Buscar

fichamento CID 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicopatologia Especial
Laryssa Sousa Ramos - RA: C779GC-9
Fichamento: CID 10 - Esquizofrenia, Transtornos de Humor e Transtornos neuróticos relacionados ao estresse
ESQUIZOFRENIA
Definição: é um transtorno caracterizado por distorções sensorial e do pensamento e por afeto inadequado. Ou seja, é um distúrbio que impede a pessoa de pensar, agir e sentir de forma adequada e com clareza. Alguns sintomas são: sensação de roubo de seus pensamentos, vozes alucinatórias comentando ou induzindo os seus comportamentos, discurso incoerente, entre outros.
Tipos de Esquizofrenias: 
Paranóide: é o tipo mais comum. Acarreta delírios relativamente estáveis com frequência paranoides, acompanhados por alucinações em suma maioria auditivas e pertubação do afeto e discurso.
Hebefrênica: aqui, as mudanças afetivas são proeminentes, os delírios e as alucinações fragmentários e o comportamentos irresponsável e imprevisível. Os maneirismos são comuns. O pensamento e o discurso são desorganizados e incoerentes. Geralmente apresentam comportamentos solitários e vazios.
Catatônica: pode incluir períodos em que o indivíduo se move muito pouco e não responde às instruções. No outro extremo, causa o indivíduo poder demonstrar atividade motora que é considerada “excessiva” e “peculiar”, como a ecolalia (sons mimetizadores) ou a ecopraxia (movimentos simuladores). Isso é chamado de excitação catatônica.
Depressão pós-esquizofrênica: é um episódio prolongado de depressão que pode acarretar em um caso esquizofrênico. Nesses casos, o risco de suícidio é maior.
Residual: é um episódio crônico da esquizofrenia. 
Simples: é um episódio mais sutil da esquizofrenia, onde os sintomas alucinatórios e delirantes são escassos. Os sintomas predominantes são: mudanças de comportamento, retraimento social e perda de interesse. 
TRANSTORNOS DE HUMOR
Definição: é um distúrbio no afeto e no humor que causam alterações no indivíduo. 
Tipos de Transtornos de Humor:
Maníaco: é um humor elevado tanto na velocidade quanto na quantidade das produções físicas e mentais que possui três subdivisões, sendo elas: Hipomania (grau leve), mania sem sintomas psicóticos e mania com sintomas psicóticos.
Bipolar: episódios repetidos de alterações no humor que oscila entre quadros maníacos e depressivos. Os episódios maníacos duram entre 2 semanas até 4/5 meses, já os depressivos podem durar até 6 meses.
Depressivo: diz respeito ao humor deprimido, com a falta de energia, força e interesse, levando a fadiga e, consequentemente, a diminuição de suas atividades.
TRANSTORNOS NEURÓTICOS RELACIONADOS AO ESTRESSE E SOMATOFORMES
Definição: grupo de transtornos nos quais uma ansiedade é desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações nitidamente determinadas que não apresentam atualmente nenhum perigo real. 
Tipos: 
Agorafobia: grupo relativamente bem definido de fobias relativas ao medo de deixar seu domicílio, medo de lojas, de multidões e de locais públicos, ou medo de viajar sozinho em trem, ônibus ou avião. A presença de um transtorno de pânico é freqüente no curso dos episódios atuais ou anteriores de agorafobia. Entre as características associadas, acham-se freqüentemente sintomas depressivos ou obsessivos, assim como fobias sociais. As condutas de evitação comumente são proeminentes na sintomatologia e certos agorafóbicos manifestam pouca ansiedade dado que chegam a evitar as situações geradoras de fobia.
Fobias sociais: medo de ser exposto à observação atenta de outrem e que leva a evitar situações sociais. As fobias sociais graves se acompanham habitualmente de uma perda da auto-estima e de um medo de ser criticado. As fobias sociais podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido que uma ou outra destas manifestações secundárias constitui seu problema primário. Os sintomas podem evoluir para um ataque de pânico.
Fobias específicas (isoladas): fobias limitadas a situação altamente específicas tais como a proximidade de determinados animais, locais elevados, trovões, escuridão, viagens de avião, espaços fechados, utilização de banheiros públicos, ingestão de determinados alimentos, cuidados odontológicos, ver sangue ou ferimentos. Ainda que a situação desencadeante seja inofensiva, o contato com ela pode desencadear um estado de pânico como na agorafobia ou fobia social.
Transtorno fóbico-ansioso não especificado: estado fóbico SOE. 
Outros transtornos ansiosos: Transtornos caracterizados essencialmente pela presença da manifestações ansiosas que não são desencadeadas exclusivamente pela exposição a uma situação determinada. Podem se acompanhar de sintomas depressivos ou obsessivos, assim como de certas manifestações que traduzem uma ansiedade fóbica, desde que estas manifestações sejam, contudo, claramente secundárias ou pouco graves.
Transtorno de pânico [ansiedade paroxística episódica]: A característica essencial deste transtorno são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis. Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrrealização). Existe, além disso, freqüentemente um medo secundário de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco. 
Ansiedade generalizada: ansiedade generalizada e persistente que não ocorre exclusivamente nem mesmo de modo preferencial numa situação determinada (a ansiedade é “flutuante”). Os sintomas essenciais são variáveis, mas compreendem nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico. Medos de que o paciente ou um de seus próximos irá brevemente ficar doente ou sofrer um acidente são freqüentemente expressos. Estado de neurose. Reação de angústia.
Transtorno misto ansioso e depressivo: esta categoria deve ser utilizada quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado.

Continue navegando