Buscar

Plano de aula - Educação física infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIA
	CONTEÚDO E OBJETIVO 
	METODOLOGIA
	RECURSO
	AVALIAÇÃO
	22/08
	Corrida do jacaré, objetivo: estimular a rapidez, esquema corporal e força dos alunos. 
	Demarcar um local de partida e de chegada, a brincadeira de agilidade consiste em: colocar os alunos na linha de partida, deitados no chão como se fossem jacarés, no local de chegada estará localizada três bolas. Ao sinal, os alunos deverão se movimentar até a bola, andando de quatro como jacaré, os três primeiros que chegarem pegarão uma bola e voltarão. Os três alunos que pegarem a bola irão repetir a brincadeira, porém apenas uma bola estará na linha de chegada. Será o vencedor o que conseguir pegar a bola e voltar para a linha de partida. A aula será dívida em: alongamento, corrida na quadra como aquecimento, corrida do jacaré e brincadeira de volta à calma. 
	3 bolas
	Avaliar a agilidade e rapidez de cada aluno, assim como a participação de cada um. 
	29/08
	Brincadeira: cabra cega. 
Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento de noções de consciência corporal e orientação espaço – temporal, além de trabalhar a agilidade e atenção e respeito as regras. 
	A brincadeira consiste em: escolher uma criança para ser a cobra cega este ficará com os olhos vendados, este aluno ficara no meio da quadra e terá que dá cinco voltas em torno de si. Enquanto isso o restante dos jogadores correm pelo pátio, procurando um local para se esconder, quando o jogador vendado para de girar, ele grita: Pare, e todos jogadores deve ficar exatamente onde estão, a cabra cega deve começar a procurar pelos outros que deverá chamar atenção do pegador com a voz. A aula será dívida em: alongamento, aquecimento em forma de corrida, brincadeira cabra cega e exercício de volta à calma. 
	Venda para os olhos.
	Avaliar o desempenho de cada aluno, assim como sua participação na aula, analisando seu comportamento mediante as regras da brincadeira. 
	05/09
	Esquivar-se da bola, com a intenção de: desenvolver a coordenação, agilidade e atenção, como também trabalhar a forma de arremesso da bola. 
	A brincadeira de agilidade consiste em: organizar as crianças em círculo e escolher um aluno para ficar no centro do círculo, entregar uma bola para uma criança que esta na roda, ao sinal do professor a criança arremessa a bola tentando acertar a criança que está no centro, este deve evitar ser tocado pela bola mudando a posição do corpo (deitar, rolar, agachar, saltar, etc.), a criança que apanhar a bola deve fazer o mesmo e assim sucessivamente, aquele que acertar deve trocar de lugar com a criança do centro. A aula será divida em: Alongamento lúdico, aquecimento em forma de corrida, brincadeira e exercício de relaxamento. 
	1 bola 
	Avaliar a agilidade dos alunos em esquivar da bola, assim como sua noção de espaço e força. 
	12/09
	Circuito psicomotor com a finalidade de desenvolver nos alunos capacidades básicas de equilíbrio, saltos, força física, como também aprimorar a coordenação motora de cada aluno, por fim estimular a imaginação
	A atividade psicomotora ocorrera da seguinte forma: pulo: Será utilizado cinco bambolês eles estarão organizados em formatos de amarelinha, as crianças poderão pular colocando um pé em cada bambolê. Equilíbrio: utilizar duas cordas que serão colocadas no chão realizando um movimento de curva, as crianças andarão por cima da corda fazendo o máximo para não desequilibrar e tirar o pé da corda. Salto: amarrar as pontas de uma corda, uma em cada pilastra, aonde os alunos terão que saltar sem encostar o pé na corda Rastejar: usar como recurso quatro cadeiras, os alunos terão que rastejar por baixo delas até chegar a outra ponta, reforçar com os alunos que eles terão que usar os braços para puxar o restante do corpo. Zigue-zague: os cones estarão posicionados em fileiras, aonde os alunos terão que passar entre eles de costas aumentando a dificuldade da atividade. Zona segura: colocar uma lona no chão e após os alunos passar por todos os obstáculos eles ficarão sentados esperando o restante da turma. Antes do início da atividade realizar um alongamento de forma lúdica, a explicação ocorrera verbalmente e após pedir que um aluno explique na pratica o circuito. 
