Buscar

PRATICA DE ENSINO 1_POSTAGEM 1

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Cleide Nalva Barbosa Cordeiro RA 1904491
Polo Engenheiro Coelho - SP
2019
SUMÁRIO
1 Aprender com o índio-------------------------------------------------------------------------------- 3
2 O fax do Nirso -----------------------------------------------------------------------------------------3
3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) --------------------------------4
4 Uma pescaria inesquecível ------------------------------------------------------------------------4
5 A Folha Amassada -----------------------------------------------------------------------------------4
6 A Lição dos Gansos ----------------------------------------------------------------------------------5
7 Assembleia na Carpintaria -------------------------------------------------------------------------5
8 Colheres de Cabo Comprido----------------------------------------------------------------------- 6
9 Faça parte dos 5%------------------------------------------------------------------------------------ 6
10 O Homem e o Mundo------------------------------------------------------------------------------ 7
11 Professores Reflexivos ----------------------------------------------------------------------------7
12 Um Sonho Impossível? --------------------------------------------------------------------------- 7
13 Pipocas da Vida -------------------------------------------------------------------------------------8
14 Bibliografia --------------------------------------------------------------------------------------------9
Reflexões da disciplina Prática de Ensino e Introdução à Docência
1 Aprender com o índio
A educação não abrange todas as pessoas ela não é única, existe várias formas de educação inclusive a cultural. No mundo há diversas culturas onde cada uma ensina de acordo com sua forma de vivência independente se para outros e inadequado ou errado o que importa e aprender de acordo que se possa sobreviver naquele ambiente.
No texto e possível entender que a sociedade acha errado a forma de educação dos índios sem levar em conta se eles conseguem sobreviver com esse tipo de educação que não seja a do seu povo. Ao responder a carta os índios apenas explicam que não é possível aceitar a educação oferecida pelos americanos porque a deles e suficiente para sua comunidade.
Precisamos respeitar as diversidades culturais principalmente nas escolas, onde podemos receber alunos de culturas diferentes. A educação precisa rapidamente de uma transformação adotando educação aberta com os alunos onde também se aprende, mesmo que o assunto pareça irrelevante é preciso analisa-lo
2 O fax do Nirso
Nas escolas hoje encontramos muitas pessoas que foram obrigados a procurar uma formação para não perderem seus empregos ou para não envergonhar a empresa, muitas pessoas deixam a escola para trabalharem e não conseguem conciliar as duas coisas porem algumas acabam passando dificuldades para conseguir serviços porque não tem escolaridade e nem tem o apoio que seu Nirso teve do seu empregador. 
O que para as empresas hoje importa não é o que se sabe fazer, mas se está qualificada com cursos ou diploma para o que vai fazer. Isso acaba gerando uma educação sem qualidade onde grande partes das escolas e universidades são apenas distribuidoras de certificados, desencadeando um país pobre de ensino e sem instrução.
3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Nas escolas os professores correm um grande risco de serem os donos da verdade, sem levar em conta a opinião dos alunos.
O papel do professor e apresentar a ele a situação e indaga-lo a questionar, para obter conhecimento sobre os assuntos.
O lobo nos apresenta pessoas que não estão nem um pouco interessadas em ouvi-lo apenas fazem o que acreditam ser o correto e por isso comentem erros gravíssimo contra o meio ambiente. Essa reflexão nos leva a pensar como professores em aproveitar o ponto de vista do outro e como trabalhar isso em sala sem perder o papel de orientador.
4 Uma pescaria inesquecível
 Ética é o que torna a sociedade mais unida e organizada sem ninguém tirar proveito da situação. A ética na sociedade está cada vez mais escassa as pessoas pensam apenas nelas mesmas e prejudicam as outra sem nenhum remorso.
Esses valores morais devem ser ensinados em casa e ser trazido para a sociedade, assim como fez o pai do referido texto, seu filho torna se um homem de sucesso sem precisar usar os outros. 
A sociedade só se tornar mais fraterna e igualitária quando a ética for o princípio que norteia cada pessoa.
5 A folha amassada
Na sociedade em que estamos vivendo as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas pelo trabalho pelas cobranças pelo consumismo, que não tem mais paciência, no trânsito perdem a paciência porque há congestionamentos, em casa não tem paciência com filhos e companheiros. Os momentos de explosões demonstram que as pessoas estão desequilibradas mentalmente e sempre acabam agindo sem pensar e nem sequer observam que machucam as pessoas que estão ao seu redor. As consequências dessas explosões podem deixar marcas assim como o papel amassado que não pode ser recuperado totalmente, os sentimentos das pessoas podem ser feridos.
Na sala de aula o professor deve estar preparado para lidar com essas situações. É necessário ter mente preparada para resolver conflitos da melhor maneira possível sem deixar marcas negativas em seus alunos. 
6 A lição dos gansos
Nesse texto os gansos nos dão uma bela lição de trabalho em equipe. E importante ter união no ambiente de trabalho, mesmo que cada um tenha uma opinião ela contribui para que o objetivo seja alcançado. 
Na sala de aula os trabalhos em equipe têm sua importância em apresentar ideias diferente e ensinar que mesmo com as diferenças em equipe e mais fácil chegar há um objetivo. O professor deve propor e dedicar sua vida profissional para repassar os conhecimentos e colaborar com os crescimentos dos alunos e jamais serem autoritário e o dono da verdade.
7 Assembleia na Carpintaria
As ferramentas apresentadas no texto observam apenas os pontos negativos dos outros o interessante é que elas concordam com os defeitos recebidos, muitas pessoas vivem sofrendo porque a sociedade apresenta apenas seus defeitos e aí surgem bullying, depressões, transtornos que não deixam elas enxergarem as qualidades que possuem. As ferramentas precisam de um serrote para dizer que todas possuem qualidade e que sem a união elas são inúteis na construção de um móvel.
