Buscar

simulado av1 cinesioterapia

Prévia do material em texto

Disc.: CINESIOTERAPIA   
	Aluno(a): LUCIANA DOS PASSOS
	201708198768
	Acertos: 2,0 de 2,0
	22/08/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201709302532)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre os movimentos osteocinemáticos e artrocinemáticos, julgue as proposições: I- Nenhum movimento artrocinemático pode ocorrer sem que algum movimento osteocinemático ocorra ao mesmo tempo, e vice-versa. II- Os movimentos artrocinemáticos são movimentos que ocorrem no interior da articulação e, eles descrevem a distensibilidade na cápsula articular permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram ao longo da amplitude de movimento sem lesar as estruturas articulares. III- São movimentos osteocinemáticos: giro, rolamento, deslizamento, tração e compressão. IV- Todo movimento osteocinemático se refere aos movimentos fisiológicos do corpo (movimento que podem ser feitos sob controle voluntário) com o movimento ocorrendo nos planos anatômicos de movimento. É correto afirmar:
		
	
	III e IV
	
	I, III, IV
	
	I e III
	
	Apenas II
	 
	I, II e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709302622)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	 
	Osteocinemática
	
	Amplitude de movimento passivo
	
	Trabalho linear
	
	Artrocinemática
	
	Hipermobilidade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709357414)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São considerados exercícios executados pelo paciente quando ele utiliza o membro sadio para auxiliar o movimento do membro comprometido:
		
	
	Exercícios ativo-livres
	
	Exercícios passivos
	
	Exercícios ativos
	
	Exercícios resistidos
	 
	Exercícios ativo assitidos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708260143)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para pacientes que apresentem restrições articulares e falhas na artrocinemática da Articulação Glenoumeral, acarretando perda de Amplitude Articular para flexão de ombro, qual das técnicas de mobilização articular é a mais adequada?
		
	 
	Mobilização de Cápsula Articular Posterior que consiste em estabilização da Escápula e posteriorização da cabeça umeral.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Anterior que consiste em estabilização da Escápula e anteriorização da cabeça umeral.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Inferior que consiste em estabilização da Escápula e inferiozação da cabeça umeral.
	
	Mobilização Escapular no sentido caudal.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Superior que consiste em estabilização da Escápula e superiozação da cabeça umeral.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709281829)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(ENADE 2010) Um paciente, submetido a cirurgia artroscópica para a reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do ligamento patelar, apresenta, três semanas após a cirurgia, derrame articular, queixando-se de dor intensa e limitação importante da amplitude de movimento para a flexão do joelho esquerdo. Com base no caso apresentado, assinale a opção correta.
		
	
	A mobilização articular, recurso terapêutico utilizado para o ganho de amplitude de movimento, é contraindicado ao paciente, dada a presença de dor intensa e derrame articular.
	 
	Dadas as limitações funcionais do paciente, indica-se a mobilização articular grau I, caracterizada pela realização de movimentos rítmicos de pequena amplitude, sem que se atinja a resistência final dos tecidos.
	
	Dada a limitação da amplitude de movimento, indica-se, como terapia ao paciente, a mobilização articular em grau V, caracterizada pela realização de movimento de pequena amplitude, executado além do arco de movimento.
	
	A mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude executada até o limite da resistência tecidual, constitui recurso terapêutico indicado ao paciente para a melhoria do quadro de derrame articular.
	
	A dor do paciente pode ser controlada por meio da mobilização articular em grau III, caracterizada pela mobilização de grande amplitude, respeitada a resistência do tecido.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201708918639)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Entre as inúmeras técnicas disponíveis para os fisioterapeutas, o exercício terapêutico mostrou ser fundamental para melhorar a função e reduzir a incapacidade. Sobre conceitos gerais e este recurso terapêutico, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	O exercício terapêutico pode incluir condicionamento e recondicionamento aeróbico e de resistência; treinamento de equilíbrio, coordenação e agilidade; melhora da mecânica corporal e da percepção da postura, alongamento muscular; técnicas de amplitude de movimento, entre outras técnicas.
	
	O programa de exercícios para cada paciente é determinado de acordo com suas necessidades e baseia-se na avaliação da incapacidade do paciente. A modalidade, freqüência e duração do tratamento cinesioterapêutico são determinados frente à história clínica e exame físico do paciente, sendo que este inclui a inspeção, palpação, mensuração, avaliação dos reflexos, testes especiais, teste de força muscular e de amplitude articular de movimento
	
	Os fisioterapeutas aplicam a cinesioterapia para prevenir, reduzir ou eliminar os comprometimentos musculoesqueléticos ou cardiopulmonares, as limitações da atividade e as restrições do movimento.
	
	O comprometimento osteomuscular pode ser definido como uma alteração em qualquer função fisiológica como desempenho muscular, mobilidade articular, equilíbrio, postura ou função motora. A avaliação irá determinar qual técnica cinesioterápica irá ser aplicada.
	 
	A cinesioterapia é contra-indicada quando há formação de tecido cicatricial inadequado, levando a retração de músculos, tendões e pele, e nas condições em que as limitações interferem nas atividades da vida diária (AVDs).
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709316378)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação aos movimentos artrocinemáticos, marque a resposta errada.
		
	
	Se uma superfície convexa se move, o deslizamento da articulação está ocorrendo na direção oposta à do segmento ósseo.
	
	O giro ou rotação ocorre ao redor de algum eixo mecânico longitudinal estático e pode ocorrer tanto no sentido horário quanto no anti-horário.
	
	O deslizamento ou translação ocorre quando o mesmo ponto numa superfície entra em contato com uma série de pontos de outra superfície. A direção do deslizamento deve corresponder com um movimento fisiológico específico e depende da forma da superfície articular, obedece a regra do côncavo-convexo.
	
	O rolamento acontece quando uma série de pontos de uma superfície articular entra em contato com uma série de pontos de outra superfície articular. O rolamento ocorre sempre na direção do movimento ósseo.
	 
	Se uma superfície convexa se move, o deslizamento da articulação está ocorrendo na mesma direção que o segmento ósseo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201708259358)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A técnica de tecido mole e a mobilização sem impulso são técnicas de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utilizam três recursos de alongamento. Um deles exerce tensão transversal à direção das fibras. Este é o:
		
	
	Alongamento Longitudinal
	
	Alongamento separando a inserção da origem
	 
	Alongamento Lateral
	
	Alongamento Passivo
	
	Alongamento Balístico
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708471347)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	 
	osteocinemática.
	
	amplitude de movimento passiva.trabalho linear.
	
	hipermobilidade.
	
	artrocinemática.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708259086)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A técnica de tecido mole e a mobilização sem impulso são técnicas de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utilizam recursos de alongamento, tais como o alongamento lateral (transversal às fibras musculares), o alongamento longitudinal (longitudinal às fibras musculares) e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. O conhecimento dos efeitos que podem ser obtidos com a realização da técnica comprova a importância desta modalidade terapêutica na recuperação da funcionalidade articular e das estruturas periarticulares, tanto de forma localizada como de forma holística. Assim, marque a alternativa que não aponta seus objetivos:
		
	
	recuperar a mobilidade (arco de movimento), a coordenação e força muscular, interferindo consequentemente na reeducação funcional.
	
	organizar o metabolismo local (aumentar o fluxo sanguíneo local e drenar edemas);
	
	recuperar a elasticidade e plasticidade dos tecidos moles;
	
	gerar relaxamento.
	 
	gerar a hipertrofia muscular;

Continue navegando