processos de produção no futuro. Walter Shewart (1891-1967)
A questão da competitividade é sobremaneira importante nos mais diversos níveis com que pode ser analisada, ou seja, em nível de nação, de setor econômico e de empresas. Em particular, interessa a questão olhada sob a ótica das organizações que necessitam aprimorar a própria competitividade para sobreviver e vencer neste ambiente cada vez mais desafiador.
A necessidade de se oferecer um produto ou serviço pleno de condições competitivas surge como sendo vital para a sobrevivência de uma Empresa. Tal condição tem como princípio a gestão empresarial, baseando-se na gestão de pessoas e processo em busca da qualidade total. A procura de clientes não mais se resume em ter um baixo preço, e sim produtos e serviços que forneça com qualidade aquilo a que se propõe, e a aplicação da Estatística é primordial nestes casos.
O conhecimento de estatística é fundamental no ambiente empresarial, seja na análise de conjunto de dados, seja na previsão de variáveis.
Os dados exibidos abaixo fazem parte do demonstrativo de uma empresa de grande porte e de grande referência no país, empresa Via Varejo S.A. Os dados recolhidos estão disponíveis no seu site.
Gráfico 1 – Estimativa de receita para 2018 e 2019 (bilhões)
Fonte: Elaborado pelos Autores
O gráfico acima nos mostra que para o ano de 2019, haverá um aumento de sua produção com a melhoria no mercado em relação as vendas, desta forma a estimativa de receita quando comparada com 2018, está projetado um aumento de 9.7% das vendas.
Gráfico 2 – Histórico de Receita
Fonte: Elaborado pelos Autores
O gráfico de histórico de receita é calculado com base no LPA (lucro por ação), O índice ilustra o benefício obtido por ação emitida pela empresa, ou seja, o resultado líquido obtido em determinado período. A quantidade de ações emitida pode ser determinada pelo número de ações que compõem o capital social da companhia ao final do exercício social, ou em função de sua quantidade média calculada no período.
O índice LPA representa a parcela do lucro líquido pertencente a cada ação, sendo que sua distribuição aos acionistas é definida pela política de dividendos adotados pela companhia. 
Gráfico 3 – Estimativa de crescimento
Fonte: Elaborado pelos Autores
O trimestre atual representa os meses de julho, agosto e setembro, próximo trimestre refere se aos meses de outubro, novembro e dezembro, ano atual trata se de um compilado de 2018, que fecharia o ano com crescimento de 135.60% e 2019 com 45.30% até o senário de mercado atual.
Gráfico 4 – Demonstração de Resultados
Fonte: Elaborado pelos Autores
Pode se perceber no primeiro momento uma queda dos lucros bruto entre os períodos de 2014 e 2015, mas a partir desse ano os resultados da empresa começaram a ter novos crescimentos em relação ao seu lucro vale lembrar que lucro bruto ou lucro das vendas ou lucro operacional bruto é a diferença entre o faturado e o custo de fazer o produto ou prover o serviço, antes de deduzir overheads, folha de pagamento, impostos, e pagamento de juros.
Gráfico 5 – Despesas Operacionais 
Fonte: Elaborado pelos Autores
Despesas operacionais são as despesas necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora. São considerados custos e despesas operacionais todos os gastos realizados com o objetivo final de gerar receitas e diretamente relacionados com a natureza específica dos negócios de uma companhia.
A empresa concentra seus esforços em criar estratégias para levar seu produto ou serviço para aqueles que, de fato, comprarão seu produto ou serviço. O planejamento precisa ter o máximo de informações sobre seu público alvo: onde ele está, como ele consome, como chegar até ele, o que ele espera do seu produto ou serviço.
5 GESTÃO AMBIENTAL
Em outubro de 2018, as lojas Casas Bahia, Extra e Pontofrio localizadas na região da Lapa (SP), ampliarão o programa de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) para produtos de grande porte como: TVs, geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado. A iniciativa faz parte do projeto descarte On, em parceria com a japonesa JICA (Japan International Cooperation Agency), iniciando em abril deste ano a coleta de eletroeletrônicos de pequeno em porte (liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares) nas lojas e com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que é a gestora de produtos no pós consumo para indústria, dando suporte tecnicamente ao projeto descarte On.
Agora o cliente que comprar eletroeletrônicos de grande porte em qualquer uma das lojas participantes poderá solicitar a coleta do produto antigo em sua casa. Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao mesmo tipo e mesma quantidade dos eletroeletrônicos comprados, isto é, o cliente que comprar uma geladeira poderá descartar uma geladeira e, assim por diante. O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA. O prazo para o agendamento é de 10 dias uteis a partir da data da compra do eletroeletrônico novo.