	5 bambolês, 3 cordas, 4 cadeiras, 5 cones e 1 lona
	Avaliar o desempenho e participação de cada aluno, analisando a principal dificuldade de cada um. 
	19/09
	Corrida das bolinhas com o objetivo de: estimular a rapidez e raciocínio, além de desenvolver a coordenação motora e a noção de espaço do aluno.
	Organização do material: Um bambolê em cada lado da quadra, dentro de cada um estará as cincos bolinhas de cada cor, em volta dos bambolês estará 5 cones contornando todo o bambolê. A atividade de psicomotricidade consiste em: dividir os alunos em duas equipes, ao sinal do professor um aluno de cada equipe deverá correr até o círculo(bambolê) e colocar uma a uma as bolinhas no cone, eles terão que voltar bater a mão no seu colega e ir até o final da fila. Seu colega irá realizar o contrário, pegara as bolinhas que está em cima do cone e devolver para dentro do bambolê e assim sucessivamente, a equipe que terminar primeiro vence a competição. A aula será divida em: aquecimento, explicação teórica e pratica da atividade e por fim uma brincadeira para acalmar os alunos. 
	10 cones, 2 bambolês, 5 bolinhas amarelas e 5 bolinhas verdes. 
	Avaliar como os alunos se comportam em atividades de equipe, além de avaliar seu desempenho na atividade. 
	26/09
	Brincadeira: bola no seu reino
Objetivo: Trabalhar e desenvolver o esquema corporal, estimular a rapidez de reação, atenção, percepção visual e estruturação espacial, além favorecer o aprendizado de ganhar e perder.
	Organizar a quadra em: Quatro bambolês posicionados formando um quadrado, um bambolê ao centro com as cinco bolas dentro. A brincadeira de competição consiste em: Quatro alunos estarão ocupando um bambolê em cada ponto, ao sinal do professor os alunos precisam correr e levar a bola pro seu campo(bambolê), entretanto eles precisam tomar cuidado pois o adversário pode roubar a bola e vice-versa. Ganha aquele que conseguir ficar com um maior número de bolas mais tempo. A explicação ocorrera verbalmente e em seguida será escolhido quatro alunos para demonstração da pratica, realizar um aquecimento antes da atividade e uma outra brincadeira para que os alunos voltem mais calmos para a sala de aula.
	4 jogadores, 5 bolas e 5 bambolês. 
	Avaliar a rapidez de raciocínio de cada aluno, como também a sua reação ao ganhar ou perder uma partida. 
	03/10
	Circuito de habilidades motoras, com o objetivo de desenvolver as habilidades motoras básicas, fortalecer a musculatura dos alunos, como também trabalhar a noção de força.
	Atividades de habilidade motoras dividas em estações, salto: colocar os bambolês em fileira um atrás do outro. O aluno deve segurar uma bola e pular para dentro dos bambolês sem deixar a bola cair, para fortalecer a musculatura dos membros inferiores os alunos após o pulo deve realizar um agachamento. Zigue-zague: Organizar os cones um do lado do outro deixando um pequeno espaço entre eles, os alunos deverão andar entre os cones sem encostar no mesmo. Boliche: Colocar os pinos um do lado do outro, a bola que os alunos estavam segurando desde o início do circuito servira agora para derrubar os pinos. Fazer um aquecimento com os alunos de forma lúdica antes de iniciar o circuito a explicação da atividade ocorrera verbalmente e demonstração na pratica.
	5 cones, 1 bola, 5 bambolês e 3 pinos de boliche.
