Buscar

PASSEI DIRETO

Prévia do material em texto

Disc.: 
	Aluno(a): JJ.CABELUDO
	
	Acertos: 7,0 de 10,0
	07/10/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201501223376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Havendo conflito de leis abrangendo relação de consumo:
		
	
	deverá prevalecer a lei que for mais específica.
	 
	deverá prevalecer o Código de Defesa do Consumidor
	
	deverá ser aplicado o Código Civil porque regula relações de direito privado.
	
	deverá ser afastado o Código de Defesa do Consumidor.
	Respondido em 07/10/2019 05:26:38
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504112750)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conceituando o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é um ordenamento jurídico, um conjunto de normas que visam a proteção e defesa aos direitos do consumidor, assim como disciplinar as relações de consumo entre fornecedores e consumidores finais e as responsabilidades que tem esses fornecedores (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades. Indaga-se: Em setembro de 1990 foi publicada a Lei 8.078 (CDC), cujo objetivo:
		
	
	é implantar uma Política Nacional de direito e garantia fundamental, conforme determina o art. 4° do CDC e os instrumentos para colocar essa Política Nacional em prática estão mencionados no art. 5° do mesmo diploma legal.
	
	é implantar uma Política Nacional econômica, com o objetivo de organizar e promover uma política para os consumidores.
	 
	é implantar uma Política Nacional de Consumo, conforme determina o art. 4° do CDC e os instrumentos para colocar essa Política Nacional em prática estão mencionados no art. 5° do mesmo diploma legal.
	
	é implantar uma Política Nacional de tutelar os direitos básicos do consumidor e deveres dos Estados.
	
	é implantar uma Política Nacional de consumo entre seus membros.
	Respondido em 07/10/2019 05:23:57
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501223298)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontra nem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bonus.
	
	O princípio da vulnerabilidade, que presume ser o consumidor o elo mais fraco da relação de consumo, diz respeito apenas à vulnerabilidade técnica.
	
	O CDC é uma norma tipificadora de condutas, prevendo expressamente o comportamento dos consumidores e dos fornecedores.
	
	A boa-fé prevista no CDC é a boa-fé subjetiva.
	Respondido em 07/10/2019 05:31:17
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504363493)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O princípio da vulnerabilidade vem mencionado de forma expressa do Código de Defesa de Consumidor e o seu principal objetivo é:
		
	 
	Fazer com que o consumidor tenha uma vantagem perante o fornecedor e, dessa forma, gerar o equilíbrio na relação de consumo.
	
	Deixar o consumidor em posição de supremacia perante o fornecedor, porém, acabou gerando o desequilíbrio na relação de consumo.
	
	Permitir o acesso à justiça do consumidor porque sem a existência de tal princípio seria inviável.
	 
	Equilibrar a relação de consumo porque com o advento do CDC a lei afasta a posição de supremacia do fornecedor (de produto e/ou serviço).
	
	Criar uma ficção jurídica para conceder privilégios ao consumidor.
	Respondido em 07/10/2019 05:47:05
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501841500)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A sociedade empresária XYZ Ltda. oferta e celebra, com vários estudantes universitários, contratos individuais de fornecimento de material didático, nos quais garante a entrega, com 25% de desconto sobre o valor indicado pela editora, dos livros didáticos escolhidos pelos contratantes (de lista de editoras de antemão definidas). Os contratos têm duração de 24 meses, e cada estudante compromete-se a pagar valor mensal, que fica como crédito, a ser abatido do valor dos livros escolhidos. Posteriormente, a capacidade de entrega da sociedade diminuiu, devido a dívidas e problemas judiciais. Em razão disso, ela pretende rever judicialmente os contratos, para obter aumento do valor mensal, ou então liberar-se do vínculo. Acerca dessa situação, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A revisão é cabível, assentada na teoria da imprevisão, pois existe o contrato de execução diferida, a superveniência de onerosidade excessiva da prestação, a extrema vantagem para a outra parte, e a ocorrência de acontecimento extraordinário e imprevisível.
	 
	Aplica-se o CDC, já que os estudantes são destinatários finais do serviço, mas o aumento só será concedido se provada a dificuldade financeira e que, ademais, ainda assim o contrato seja proveitoso para os compradores.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA
	
	Aplica-se o CDC, mas a pretendida revisão da cláusula contratual só poderá ser efetuada se provado que os problemas citados têm natureza imprevisível, característica indispensável, no sistema do consumidor, para autorizar a revisão.
	 
