Buscar

ATV 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 03:
Faça uma síntese sobre a contabilidade publica.
A contabilidade pública e o ramo da contabilidade que elabora o controle de orçamentos e balanços para o governo, ela tem como objetivo o controle do patrimônio publico e de suas variações.
Qual a diferença da administração direta e indireta.
A administração direta é representada pelos órgãos públicos sem personalidade jurídica própria como, as prefeituras e outros órgãos públicos similares. A administração indireta tem personalidade jurídica própria e é representada por empresas publicas como exemplo, a estatal Petrobrás.
O que você entendeu sobre estágios da receita.
É o meio para que possa se prever o quanto será arrecadado pelo governo, além de identificar aqueles que tem obrigações para recolher dinheiro para o governo. Sendo assim o governo consegue ter uma ideia daquilo que se pode gastar em um período.
O que você entendeu sobre estágios da despesa.
E o meio legal para que o governo justifique os gastos do dinheiro publico através desses estágios os órgãos competentes podem fiscalizar se realmente o dinheiro gasto em X foi gasto em X e se os valores correspondem ao que foi declarado assim como se a divida do governo foi liquidada ou ainda esta devedora. 
Fale sobre suprimentos de fundos.
Os suprimentos de fundos servem para atender as despesas eventuais que não podem ser previstas pelo processo normal de empenho, como viagens, alimentação etc.
Qual a diferença de restos a pagar processado e não processados.
A diferença é que o processado passou dentro dos estágios das despesas, pelo empenho e a liquidação. Já os nãos processados passaram apenas pelo estágio um que é o empenho.
Quais são as modalidades de empenho, comente cada uma.
Empenho ordinário- serve para garantir o pagamento da despesa com o valor já previsto no qual o pagamento deve ser pago de uma só vez.
Empenho por estimativa- quando não se tem a previsão do valor concreto pelo fato dos serviços dependerem da quantidade de seu uso mensal como: telefone, agua, energia.
Empenho global – também paga as despesas com os valores já previstos como contratos de alugueis e salários.
Faça uma síntese sobre as modalidades de licitação.
As modalidades de licitação são as características de cada licitação. As modalidades de licitação são: Concorrência, tomada de preço, convite, concurso, leilão, pregão, e consulta. Todas as modalidades de acordo com a lei imposta devem ser publicadas e emitidas o edital para os interessados com exceção da modalidade convite. 
 
O que você entendeu sobre créditos adicionais.
São créditos que servem para ajustar o aumento de um orçamento de despesas feitas anteriormente não suficientes e que foram imprevisíveis. 
Quais são as características dos créditos adicionais.
São suplementares na qual reforçam o orçamento, especiais que atende a programas não comtemplados no orçamento e extraordinários que atende a despesas imprevisíveis e urgentes.

Outros materiais