A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO II DIDATICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO II DIDATICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA
	
Para ensinarmos a língua portuguesa aos alunos, precisamos nos apoiar em uma determinada concepção de linguagem. Sendo assim, não basta que apenas a entendamos, é preciso que a concepção de linguagem adotada seja subsídio para as nossas ações e se torne parte fundante do nosso planejamento e de nossas práticas. Geraldi (2006) aponta três concepções de linguagem em seus estudos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Linguagem como prática de ensino. 
(    ) Linguagem como forma de interação. 
(    ) Linguagem como instrumento de comunicação. 
(    ) Linguagem como reflexo do pensamento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 39-53.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	O planejamento, quando pensamos em educação, torna-se assunto fundamental. Não há como pensar a escola sem a existência de planejamento, pois ela mesma é fruto de uma série deles. Dessa maneira, há o planejamento do sistema educacional, como também o planejamento escolar, que é expresso no PPP (Projeto Político-Pedagógico), onde se estabelecem as atividades da escola como um todo. Sobre o planejamento escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- O planejamento de ensino é responsável por prever os conteúdos e as avaliações que acontecerão ao longo da disciplina. 
II- Quando pensamos em planejamento educacional, podemos afirmar que o Plano Educacional é menos amplo que o Plano de Aula. 
III- Quando pensamos em planejamento educacional, podemos afirmar que o Plano Curricular é mais amplo que o Plano de Ensino.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	A elaboração dos objetivos deve ser feita de forma clara e direta, pois estes devem indicar as linhas, os caminhos e os meios para toda a ação a ser desenvolvida. Um objetivo pode ser definido como um propósito ou alvo que se pretende atingir. Tudo aquilo que se deseja alcançar através de uma ação clara e explícita pode ser chamado de objetivo. Desta forma, entende-se como objetivo geral aquele que:
FONTE: MENEGOLLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar: currículo-área-aula. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
	 a)
	Aquele que pode ser retirado, sem que haja mudança na estrutura textual.
	 b)
	Possui sentido mais amplo e que deve dar conta do problema de pesquisa.
	 c)
	Possui abrangência restrita e é item opcional em uma pesquisa.
	 d)
	Possui sentido restrito e que deve dar conta do problema de pesquisa.
	4.
	O ensino da literatura representa um grande desafio ao professor de língua portuguesa. Os desafios permeiam diversos motivos, desde o docente que não lê, muitas vezes, até o fato de os jovens não despertarem o gosto pelos textos literários. Outro aspecto que pode causar desgosto pela literatura em sala de aula, também, é a utilização da literatura apenas como pretexto para analisar questões da gramática normativa. Sobre o trabalho com o texto literário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desafio do professor de língua portuguesa é formar leitores literários. 
(    ) O texto literário amplia a visão de mundo dos leitores, porém precisa da mediação do professor para atingir os objetivos. 
(    ) O trabalho com o texto literário na escola precisa ser realizado na biblioteca, pois é o lugar mais adequado e coerente para essa leitura. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	5.
	O limerique é um poema curtinho e bem-humorado. No entanto, de onde vem esse nome? Estudiosos afirmam que os limeriques tiveram origem na cidade de Limerick, na Irlanda, e foram popularizados por Edward Lear, um artista, ilustrador e poeta inglês. Os limeriques são poemas sem sentido, repletos de um humor absurdo presente em apenas cinco versos. Leia o limerique da autora Tatiana Belinky e analise as seguintes sentenças:
Ao ver uma velha coroca
fritando um filé de minhoca
o Zé Minhocão
falou pro irmão:
"Não achas melhor ir pra toca?"
FONTE: Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/o-mundo-divertido-e-absurdo-dos-limeriques.htm>. Acesso em: 8 dez. 2016.
I- No limerique, o esquema de rima deve ser: AABBB. 
II- No limerique, o verso 3 rima sempre com o verso 4. 
III- No limerique, o verso 2 rima sempre com o verso 3. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Quando bem planejada, qualquer ação tende a ter sucesso e alcançar o objetivo previamente determinado. Assim também ocorre quando há o planejamento de uma aula a ser ministrada. O plano de aula auxilia o professor no seu planejamento. Sobre o plano de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O plano de aula representa a relação dos objetivos a serem alcançados ao final de um dia letivo.
(    ) O plano de aula é a descrição de tudo que será realizado em uma ou mais aulas, bem como do tempo e dos recursos que serão necessários.
(    ) O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino, no qual os tópicos previstos são sistematizados e especificados, tendo em vista uma situação didática real.
(    ) O plano de aula consiste em um documento oficial, elaborado pela equipe pedagógica da escola, que deve ser seguido pelos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	Várias discussões permeiam a literatura e o seu papel no contexto educacional. Elas figuram há muito tempo e ainda hoje ocupam importante espaço na educação. As discussões existem devido à resistência existente por parte de muitos discentes que creditam à literatura uma linguagem difícil e de pouca compreensão. Quando avaliamos mais detidamente esse cenário, podemos inferir que, muitas vezes, o professor não é um sujeito leitor, sendo assim, não consegue transmitir afeto e motivar a leitura desse gênero. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os PCN apresentam os textos literários e caminhos metodológicos definidos para o trabalho com a literatura. 
(    ) Os PCN apresentam os textos literários, sendo que a organização é realizada pelo professor. 
(    ) Os PCN apresentam os textos literários, porém não o separam como uma disciplina. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	8.
	O ensino da literatura representa um grande desafio ao professor de língua portuguesa. Os desafios permeiam diversos motivos, desde o docente que não lê, muitas vezes, até o fato de os jovens não despertarem o gosto pelos textos literários. Outro aspecto que pode causar desgosto pela literatura em sala de aula, também, é a utilização da literatura apenas como pretexto para analisar questões da gramática normativa. Sobre o trabalho com o texto literário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O texto literário precisa fazer parte do contexto educacional, pois se torna um elemento fundante na ampliação dos horizontes do aluno.
	 b)
	A escola não pode ser vista como um espaço de fruição, enfatizando a literatura, visto que precisa centrar-se