	A empresa não pode se valer do Código de Defesa do Consumidor e não há base, à luz do indicado, para rever os contratos.
	Respondido em 07/10/2019 05:53:14
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201501900176)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Com relação à proteção do consumidor, assinale a opção correta com base na Lei n.º 8.078/1990.
		
	
	Pessoa jurídica não pode ser considerada consumidor.
	
	Bem imaterial não pode ser considerado produto.
	 
	Coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo equipara-se a consumidor.
	 
	Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, com exceção dos entes despersonalizados, que desenvolva atividades de comercialização de produtos.
	
	Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independentemente de remuneração, com exceção da atividade de natureza securitária, salvo se for decorrente de relação de caráter trabalhista.
	Respondido em 07/10/2019 06:08:38
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201501734158)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No tocante a garantia legal e complementar dispõe o CDC
		
	 
	A garantia contratual é complementar a garantia legal
	
	A garantia contratual está inserida na garantia legal
	
	A garantia contratual e a legal são direitos básicos do consumidor
	
	A garantia legal é complementar a contratual
	Respondido em 07/10/2019 06:53:17
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201504039249)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TJES - 2011 - CESPE/JUIZ DE DIREITO - adaptada) Na Lei n.º 8.078/1990, Código de Proteção e Defesa do Consumidor, consta expressamente o conceito de consumidor e o conceito de fornecedor, denominados elementos subjetivos da relação jurídica de consumo. Entretanto, nem sempre é possível certificar-se da existência de relação de consumo somente pela análise literal dos artigos do CDC, de modo que o julgador deve conhecer o entendimento dominante dos tribunais superiores. Nesse sentido, segundo a jurisprudência dominante do STJ, o CDC se aplica a:
		
	
	Contrato de cooperação técnica entre empresas de informática, contrato de franquia e envio de produto gratuito como brinde.
	
	Serviços notariais, contrato de serviços advocatícios e contrato de plano de saúde.
	 
	Serviço de fornecimento de água, contrato bancário e contrato de previdência privada com entidades abertas.
	
	Contrato de locação, perícia judicial e contrato de trabalho.
	
	Pagamento de contribuição de melhoria, crédito educativo custeado pelo Estado ao aluno e na relação entre condomínio e condôminos.
	Respondido em 07/10/2019 06:13:28
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201501908976)
	Acerto: 1,0  / 1,0(OAB/CESPE -2007.3 - ADAPTADA) Considerando-se a relação jurídica em face da proteção contratual ordenada pelo CDC, é correto afirmar que um consumidor que tenha comprado produto mediante pagamento em 10 prestações.
		
	
	terá a garantia contra defeitos do produto após o pagamento da última parcela.
	 
	pode liquidar antecipadamente o débito em questão, total ou parcialmente, exigindo redução proporcional dos juros cobrados.
	
	dispõe de até 7 dias para desistir da compra realizada, desde que ela tenha sido efetuada no estabelecimento comercial do fornecedor.
	
	pode escolher, no ato da compra, se a garantia do fornecedor contra defeitos aparentes ou ocultos que ocorram no produto adquirido será ou legal ou contratual.
	
	deve ser imediatamente indenizado caso o produto apresente problemas, preferencialmente mediante abatimento do valor da indenização nas prestações vincendas.
	Respondido em 07/10/2019 06:48:51
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201501223377)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Foi veiculada nos principais meios de comunicação a decisão de um Laboratório Farmacêutico quanto à retirada de um anti-inflamatório do mercado, em virtude da constatação de que pode causar danos aos consumidores que o utilizarem de forma contínua, dobrando a probabilidade de a pessoa sofrer infarto e outras complicações ligadas a parte cardíaca. Diante do caso concreto pode-se afirmar:
		
	 
	o fornecedor pode e deve retirar o medicamento do mercado respeitando o direito básico do consumidor de proteção à vida, saúde e segurança, conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.
	
	não havia necessidade da retirada do remédio do mercado porque é um produto que, por si só, apresenta um risco inerente.
	
	nessa situação o Código de Defesa do Consumidor somente será observado se causar algum dano efetivo para o consumidor.
	
	a decisão do laboratório não possui qualquer relação com o Código de Defesa do Consumidor já que possui uma legislação específica tratando de forma exclusiva sobre remédios.
	
	
	Respondido em 07/10/2019 06:3

Mais conteúdos dessa disciplina