	Avaliar a participação e o empenho dos alunos na aula, além de identificar a dificuldade de cada criança.
	10/10
	Os ovos do pássaro, com o intuito de desenvolver a coordenação visomotora, rapidez de reação, atenção e agilidade 
	Preparação da atividade: Posicionar um bambolê em cada lado da quadra, dentro de cada um estarão 10 bolinhas, dividir a sala em dois grupos. A brincadeira de velocidade consiste em: um aluno ficara dentro do círculo(bambolê), ele terá como objetivo protegeros ovos(bolinhas) dos demais alunos que estão fora do círculo, quem for pego ficara de fora esperando a brincadeira recomeçar e quem pegar o maior número de ovos é o próximo protetor. A aula será dividida em: Alongamento, explicação teórica, demonstração pratica e brincadeira final para tranquilizar os alunos. 
	2 bambolês e 20 bolinhas coloridas.
	Avaliar a participação de cada aluno, assim como a agilidade de cada criança. 
	24/10
	Introdução ao atletismo com o objetivo de: vivenciar a pratica da atividade física, desenvolver movimentos que requeiram coordenação motora, manipulação, deslocar de diferentes maneiras e agilidade. 
	Dividir a sala em dois grupos, realizar uma gincana com os alunos com as seguintes atividades: corrida do equilibrista: corre um representante de cada equipe até o ponto de chegada, o objetivo é correr com o livro na cabeça, se o livro cair antes de chegar na linha de chegada o representante volta para o início e entrega o livro para outro da equipe até conseguir um vencedor. Corrida do siri: os alunos ficarão em fila na linha de partida, um participante de cada equipe irá correr lateralmente até a linha de chegada, ganha a equipe que chegar primeiro. Corrida de velocidade: Os alunos ficarão em organizados novamente em fila e um de cada vez irá correr até a linha de chegada, o objetivo é realizar o percurso em um menor tempo. Corrida de barreiras: Nessa parte da gincana será necessário duas raias para cada equipe, um espaço com barreira e o outro sem, um aluno de cada vez irá correr pelo espaço com barreira e voltar correndo pelo espaço livre, o aluno irá chegar tocar com a mão esquerda o colega da equipe que vai esta na fila, ele ira fazer o mesma atividade. Após o termino da gincana: Realizar uma atividade de relaxamento com os alunos, o alongamento deverá ser feito no inicio e no final da aula. 
	2 livros, cones para demarcar o local de partida e de chegada e para fazer as barreiras. (As barreiras poderão ser feitas com material reciclado – garrafa pet e cano) 
	Avaliar a participação de cada aluno, assim como sua velocidade, agilidade e atenção.
	31/10
	Corrida do relógio, com o objetivo de: trabalhar a agilidade, atenção e velocidade dos alunos, assim como o respeito as regras do jogo, além da noção de ganhar e perder. 
	Organização do material: O bambolê ficara no centro da quadra com a bola dentro, ficara um cone de cada lado do bambolê (marcando o 3 e 9 do relógio), divida a turma em dois grupos, cada grupo deverá ficar sentados à frente e atrás do bambolê (marcando o 12 e 6). A brincadeira consiste em: um aluno de cada equipe irá se levantar e ira correr no sentido horário ou anti-horário (o professor irá dizer), após a criança realizar a volta completa no relógio e chegar no ponto inicial (final da fila do seu grupo), os alunos deverão ficar sentados e a criança que estava correndo tem que passar sobre os alunos e tentar pegar a bola que está dentro do bambolê. Quem alcançar a bola primeiro marca ponto para sua equipe. Variação da brincadeira: Realizar outra rodada da mesma brincadeira, porém o aluno deverá passar por baixo da perna dos alunos que estão na fila. A aula consiste em: Alongamento, aquecimento, corrida do relógio, atividade de relaxamento. 
	2 cones, 1 bambolê e uma bola.
	Avaliar a participação e desempenho de cada aluno.

Continue navegando