Buscar

Avaliação Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Brasileira: do Período Realista à Literatura Contemporânea (LET46)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)
	1.
	A década de 1930 foi marcante na literatura brasileira, pois consolida a renovação do romance no Brasil. Depois da euforia dos primeiros modernistas no sudeste do Brasil, busca-se o equilíbrio que, aos poucos, vai aparecendo nas obras do Modernismo. Dentre eles, está o romance "O Quinze", de Raquel de Queiroz. Com base no exposto, disserte sobre a obra "O Quinze", de Raquel de Queiroz.
	Resposta Esperada:
O romance de Raquel de Queiroz, O Quinze, fala sobre a seca que assolou o Ceará no ano de 1915. Também aborda a questão do coronelismo e dos impulsos passionais. Com base neste enredo, Raquel de Queiroz trata de sua preocupação com a sociedade a partir do comportamento de seus personagens e da aceitação do destino como uma fatalidade. De caráter introspectivo, o romance não ressalta a separação de ricos e de pobres, fazendo com que, ao final, não haja culpados ou inocentes pelas amarguras proporcionadas pela seca.
	2.
	O século XIX é marcado pelo surgimento da teoria evolucionista, bem como do pensamento determinista e positivista, que norteiam a produção literária no Realismo, com temas que analisam a realidade através das observações e das constatações racionais. Nessa perspectiva, disserte sobre a influência dessas doutrinas nos textos literários da época.
	Resposta Esperada:
Darwin fundou o evolucionismo, doutrina científica que afirma a seleção natural e defende a concepção do aperfeiçoamento progressivo das espécies de seres vivos. O Positivismo tem como mentor Augusto Comte, que evoca a ciência como única fonte de produção de verdades, ou seja, a verdade é somente aquilo que poderá ser comprovado através da ciência. O Determinismo é uma doutrina preconizada por Taine, que destaca o homem como produto e reflexo do meio em que vive. Nesse sentido, os autores literários, influenciados por estas teorias, apresentam a realidade com rigor quase científico, sendo imparciais e objetivos no modo de descrever seus personagens e seu contexto social.