Apol 1 e 2 psicomotricidade NOTA 100
10 pág.

Apol 1 e 2 psicomotricidade NOTA 100


DisciplinaPsicomotricidade3.707 materiais13.327 seguidores
Pré-visualização3 páginas
APOL 1 e 2 PSICOMOTRICIDADE _ NOTA 100
Questão 1/5 - Psicomotricidade
Leia o trecho de texto a seguir:
"A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. p. 1.
Considerando o trecho de anterior, retirado da Lei de Diretrizes e Bases a seguir: e os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade sobre a essência da educação, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que contém a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A educação é discutida na Lei de Diretrizes e Bases, restringindo-se a responsabilidade dos processos formativos exclusivamente ao Estado.
	
	B
	A educação, em sua essência, é a formação do homem pela sociedade, na qual todos educam a todos permanentemente.
Você acertou!
"A educação, em sua essência, é a formação do homem pela sociedade, na qual todos educam a todos permanentemente\u201d. (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p.11).
	
	C
	Os processos formativos são parte integrante dos movimentos sociais, os quais são coluna dorsal da educação humana.
	
	D
	A essência da educação articula-se com a qualidade formativa auferida pela família matriz educativa, primária e central.
	
	E
	A educação, em sua essência, consiste na formação do ser humano pelas instituições escolares e de pesquisa, restritamente.
Questão 2/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"Os conceitos de corporeidade, corpo-sujeito e consciência corporal são abordados e trazem também contribuições para o entendimento do ser humano enquanto corpo situado num contexto histórico e para a compreensão de suas diversas maneiras de se movimentar e atuar no mundo em que vive".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. O corpo humano: objeto de intervenções e sujeito da existência. In: Estudos de Psicologia.  2008, 13(2). p. 185.
Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade alguns pensadores influenciaram a compreensão do conceito de movimento. Sendo assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Aristóteles defendia que o corpo era desconectado dos desejos da alma.
	
	B
	Descartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
Você acertou!
\u201cDescartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência\u201d. (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p.56).
	
	C
	Descartes deixou à parte de seus estudos a questão do conceito de movimento humano.
	
	D
	Descartes defendia que o conceito de movimento excluía a relação com as vontades da consciência.
	
	E
	Platão formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
Questão 3/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"A educação deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados a civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro.".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - 4.ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC UNESCO, 2000.p. 89.
O livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade trata das quatro os pilares da educação estabelecidos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos pilares apresentados a seguir:
1. Aprender a conhecer.
2. Aprender a fazer.
3. Aprender a viver juntos.
4. Aprender a ser.
(     ) É o maior desafio da educação nos dias de hoje.
(     ) Deve contribuir para o desenvolvimento total do ser humano.
(     ) O ser humano precisa conhecer primeiro a si próprio e depois gradativamente o mundo que o cerca.
(     ) É a capacidade de transformar e inovar o conhecimento adquirido.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 1 - 3 - 4
	
	B
	1 - 4 - 3 - 2
	
	C
	2 - 3 - 4 - 1
	
	D
	3 - 2 - 1 - 4
	
	E
	3 - 4 - 1 - 2
Você acertou!
A sequência correta é 3 - 4 - 1 - 2. \u201cAprender a conhecer - Trata-se do pilar de sustentação. O homem precisa conhecer primeiro a si próprio depois gradativamente o mundo que o cerca para que possa viver com dignidade e prazer [...]o aprender a fazer vai além do simples ou preparar alguém para uma tarefa predeterminada rotineira; aprender a fazer hoje no limiar do terceiro milênio acentua a capacidade de transformar e inovar o conhecimento adquirido. [...]. Aprender a viver com os outros \u2013 esse é o maior desa?o da educação hoje. [...]. Aprender a ser - É um dos pontos fundamentais. \u2018A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa \u2013 espírito e corpo inteligência sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade\u2019 [...]\u201d. (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p. 14-16).
Questão 4/5 - Psicomotricidade
Leia o trecho de texto a seguir:
"Na descoberta minuciosa das relações entre os nossos atos e o que acontece em conseqüência deles, surge o elemento intelectual que não se manifestará nas experiências de tentativa e erro. [...] a mudança é tão significativa que podemos chamar reflexiva esta espécie de experiência \u2013 isto é, reflexiva por excelência".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Nacional, 1959. p.159.
Conforme os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade sobre uma visão integral da educação, o trabalho desenvolvido pela Universidade da Paz (Unipaz) pressupõe três dimensões. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das dimensões a seguir:
1. Ecologia individual.
2. Ecologia social.
3. Ecologia planetária.
(     ) A paz com a natureza.
(     ) A  paz com os outros.
(     ) A  paz consigo mesmo.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 1 - 3
	
	B
	1 - 3 - 2
	
	C
	3 - 2 - 1
Você acertou!
A sequência correta é 3 - 2 - 1. " 1. \u201c[...] ecologia individual \u2013 a paz consigo mesmo (início de tudo \u2013 corpo, mente, espírito integrados); ecologia social \u2013 a paz com os outros (relações humanas qualitativas como crescimento compartilhado); ecologia planetária \u2013 a paz com a natureza (entender a ideia de \u2018reciclar a vida\u2019 em todos os sentidos)\u201d. (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p. 44).
	
	D
	3 - 1 - 2
	
	E
	1 - 2 - 3
Questão 5/5 - Psicomotricidade
Considere a seguinte citação:
"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência [...] ".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.p. 39.
Conforme apresentado no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, o ser humano organiza suas ações em quatro planos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos planos apresentados a seguir:
1. Plano físico.
2. Plano emocional.
3. Plano mental.
4. Plano espiritual.
(   ) É o plano que trata da