Buscar

Contextualizada Metodologia da Lingua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNG – Universidade de Guarulhos
Pedagogia
Metodologia da Língua Portuguesa
Professor: Renata Maria Barros Lessa de Andrade
Tutor: Mariana Araújo
Ana Paula Freitas Santana
Você estudou nessa unidade sobre gêneros acadêmicos, correto? Então produza um texto, citando alguns deles. Discorra sobre os mesmos, mencionando características, aplicabilidades, assim como exemplificando.
Alguns gêneros acadêmicos, podem nos causar uma certa confusão ao diferencia-los, como por exemplo: o resumo, a resenha, a sintese e o fichamento, seja ele um livro, filme ou documento. Tenho a impressão de serem interligados, porém cada um tem sua finalidade e caracteristicas próprias, portanto, saber usa-los para desenvolver um texto é fundamental. 
O Resumo, consiste em sintetizar as idéias principais, objetivando o conteúdo a ser apresentado, de forma: relevante, em poucas palavras, funcional, sem ter a necessidade de consultar a obra original. Dando ao leitor a possibilidade de julgar antecipadamente, se o assunto é relevante ou não.
A Resenha, consiste em resumir e criticar a obra. Divide-se em três tipos, a crítica que fixa os pontos principais e mais relevantes de uma obra, apontando pontos negativos ou positivos. A temática que faz a análise geral de uma compilação de obras com a mesma temática. E a resenha-resumo que apenas resume o conteúdo sem qualquer critica ou julgamento de valor.
A Sintese, foca na idéia principal do autor da obra, dispensa tudo o que não for relevante. A linguagem usada é textual, utiliza o conteúdo original, se faz necessário que o texto esteja na terceira pessoa do singular.
O Fichamento, produz resumos e resenhas, as fichas de consulta são caracterizadas por produções de textos, com a finalidade de registrar e armazenar dados de livros e documentos para eventuais consultas. 
Existem três tipos de fichamento: o fichamento de conteúdo, onde se deve destacar a idéia principal do autor por meio da obra original. O fichamento bibliográfico, que demanda análise da obra de forma descritiva, destacando as idéias central do autor e, por fim, o fichamento de citações, seu foco é registrar todas as citações contidas na obra de forma transcrita e original, usando aspas, este jamais deve ser modificado.

Continue navegando