Buscar

QUESTIONÁRIO UNIDADE II - ETICA E LEGISLACAO TRABALHISTA APLICADA AS ARTES

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. O que NÃO pode ser patenteado?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas apresentam situações em que a patente não procede.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O código comercial de 1850 não definia contratos de sociedade, apenas disciplinava sociedades comerciais por ele mencionadas. Já o Código Civil de 1916 conceituava a sociedade como uma celebração contratual de sociedade entre pessoas para combinarem esforços ou recursos para mutuamente alcançarem fins comuns. Assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Toda sociedade é um empresa, assim como existem empresas que não são sociedades.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sabe-se que alguns direitos básicos são originários da própria lei, não podendo ser suprimidos, como a exemplo:
No Direito do Trabalho se verifica o fundamento jurídico da despersonalização do empregador nos artigos 10 e 448 da Consolidação Das Leis Trabalhistas, respectivamente, in verbis:
“Art. 10. Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.”
“Art. 448. A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.” 
Assim, na despersonalização não importará para a Justiça do Trabalho quem seja o titular da empresa, seja pessoa jurídica ou física, pois os direitos dos empregados subsistirão em face de sucessão de empresas ou de empregadores.
Pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Somente as alternativas A, B e C estão corretas.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Social Accountability 8000 é uma norma internacional cuja certificação garante a responsabilidade trabalhista das empresas. Com referência a este tema, assinale a alternativa correta.
I. Estabelece padrões que governam os direitos dos trabalhadores. A SA 8000 adota acordos internacionais existentes.
II. Inclui: convenções internacionais do trabalho, convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
III. É composta por: proibição do trabalho infantil, proibição do trabalho forçado ou escravo, práticas disciplinares humanas, não discriminação, entre outros. Porém, não envolve questões de saúde e segurança do trabalhador.
IV. Incorporada gradativamente nas pessoas envolvidas no negócio e na empresa, encontrará sempre novas oportunidades para garantir a contínua melhoria da qualidade do relacionamento empresa-empregado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“As leis são semelhantes às regras da moral, pois visam controlar ou modificar nosso comportamento. As leis se distinguem das regras da moral, pois são aplicadas pelos tribunais. A pessoa que transgrida uma lei – quer esteja de acordo com tal lei ou não – pode ser forçada a pagar uma multa, ressarcir danos ou sofrer uma pena de prisão.”
Disponível em: https://www.oas.org/juridico/mla/pt/can/pt_can_mla_what.html
Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o motivo pelo qual existem as leis.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Lei é somente uma maneira fácil de dominar um povo.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sustentabilidade, também conhecida como responsabilidade social corporativa ou cidadania corporativa, significa assegurar o sucesso do negócio em longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Sobre sustentabilidade, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas citadas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(CESPE 2013. MPE/RO) A respeito dos direitos do consumidor, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A contagem do prazo de decadência para a reclamação de vícios do produto inicia-se após o encerramento da garantia contratual.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Após 12 anos trabalhando em um banco, Ida Jaqueline Pellegrino, 43 anos, foi surpreendida ao voltar da licença maternidade e ver seu antigo cargo preenchido por outra pessoa. Com isso, a profissional pediu para mudar de setor, no qual não se adaptou e acabou tendo a sua demissão solicitada pelo gestor imediato. Ao se apresentar para o exame médico demissional, foram constatados diversos problemas de saúde causados por esforço repetitivo. Constatado tal fato e seguindo determinações legais, Ida terá:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A exoneração suspensa por parte da empresa.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	
A imagem reflete os hábitos e costumes sociais com relação ao trabalho no decorrer dos tempos. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Somente a alternativa A está INCORRETA.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As leis são feitas com foco em alguns pontos. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa ao qual se refere.
DAS PENALIDADES
Art. 49 Para os efeitos da emissão, substituição ou anotação de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, considerar-se-á, crime de falsidade, com as penalidades previstas no art. 299 do Código Penal: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
I. Fazer, no todo ou em parte, qualquer documento falso ou alterar o verdadeiro; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
II. Afirmar falsamente a sua própria identidade, filiação, lugar de nascimento, residência, profissão ou estado civil e beneficiários ou atestar os de outra pessoa; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
III. Servir-se de documentos, por qualquer forma falsificados; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
IV. Falsificar, fabricando ou alterando, ou vender, usar ou possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social assim alteradas; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
V. Anotar dolosamente em Carteira de Trabalho e Previdência Social ou registro de empregado, ou confessar ou declarar em juízo ou fora dele, data de admissão em emprego diversa da verdadeira. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. O texto refere-se à lei por tratar-se de uma questão de manter o controle social e implementar justiça, pois ambos não caminham separadamente.

Continue navegando