Buscar

conceitos de processos APS

Prévia do material em texto

Conceitos de processos 
Um processo consiste em um conjunto de atividades executada sequencialmente e que representam uma relação lógica entre si. Segundo Harrington (1993, p. 10), é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos podem ser para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos. O processo de fabricação recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria prima, trabalha essa matéria-prima segundo as especificações do produto e gera o produto solicitado pelo cliente. 
Já de acordo com Hammer e Champy (1994), processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem, ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. 
Para Davenport (1994) processo é como uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs(entrada) e outputs(saída) claramente identificados. Segundo o autor, tais atividades são estruturadas com a finalidade de agregar valor aos inputs, resultando em um produto para um cliente.
 
Tipos de processo 
 Às vezes, é interessante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na organização, como os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoio aos processos produtivos (HARRINGTON, 1993). 
Existem três categorias básicas de processos organizacionais:
 a) Os processos de negócio (ou de cliente ou produtivo) são aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são respaldados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo.
 Exemplos: vendas, desenvolvimento de produtos, distribuição, cobrança, atendimento de pedidos, atendimento de garantia, fabricação, manutenção das máquinas.
b) Os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio.
 Exemplos: planejamento estratégico e tático, orçamento organizacional, recrutamento e seleção, compras, treinamento operacional, armazenamento.
c) Os processos gerenciais, que são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Gerenciam a organização como um todo.
 Exemplos: fixação de metas, avaliação do resultado da organização, gestão integrada, destinação de recursos.
Bibliografia 
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.
DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
Slides Processos Organizacionais

Continue navegando