Buscar

a importância do marketing

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MARKETING NAS EMPRESAS.
ANA CELINA DO CARMO CAMILO
FELIPE MATOS GUIMARÃES
GRACILENE APARECIDA DE BARROS
SILMARA PEREIRA COELHO
As organizações cada vez mais precisam conhecer as necessidades dos clientes para desenvolver sua capacidade produtiva.
Conceito de Pesquisa 
de
A pesquisa de marketing corresponde a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa.
A pesquisa de marketing é a função que conecta o consumidor ou cliente e o público ao profissional mercadológico por intermédio de suas informações .
A pesquisa de marketing sempre fará parte do sistema informação da empresa.
Ela visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar os executivos na solução de problemas.
Para fundamentar os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre com as matérias curriculares que o compõe, fora feita uma entrevista tomando como analise duas empresas uma no ramo de serviços e a outra no seguimento de comercio. 
PRIMEIRO CASO
“CAMILO DIESEL ME”
A CAMILO DIESEL ME, é uma microempresa no ramo de manutenção, conservação e reparos de veículos de motores Diesel de grande porte.
A CAMILO DIESEL ME, POSSUI 
UMA LOCALIZAÇÃO 
ESTRATÉGICA DESDE SUA FUNDAÇÃO
R. Rio Solimões, 596 - Novo Riacho, 
Contagem - Minas Gerais
Situada a mais de 25 anos na cidade de Contagem- MG, se mantem orgulhosamente por ser referencia em manutenção de diversos tipos de motores Diesel. 
Realiza manutenção em motores atuais como também em veículos com mais de 35 anos, que graças a seus serviços se mantêm em plena atividade nas estradas e rodovias de todo o Brasil.
MARCAS QUE A CAMILO DIESEL 
FAZ MANUTENÇÃO:
MODELOS DE CAMINHÕES E EQUIPAMENTOS DIESEL:
CAMILO DIESEL ME, matem um banco de dados com cadastro de seus clientes para um posterior contato com o mesmo referente a manutenção de algum veiculo que se encontra em suas dependências para reparo.
A empresa neste primeiro caso não realiza pesquisas para identificar a satisfação dos clientes. 
Os controles bancários da organização são feitos por seu próprio gestor. 
Problemas enfrentados pela empresa CAMILO DIESEL ME
Carga tributária sobre o produto final
Falta de capital de giro; inadimplência.
Dificuldade de planejamento a longo prazo. 
Mão de obra disponível não especializada.
CURIOSIDADES DA CAMILO DISEL ME
MOTOR FORA DE ESTRADA
SCANIA FORA DE ESTRDA
EXEMPLO DE TEXTE DE MOTOR ANTES DE 
SER ACOPLADO AO CAMINHÃO
ALGUMAS PARTES DE UM MOTOR DIESEL
SEGUNDO CASO
“DISTRIBUIDORA JHF LTDA”
A DISTRIBUIDORA JHF LTDA, situada na cidade de Ibirité na região metropolitana de Belo Horizonte, tem pouco mais de um ano fundada em março de 2012.
A empresa atua na área de licitação de diversos tipos de materiais, exceto medicamentos e alimentos, e possui uma loja para venda de materiais para escritórios.
Tendo como entrevistado o senhor Vicente Guimarães de Menezes Júnior, sócio e gerente da mesma.
Obtivemos as seguintes informações:
Para um comércio, o contato pessoal é o cartão de visita da empresa
Para identificar a satisfação dos clientes o boca-a-boca é a forma mais eficiente de propagar o sucesso dos seus produtos e serviços.
As atividades de comunicação que a empresa realiza são, entrega de panfletos, cartão de visitas.
O preço de seus produtos são estipulados de acordo com a compra realizada, ou seja, comprando a vista sempre se consegue descontos.
A Administração de Conflitos é fundamental em uma corporação nos dias atuais. 
Apesar dos entraves, muitos pequenos comerciantes buscam aumentar seu desempenho no mercado através de promoções, bônus-fidelidade e cartões de descontos, apoiando-se em associações e sindicatos da classe.
O ponto de venda deve criar uma relação orgânica com o cliente. O gestor tem que imaginar a sua loja como se fosse fazer um cenário, para que esse cliente se sinta à vontade dentro da sua loja e possa consumir.
A modernização da loja pode ser feita com pouco recurso. Um bom exemplo é melhorar a iluminação do ambiente, dando mais foco no produto. 
O controle bancário da organização é realizado por um dos sócios que acompanha diariamente através de consultas junto ao banco, e por telefone, visto que, a tarifa não é cobrada, pois quando o extrato é impresso há uma cobrança.
Na empresa desse segundo caso sua conta corrente foi aberta na CEF (Caixa Econômica Federal) devido ao pacote de tarifas oferecido.
O gestor conhece as políticas fiscais, monetárias e cambiais que interferem no seu ramo e por se tratar de uma Micro Empresa, aderiram ao Simples Nacional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As organizações cada vez mais precisam conhecer as necessidades dos clientes para desenvolver sua capacidade produtiva, ampliando seu mercado e consequentemente, sua lucratividade. 
A pesquisa de marketing é à entrada de informações para a tomada de decisões, porém, apenas realizar a pesquisa não garante o sucesso, mas sim o uso correto da pesquisa que leva a empresa a conquistas.
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo. Pearson, 2006.

Continue navegando