Buscar

TRABALHO DE MOZAO MATERIA ENFERMAGEM EM SAUDE DA FAMILIA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
MARCELLE CHRISTINE ALVES DA SILVA SOUZA
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMILIA
Campos dos Goytacazes, RJ
2019
No Brasil colônia era comum que epidemias de cólera, varíola, malária e febre amarela se espalhassem, fazendo com que os portos entrassem em crise. Trazendo um grande problema, já que a economia do país era sustentada pela exportação de café. Assim houve resistência de alguns países de importavam produtos brasileiros, temendo às epidemias, havendo uma queda na produção agrícola. Nesse período a saúde era um privilégio para ricos, que eram os únicos com recursos financeiros para pagar os altos preços cobrados pelos médicos. Os pobres se contentavam com os serviços prestados pelas instituições filantrópicas ou benzedeiras.
O filme conta que, com o advento da República, Rodrigues Alves, o então presidente, nomeou Oswaldo Cruz como Diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública. Oswaldo Cruz criou o controle epidemiológico e liderou a Reforma Sanitária Brasileira, instituindo a vacina contra a varíola como medida obrigatória. Esta medida só não foi aceita pela população da cidade do Rio de Janeiro, gerando manifestações e organizando a revolta da vacina.
Com a chegada do capitalismo no Brasil, os primeiros movimentos de industrialização do país apareceram, e fez crescer o número de imigrantes, que traziam a experiência do modelo industrial que era forte na Europa. Entretanto a saúde ainda era precária para aqueles que não tinham recursos financeiros. Os vários movimentos de greves dos operários, principalmente na cidade de São Paulo, em busca de melhores condições de trabalho e de acesso à saúde, resultaram na consolidação da Lei Eloy Chaves em 1923. Essa lei criava e regulamentava as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP’s), que garantiam assistência médica para os trabalhadores.  Essa foi o início para a criação da Previdência Social no Brasil.
Então em 1930 com Getúlio Vargas assumindo a presidência da república, ele cria os IAP'S que substituiriam os CAP'S, mas usando os recursos dos mesmos para o desenvolvimento da industrialização no país, provocando mudanças no quadro sociopolítico. Anos depois em 1945 Dutra na posse do poder faz com que hospitais recebessem investimentos diretos do governo, deixando os mais modernos e bem equipados, cheios de novas medicações.
Com a criação do ministério da saúde em 1953, houve o fortalecimento das ações de saúde publica e medicina preventiva, abrindo-se também os asilos para pessoas com doenças como a tuberculose, lepra e pessoas com problemas psicológicos.
Os anos se passando novos hospitais foram construídos para atender os trabalhadores escritos na previdência social, onde trabalhadores rurais passaram a ter direito a assistência médica e aposentadoria.
Em 1990 foi aprovada a regulamentação do SUS, sendo a mais importante e avançada política social em vigência no Brasil, mesmo com toda dificuldade em orçamentos e alta demanda.

Continue navegando