Buscar

Plano de aula Arte Africana


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANO DE AULA
		DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
	Série: 
	Turmas: “A/B/C/D” 
	Escola: 
Professora: 
	Disciplina: Arte
	Data: 
	Duração/Aula: 2 aulas
	III – OBJETIVOS: 
- Contextualizar a representação da figura humana na história , como também conhecer o folclore e suas manifestações artísticas.
- Possibilitar que o aluno se expresse através do desenho, música, do teatro, da escultura,da arquitetura, da dança e da pintura.
- Valorizar a cultura dos povos africanos na sua essência;
- Localizar em mapas o caminho geográfico, feito da África para o Brasil;
- Destacar as contribuições dos povos afro para a economia brasileira;
- Identificar no mapa-mundi a localização do continente Africano.
	IV – CONTEÚDO: Arte Africana.
	V – METODOLOGIA: Aula expositiva dialogada e interdisciplinaridade com Libras. Aos alunos com necssidades educacionais especiais: Será ofertado aos alunos com necessidades educacionais especiais linguagem simplificada sobre o tema e atividades adaptadas conforme as necessidades de casa um.
	VI – RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro-negro, giz, imagens e vídeos na TV pendrive.
	VII – AVALIAÇÃO: A avaliação será continuada e diagnóstica, utilizando de vários métodos avaliativos, como por exemplo: realizar leitura compreensiva do texto, considerando a construção de significados possíveis e a sua condição de produção; participação dos alunos nas realizações e correções das atividades e dos exercícios; argumentar a respeito do que leu;
	VIII – BIBLIOGRAFIA:
COLL,TEBEROSKY. César, Ana. Aprendendo arte. São Paulo: Ática, 2004.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Editora Scipcione. 2007.
TIRAPELI, Percival. Arte indígena: do pré colonial à contemporânea. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de janeiro: Civilização. 
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do teatro. Campinas, SP. Papirus, 2001. 
BENNET, Roy. Uma breve história da música. Jorge Zahar Ed. 1996.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PARANÁ Secretaria do Estado da Educação, Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
PARANÁ Secretaria do Estado da Educação, Departamento de Educação Básica. Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Curitiba: SEED, 2012.
RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Arte Africana. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm>.
ARTE AFRICANA
	A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira.
Pintura decorativa
	A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. Seus motivos, muito variados, vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de cenas de caça e guerra. Serve também para o acabamento das máscaras e para os adornos corporais.		A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura.		A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos).
Pintura Corporal
	Dentre as pintura corporais, aqui são citadas as composições elaboradas pelos membros das tribos Surma e Mursi, localizadas no vale leste da África Omo. São coloridas de amarelos, brancos e vermelho terra, misturadas com gravetos, palhas, flores exóticas e folhas. Para os membros destas tribos, uma folha, uma flor, ou raiz, são facilmente transformadas em acessórios e depois enaltecida com as pinturas corporais, que são feitas de pigmentos extraídos de pedras em pó, plantas, frutos e barro.
Máscaras
	As máscaras são as formas mais conhecidas da arte africana. Representa a soma de elementos simbólicos e místicos, usadas em rituais e funerais. Os africanos acreditam no poder da absorção das forças mágicas dos espíritos, obtendo a cura de doentes, entre outras coisas.		As máscaras são criadas a partir do barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. São confeccionadas em segredo na selva, para conseguir o estabelecimento da purificação e da ligação com a entidade sagrada. 
	As máscaras e cabeças da África Ocidental são obras-primas da arte negra e exibem uma enorme variedade criativa. O contraste entre as máscaras simbólica e formal e a famosa escultura de Ife, talvez se deva às influências mediterrâneas.
EXERCÍCIOS
1) O que vem a ser a África?
2) Como a arte africana chegou ao Brasil?
3) O que as máscaras representam na arte africana?
4) No que os africanos acreditam quando se trata de máscaras?
5) Como as máscaras são criadas?
6) Como as máscaras são confeccionadas?
7) Em que a pintura é empregada?
8) Qual a mais importante manifestação da arte africana?
9) Qual é um dos materiais mais preferidos da arte africana?
10) Como são as pinturas corporais das tribos Surma e Mursi, localizadas no Vale Leste da África?
11- Pinte o desenho abaixo:
12- Identifique as heranças culturais negras abaixo:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando