Buscar

PROVA COM GABARITO GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA COM GABARITO GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS II
QUESTÃO 1
Qual das alternativas abaixo melhor explica o que é uma iniciativa popular legislativa?
a)  É uma instância no processo de tomada da decisão administrativa ou legislativa, através da qual a autoridade competente abre espaço para que todas as pessoas que possam sofrer os reflexos dessa decisão tenham oportunidade de se manifestar antes do desfecho do processo.
b)  É um mecanismo democrático de consulta popular, o qual é convocado com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
c)  Por meio deste instituto um conjunto de cidadãos pode iniciar um processo legislativo (elaborar um projeto de lei) o qual será submetido à apreciação do Poder Legislativo.
d)  É um espaço destinado aos cidadãos manifestarem suas ideias e posicionamentos no Poder Legislativo (municipal, estadual ou federal).
QUESTÃO 2
Entre as alternativas abaixo, qual pode ser corretamente apontada como o fator crítico para o insucesso da atuação do Banco Nacional de Habitação (BNH) extinto em 1986?
a) A segmentação da sociedade e criação de diferentes áreas de atuação dentro de um mesmo programa de financiamento.
b) A criação desestruturada de programas habitacionais como as Companhias Habitacionais (COHABs), o Sistema Financeiro de Habitação Popular (SIFHAP) e o Plano Nacional de Habitação (PLANHAP).
c) A atuação baseada em um sistema da propriedade do imóvel que não considera a diferença entre o alto custo do investimento, constituído pelo preço dos terrenos e o crescimento da infraestrutura e o poder aquisitivo da população.
d)A captação de recursos feita de forma segmentada que se utilizava de financiamentos provenientes de diferentes fontes - FGTS para suprimento das necessidades das classes de menor renda e o SBPE para atender às demandas das famílias de renda mais elevada.
QUESTÃO 3
De acordo com os pressupostos teóricos clássicos da política externa, podemos afirmar que defendem a ideia
a) de uma continuidade existente entre a política interna e a política externa.
b) da separação existente entre política interna e externa.
c) de que a política externa é prerrogativa também dos entes subnacionais.
d) de que a sociedade civil é o principal ator da política externa.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à expansão dos estudos de políticas públicas.
a) A principal consequência dessa expansão refere-se ao surgimento de centros acadêmicos de pesquisa, que seriam hegemônicos nos estudos de políticas públicas.
b) A principal consequência dessa expansão refere-se ao surgimento de cursos específicos de políticas públicas que enfatizariam somente os pressupostos clássicos da disciplina.
c) A principal consequência dessa expansão refere-se à possibilidade de analisar temáticas antes consideradas alheias ao escopo das políticas públicas a partir desta perspectiva.
d) A principal consequência dessa expansão refere-se à circunscrição do campo de estudos de políticas públicas à perspectiva da ciência política.
QUESTÃO 5
A policy arena refere-se aos processos de conflitos e consensos entre os atores nas diversas arenas políticas. Dentre as alternativas abaixo, qual contempla os quatro tipos que caracterizam as políticas públicas?
a) Redistributiva; compensatória; exclusivista; constitutiva.
b) Regulatória; constitutiva; distributiva; redistributiva.
c) Distributiva; compensatória; constitutiva; exclusivista.
d) Constitutiva; regulatória; redistributiva; exclusivista.
QUESTÃO 6
Qual das alternativas abaixo caracteriza uma política pública de caráter racionalista?
a) As reformas efetuadas através das políticas públicas podem servir somente para manutenção do status quo da elite dominante no momento.
b) É necessário possuir o conhecimento de todas as preferências dos diversos grupos demandantes da sociedade e seus pesos relativos.
c) Não há a expressa necessidade de se ter um diagnóstico antecipado das consequências de cada política alternativa que pode ser adotada.
d) A perspectiva de inflexão (revolução) nas políticas públicas é substituída por uma perspectiva incremental e reformista.
QUESTÃO 7
Marque a alternativa que melhor explica o significado da expressão monitoramento social de políticas públicas.
a) Significa a participação da sociedade civil junto ao Estado no processo de formulação, acompanhamento, avaliação e mesmo implementação de políticas públicas.
b) Significa um espaço destinado aos cidadãos manifestarem suas ideias e posicionamentos no Poder Legislativo (municipal, estadual ou federal).
c)Significa uma forma democrática de consulta popular, na qual o Estado toma uma decisão, constitui a norma jurídica e então consulta os cidadãos, os quais devem ou não ratificá-la.
d) Significa o direito de um conjunto de cidadãos iniciar um processo legislativo (elaborar um projeto de lei) o qual será submetido à apreciação do Poder Legislativo.
QUESTÃO 8
Sabendo que atualmente não existe um consenso entre os teóricos quanto ao que seja uma avaliação de políticas públicas, pois o conceito admite múltiplas definições, marque a opção que melhor apresenta uma tentativa de conceituação do termo.
a) A avaliação de políticas consiste somente em um instrumento de aperfeiçoamento ou de redirecionamento dos programas empreendidos pelo governo.
b) A avaliação consiste no fornecimento de elementos que permitem melhorar as intervenções políticas passadas.
c) A avaliação é um empenho para determinar a "utilidade social" de uma política ou programa, e não simplesmente um esforço para coletar informações sobre os resultados, previstos ou não, na fase de implementação.
d) A avaliação de políticas é uma atividade destinada a aprimorar os efeitos de um curso de ação cujo ciclo de vida começa.
QUESTÃO 9
Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao entendimento da dimensão pública da política externa.
a)Esta perspectiva considera principalmente que somente os diplomatas de carreira devem decidir sobre a atuação externa do Estado.
b)Esta perspectiva considera principalmente que deveria haver eleições diretas para a escolha dos condutores da política externa.
c)Esta perspectiva considera principalmente que os políticos são os mais preparados para discutir as questões internacionais do país.
d)Esta perspectiva considera principalmente que há a necessidade de uma ampliação do debate de política externa com demais atores sociais.
QUESTÃO 10
Escolha a opção que melhor reflete a atuação do Governo Militar (1964 - 1985) nas questões habitacionais brasileiras.
a)Atendendo às pressões sociais, o Estado começa um processo de saneamento das cidades, onde a atuação governamental limitava-se apenas a evitar e controlar a propagação de epidemias, ou seja, o alvo principal eram os problemas sanitários.
b)Observa-se nesse governo uma grande preocupação com a erradicação das formas coletivas de moradia, e esse ideal seria alcançado através da difusão da política de casas próprias.
c)Embora continuasse presente, a questão sanitária ocupava segundo plano nos debates sobre habitação social e surgiram novos temas, condizentes com o projeto nacional-desenvolvimentista: a habitação vista como condição básica da reprodução da força de trabalho e a habitação como elemento de formação ideológica política e moral do trabalhador.
d)A população brasileira apresentava sinais de insatisfação e certo grau de insegurança com relação às atitudes governamentais. Por isso uma das estratégias do Estado era investir na criação de moradias com o objetivo de reestruturar a crença da população na nova forma de governo.

Continue navegando