Na rotina de um professor e necessário que ele saiba reconhecer os pontos fortes de cada aluno e incentiva-los a reconhecer os dos colegas também favorecendo que o crescimento se estabeleça entre o grupo.
8 Colheres de cabo comprido
Embora todos os profissionais tenham habilidades e competências o trabalho em equipe não deve ser negligenciado, numa escola por exemplo o trabalho começa desde a faxineira que prepara a sala de aula, a cozinheira que prepara o lanche, sem essas equipes a educação não tem êxito. Em uma escola em que a criança não tem o que comer, que estuda de barriga vazia ela não terá o mesmo desenvolvimento educacional das demais. Assim nos pequenos detalhes observamos a necessidade de se trabalhar em equipe cada um contribuindo com suas habilidades.
Reflitamos sobre um jogo de futebol onde cada um jogara individualmente como será o desenvolvimento dessa partida? Ela terá êxito? 
Será apenas um jogo confuso e sem sucesso.
9 Faça parte dos 5%
Refletindo esse texto notamos que não basta saber fazer temos que ser o melhor no que fazemos, isso faz com que sejamos profissionais dedicados e comprometidos em fazer diferença.
Nas diversas atividades exercidas há aquele que querem apenas a sua renumeração, não se importando se está gostando ou não, se está fazendo a diferença na vida de alguém.A nossa motivação pode levar quem está ao nosso redor a mudar de atitudes e querer mudar o seu percentual.
O objetivo de qualquer profissional não se baseia apenas no financeiro e uma parte da vida dele dedicada naquela função, a ajudante de cozinha não basta apenas acomodar se em realizar sua função e preciso dedicar trabalhar com amor e entusiasmo, querer ser a cozinheira algum dia. Não é questão de inveja e não se acomodar naquilo que está
Nosso sucesso está em nossas mãos basta quere fazer parte dos 5 %
10 O Homem e o mundo
Mais um texto de grande reflexão nos traz a lição de que o mundo precisa de pessoas mais unidas.
A sociedade moderna deixou de viver em coletividade e passou a viver o individualismo, sem se preocupar com os problemas do mundo preocupando apenas com o que lhe satisfaz. O texto nos alerta que os problemas do mundo têm solução se os seres humanos forem consertados.
As grandes cidades convivem com os problemas das chuvas, enchentes, alagamentos, e a culpa acaba sendo apenas dos governantes, nunca das pessoas que jogam lixos nos bueiros, que fazem queimadas, quem consomem demais. As cidades, ruas e praças só serão melhores quando o ser humano for melhor e mais prudente.
11 Professores reflexivos
Esse texto nos faz analisar a situação de uma pessoa quando chega num lugar desconhecido e precisa de ajuda. As informações podem nos ajudar ou nos confundir.
Na escola por exemplo o professor pode confundir o aluno com informações irrelevantes que não agregará ao seu aprendizado, se este receber apenas conhecimento sem levar em conta a produção do conhecimento. A facilidade e o acesso as informações pode auxiliar o professor para que este seja capaz de produzir conhecimentos.
12 Um Sonho Impossível?
Todas as pessoas na vida sonham com uma vida diferente, as classes baixas têm mais dificuldades em alcançar esses sonhos pois é através dos estudos que eles se consolidam, mas devido as condições financeiras, sociais, familiares a realidade acaba sendo diferente.
Devido à grande desigualdade social muitas crianças são forçadas a evadir das escolas para ajudar no sustento da família, outras abandonam a escola porque não tem apoio dos pais no seu desenvolvimento. Mas para que esse quadro mude ainda há muito o que fazer em prol da educação entre elas se o governo oferecer condições de vida digna para essas famílias seria um passo importante.
Não se pode dizer que a escola não tem uma parcela de culpa, pois ela deve enfatizar a importância da família no acompanhamento do aluno, contribuindo para uma boa frequência na escola.
13 Pipocas da Vida
O mundo está cada vez mais mudado e as oportunidades aparecem o tempo todo para nos aperfeiçoarmos. é preciso arriscar na hora que as oportunidades surgem se sempre ficarmos naquilo em que estamos acostumados a fazer e não abrir as mudanças nunca saberemos do que somos capazes. As vezes é necessário abri mão de um emprego em que estamos acostumados para montar um negócio próprio, as dificuldades viram e nessa hora precisamos estar preparados para passar pelo fogo.
Em relação ao professor ele deve estar sempre aberto ao aprendizado, as mudanças metodológicas de ensino, pois as transformações se fazem necessárias para que haja um ensino eficiente.
14 Bibliografia
Texto: 7.1 Educação? Educações: Aprender com o Índio ............ Pág. 19
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.2 O Fax do Nirso.............................................................. Pág. 23
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do
lobo) .............. Pág. 24 Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.4 Uma pescaria inesquecível ...........................................Pág. 26
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.5 A Folha Amassada .......................................................Pág. 28
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.6 A Lição dos Gansos .....................................................Pág. 29
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.7 Assembleia na Carpintaria ...........................................Pág. 30
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.8 Colheres de Cabo Comprido ....................................... Pág. 31
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.9 Faça parte dos 5% ...................................................... Pág. 32
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.10 O Homem e o Mundo ................................................ Pág. 34
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.11 Professores Reflexivos.............................................. Pág. 35
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.12 Um Sonho Impossível? ............................................ Pág. 37
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.
Texto: 7.13 Pipocas da Vida ....................................................... Pág. 38
Livro Prática de Ensino – Introdução à Docência.

Continue navegando

Outros materiais