Buscar

Farmacotecnica Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas ED
1) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (D) O/A, sofreu um processo de coalescência, que poderia ser evitado através da adição de um agente doador de viscosidade e utilização do homogeneizador.
Comentários: É uma emulsão O/A, uma vez que o óleo é a fase interna da emulsão. É possível aumentar a estabilidade, ou seja, diminuir a velocidade de separação de fases aumentando a viscosidade e/ou diminuindo o tamanho da micela. 
2) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B) Emulsão múltipla, A/O/A.
Comentários: A emulsão deve ser múltipla, pois, possibilita que os dois fármacos instáveis fiquem na fase interna. A emulsão A/O/A é a melhor opção para via oral, pois a fase externa é aquosa. 
3) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)9,5.
Comentário: 10+10,5+8=28,5 28,5/3=9,5 EHL da emulsão.
4) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (E) 4,2 g e 5,8 g.
Comentários: |15,4-9,5|= 5,9 álcool oleílico etoxilado 5,3-9,5|=4,2 álcool cetoestearílico etoxilado 4,2+5,9=10,1 10,1->10g 4,2->4,2g 10,1->10g 5,9->5,8g.
5) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B) pomada propriamente dita, curativa, preparada por fusão dos excipientes.
Comentários: É pomada propriamente dita, pois é constituída por excipientes lipossolúveis. É curativa, pois trata um problema/patologia localizada (efeito local). É preparado através do aquecimento dos excipientes até completa fusão.
6) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A) A lipossolubilidade ou hidrossolubilidade do fármaco e excipientes, e tamanho da partícula não influenciam na velocidade de dissolução e a disponibilidade para absorção.
Comentários: Quanto menor o tamanho da partícula mais rápida a dissolução e absorção. Quanto menor a afinidade do fármaco com os excipientes mais fácil será a libertação.
7) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (E) Apenas I.
Comentários: Óvulos são em geral para efeito local, conforme observa-se nas prescrições da tabela. A adesão ao tratamento foi elevada, conforme demonstrado na tabela.
8) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (A) 
Comentários: A pulverização reduz as partículas até que fiquem finas. A tamisação separa as partículas de tamanhos diferentes. A proporção entre ácido salicílico e ácido bórico é maior que 1:5 (1:9), portanto requer diluição geométrica para garantir homogeneidade.
9) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (A) I e II.
Comentários: 5 mg * 10(fator de correção)=50 mg * 30 cápsulas=1500 mg = 1,5 g de massa de diluição que deve ser pesada.
10) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A) Óleo de rícino.
Comentários: Para obtenção de uma solução os fármacos lipossolúveis exigem um veículo também lipossolúvel.
11) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (A) uma solução que deverá ser preparada adicionando-se um ácido para aumentar a ionização.
Comentários: Fármacos que são bases fracas podem ter sua solubilidade aumentada diminuindo-se o pH.
12) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B) uma vez que contém todos os elementos indispensáveis a um xarope dietético: edulcorante, espessante, conservante e água.
Comentários: O xarope dietético requer um doador de viscosidade, uma substância que proporcione dulçor e que tenha baixo valor calórico e conservantes antimicrobianos.
13) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D) Tanto suspensões quanto soluções podem apresentar diferenças na biodisponibilidade quando comparadas às formas farmacêuticas sólidas.
Comentários: Nas soluções o fármaco já está dissolvido, e portanto, apto para absorção. As suspensões requerem dissolução in-vivo. As formas sólidas precisam desintegrar e dissolver antes de serem absorvidas.
14) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D) hipotônica e necessita de 0,002 g de NaCl para se tornar isotônica.
Comentários: E=58,5/1,8*1.8/363,4= 0,16 g de NaCl 1 g de tramadol -> 0,16 g de NaCl 0,1 g -> 0,016 g de NaCl logo 100 ml de água -> 0,9 g de NaCl 2 ml de água -> 0,018 g NaCl (deveria ter na solução) para corrigir a isotonia é só adicionar 0,002 g de NaCl à solução.
15) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (E) agente molhante, agente suspensor, suspensão, agente floculante.
Comentários: O agente molhante diminui a tensão interfacial entre o sólido e o líquido evitando a flutuação das partículas. O agente suspensor proporciona viscosidade e retarda a sedimentação. O agente floculante favorece a formação de sedimento facilmente dispersável. Como o fármaco é insolúvel a forma farmacêutica deve ser uma suspensão.
16) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C) Suspensão, edulcorante, aromatizante, conservante e agente suspensor.
Comentários: A suspensão é a forma farmacêutica líquida para fármacos insolúveis. Edulcorantes proporcionam sabor doce, aromatizantes proporcionam odor agradável, conservantes previnem contaminação. O agente suspensor favorece a administração da dose correta.
17) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B) Levigação.
Comentários: Na técnica de levigação pós insolúveis são pulverizados com um liquido (agente levigante) no qual continuam sendo insolúveis mas, reduz a tensão interfacial permitindo homogeneidade. O agente pode ser a base fundida.
18) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B) Pasta.
Comentários: Preparação com no mínimo 25% de pós insolúveis, e esta tem 60%.
19) O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D) Caso se substitua a mistura de PEG por manteiga de cacau a biodisponibilidade será maior.
Comentários: Como a azitromicina é um fármaco lipossolúvel o uso de manteiga de cacau (excipiente lipossolúvel) possivelmente irá retardar sua liberação pro meio, fazendo com que a absorção seja mais lenta do que com o uso de PEG.
20) O aluno respondeu e acertou. Alternativa (E) Nenhuma está correta.
Comentários: Operações preliminares são aplicáveis apenas para drogas vegetais. Tamisação separa partículas de tamanhos distintos. Moinhos realizam pulverização. Cada pó deve ser pulverizado separadamente, afim de garantir uniformidade no tamanho das partículas.

Continue navegando