Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA 2 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEN HUMANA - PARTE 1

Prévia do material em texto

Teoria de Vygotsky
Lev Vygotsky (1896 a 1934), psicólogo bielo-russo, considerado teórico da abordagem da psicologia sócio histórica por afirmar que os homens estão situados no tempo e espaço, e inseridos num contexto histórico que abrange o social, econômico, cultural e político. 
O desenvolvimento humano só acontece pelas interações que cada um estabelece em determinado ambiente (experiência pessoalmente significativa): mundo homem objeto. Este desenvolvimento é dialético entre o homem e a sociedade, pois o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. 
Desta forma, a aprendizagem do homem só poderá ser compreendida como um processo de formação resultante do contato e da colaboração da sociedade, o que interfere diretamente no desenvolvimento do pensamento e do raciocínio de cada um. 
Segundo Rego (1995), Vygotsky atribuía um valor preponderante às relações sociais no processo de construção do sujeito, assim sendo, a vivência em sociedade é fundamental na formação do humano e o desenvolvimento mental / intelectual é resultado destas aprendizagens das relações com os outros. Daí que sua corrente teórica e seus pensamentos se tenham tornado a sustentação do sócio construtivismo ou sócio-interacionismo. 
Propõe que a aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com os outros. O processo de formação dos conceitos remete às relações entre pensamento e linguagem, para a questão cultural no processo de construção de significados pelo indivíduo.
Ao nascer possuímos apenas as funções psíquicas elementares que por meio da aprendizagem cultural provoca a formação e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores que necessitam da interiorização mediada pela cultura juntamente com seus valores e significados. São estas funções que nos diferenciam dos animais. Entre elas se encontram a consciência e o discernimento.
Todo esse aprendizado não é meramente memorizado, absorvido do meio, passa pela elaboração individual e particular de cada um por meio da linguagem que intermedia o conhecimento e favorece a elaboração e o desenvolvimento individual. É pelo diálogo com o outro e consigo mesmo constantemente que percebemos as possibilidades e distinção do conhecimento de cada um. 
Os fatores importantes da teoria de Vygotsky são: 
• Mediação: o conhecimento é adquirido através da interação com vários interlocutores, numa relação em que todos os envolvidos são ativos; 
• Linguagem: sistema simbólico de significados e significantes dos grupos humanos que favorece o intercâmbio social e o fenômeno do pensamento; 
• Cultura: universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real; 
• Processo de interiorização: que envolve um componente interno e outro externo e que sendo interpessoal se torna intrapessoal. 
A aprendizagem interage com o desenvolvimento, não sendo subordinada ao mesmo como postula Piaget. É como se um alimentasse o outro desencadeando processos internos de desenvolvimento e de novas aprendizagens, o que provoca evolução intelectual, novos constructos cognitivos num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento.
Ao se antecipar o que o sujeito não conhece e ainda não é capaz de fazer sozinho, é possível produzir aberturas de possibilidades, que Vygotsky denominou de zona de desenvolvimento proximal , na qual as interações sociais são fundamentais, estando então os processos de aprendizagem e desenvolvimento, inter-relacionados. 
A zona de desenvolvimento proximal situa-se entre a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento potencial proporcionando o avanço de uma situação inferior para outra de maior conhecimento.
O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização da interação social com materiais fornecidos pela cultura, sendo que o processo se constrói de fora para dentro. 
A atividade do sujeito refere-se ao domínio dos instrumentos de mediação, inclusive a sua transformação por uma atividade mental. O sujeito não é apenas ativo, mas interativo, pois forma conhecimentos e constitui-se a partir de relações intra e interpessoais.
Teoria de Piaget
Suíço, Jean Piaget (1896 a 1980) estudou como nasce / forma o conhecimento (a gênese) e a evolução do conhecimento humano até a adolescência, procurando entender o desenvolvimento das estruturas cognitivas do homem e os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. 
Biólogo e epistemólogo, investigou o processo de construção de conhecimento e a estrutura lógica que estão na base da aprendizagem, sendo que nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico matemático. 
Muitos elementos são importantes neste processo de construção: aspecto cognitivo, moral, social, afetivo, a linguagem até que o indivíduo conquiste a autonomia moral e intelectual. O desenvolvimento das operações mentais no homem é um processo contínuo de trocas entre o sujeito e o meio que amplia simultaneamente seus esquemas mentais de simples para mais complexos. Este desenvolvimento está subordinado a um processo geral de equilíbrio / adaptação (equilibração progressiva), que envolve a assimilação e acomodação que possibilita o sujeito a responder os desafios diários do ambiente.
O eixo central é a interação entre o organismo e o meio, e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio. A adaptação que Piaget define é o próprio desenvolvimento da inteligência, e ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando configurando os estágios de desenvolvimento.
O homem, por ser dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, ou seja, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados. A interação do sujeito com o meio permite a organização dos significados, marcando assim, diferentes estágios de desenvolvimento: 
•Sensório motor (de 0 a 2 anos): evoluem de reflexos para ações prazerosas, é o início da linguagem e a criança conquista a percepção de si mesma e do mundo à sua volta; 
•Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): grande conquista da linguagem e a construção da representação do mundo pelos símbolos, é egocêntrica e moralmente não se coloca no lugar do outro; 
•Operatório concreto (dos 7 aos 11-12 anos): presença da reversibilidade das ações mentais, adquire a lógica nos processos mentais e discrimina objetos por diferenças e similaridades, uso de abstração empírica para a construção da abstração reflexiva; 
•Operatório formal (a partir de 12 anos): o cognitivo avança para a vida adulta, pensamento lógico e dedutivo, raciocina sobre hipóteses.
Você, com certeza já ouviu falar nestes diferentes estágios, assim como, também sabe caracterizar cada um deles. Caso você tenha fragilidade neste conhecimento, recomenda-se que dê uma pausa e busque leituras complementares. Para atuar como psicopedagogo precisará ter uma compreensão mais detalhada a este respeito.
Segundo Goulart (1997), Piaget considera que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como:
• Maturação: crescimento e desenvolvimento biológico dos órgãos;
• Exercitação: funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos;
• Aprendizagem social: aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais;
• Equilibração: processo de autorregulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio, após cada desequilíbrio sofrido.
O indivíduo aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo.
Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade. Embora o foco de Piaget não tenha sido o educacional, suas ideias contribuíram para a compreensão de como a criança constrói o conhecimento. São elas:
• O objetivo de ensino deve se centrarna criança e nas atividades da mesma;
• A criança não deve aprender por repetição, mas por descobertas;
• A aprendizagem é um processo construído internamente, depende do nível de desenvolvimento do sujeito e é um processo de reorganização cognitiva;
• Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem;
• A interação social favorece a aprendizagem;
• As experiências de aprendizagem devem privilegiar a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vistas na busca conjunta do conhecimento e soluções;
• O princípio de autonomia se desenvolve juntamente com o processo de desenvolvimento da autoconsciência.

Continue navegando