O descarte On é um projeto pioneiro de logística, que consiste na reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), tendo seu início em abril de 2018 em lojas Casas Bahia, Extra e Pontofrio na região da Lapa, cidade de São Paulo. Resultado de uma parceria entre os governos do Japão e do Brasil, trata-se de um projeto piloto de cooperação técnica do “Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil (http://reee.jica.eco.br)” que foi discutido e acordado entre o Governo Federal e a JICA com o intuito de proporcionar apoio à implementação da Logística Reversa de REEE no Brasil. Este projeto é conduzido em parceria com as partes interessadas do lado brasileiro e os dados, informações, conhecimentos e experiências adquiridos serão utilizados posteriormente como referência para a implementação da Logística Reversa no Brasil.
Esta nova aplicação tem como contexto a política de cooperação técnica da JICA voltada para o controle de resíduos que posiciona o manuseio apropriado de produtos perigosos como assunto de muita importância e propõe realizar de maneira consistentea coleta/processamento apropriado de REEE, inclusive daqueles que contém resíduos perigosos. 
Há dois tipos de coleta para os eletroeletrônicos: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte.
Os resíduos eletroeletrônicos envolvidos neste projeto são os de pequeno e médio porte como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). Não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e toners de impressora.
Drop Off: Coleta nas Lojas de pequenos e médio porte o próprio consumidor pode depositar resíduos como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior das lojas participantes na região da Lapa. Essa parte do programa já acontece desde abril nas seis lojas participantes.
Trade In: Coleta Domiciliar de grande porte como TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado. Na compra de um produto novo, se o consumidor quiser descartar o antigo, poderá solicitar a coleta em domicílio através de um sistema de agendamento, onde após o pagamento da taxa de R$ 10,00 através de boleto, o consumidor terá o conforto de escolher uma das datas de coletas disponíveis para retirada de seu equipamento.
Após a retirada na casa do cliente, o antigo equipamento de grande porte será encaminhado para uma empresa especializada, onde será tratado de forma ambientalmente correta, auxiliando no desenvolvimento sustentável.
Este processo ocorrerá com segurança e comodidade ao consumidor, realizado por profissionais capacitados com o gerenciamento de ponta a ponta pela ABREE, trazendo a experiência da indústria para esse projeto.
6 CONCLUSÃO 
Ao que podemos constatar e concluir através deste projeto é que uma empresa deve e precisa ser gerida por administradores que apresentem conhecimentos sólidos sobre Contabilidade, Gestão Financeira e Estatística Aplicada, visto que tais áreas os auxiliará e os amparará, plena e satisfatoriamente, nas tomadas de decisões, essenciais para se manterem à frente no mundo dos negócios. 
Hoje, vivemos em um país marcado por instabilidade política e econômica, onde muitas empresas têm aberto falência por não conseguirem administrar corretamente suas organizações.
Ademais, crises políticas, fruto de um cenário caótico que se instaura no Brasil, tem transformado a economia, gerando insegurança, tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas.
Diante desse contexto, ater-se às questões financeiras que permeiam as empresas, é essencial para controlar seus gastos, incorrendo em uma organização apta a lidar com mudanças bruscas e já pronta para tomar decisões que lhe assegurem uma maior estabilidade. 
Dessa forma, a empresa aqui analisada, demonstra estar preparada para enfrentar os mais diversos desafios, sem a necessidade de interromper suas atividades, mas buscando formas de se sobressair e de prosperar, mesmo com tanta concorrência para a oferta de produtos e serviços. 
O gestor deve ter consciência de seu papel na organização, conhecendo as tendências administrativas, e implementando-as em suas decisões e ações, de modo a conhecer diferentes técnicas que o auxiliarão a lidar com obstáculos impostos pelos estranhos panoramas sociais e financeiros deste século. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico Financeiro, 1ª Edição, São Paulo: Editora Atlas, 2000.
CORDEIRO, G.M. O Amadurecimento da Pesquisa e Ensino de Estatística no Brasil.  arScientia, 2006.
SÁ, C.A.. Contabilidade para Não Contadores. 6ª Edição, Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2010.
SANTOS, E.D. dos. Contabilidade – Gestão / UNIP, 1ª Edição, São Paulo: Editora Sol, 2012.
STIGLER, S. M. The History of Statistics: The Measurement of Uncertainty Before 1900. The Belknap Press of Harvard University Press. Cambridge, USA, 1986.
FARIAS A., SOARES, J. & CÉSAR, C. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Ed.
 LTC, 2003.
LEVIN, J. Estatística Aplicada às Ciências Humanas. São Paulo: Ed. Harbra, 1987.

Continue navegando