Buscar

trabalho paper parte carol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

No Brasil, a desigualdade social tem se tornado cada vez mais um problema social, nesse cenário a pobreza tem aumentado cada vez mais, em um ano, aumentou em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, de acordo com o IBGE.
A pobreza no Brasil cresceu quase 4% – número de atingidos passou de 52,8 milhões em 2016 para 54,8 milhões em 2017. Já pobreza extrema aumentou 13%, passando a atingir 15,3 milhões.
De acordo com o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) o aumento da pobreza no Brasil foi de quase 2 milhões, a pobreza extrema também cresceu de forma semelhante, de acordo com a síntese de indicadores sociais. 
Em uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2016, o número de pobreza registrado no Brasil era de 52,8 milhões de pessoas. Já em 2017 esse número aumentou para 54,8 milhões, tendo um crescimento de aproximadamente de 4%, conforme o gráfico abaixo:
Dos 27 estados distribuídos no Brasil, o estado com o maior índice de pobreza é o nordeste com mais de 25 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE 44% estavam vivendo em situação de pobreza nesta região. Já no sul do país, viviam 3,8 milhões de pessoas em situação de pobreza o que equivalia em aproximadamente em 12,8% dos quase 30 milhões de habitantes dos três estados da região sul. No Sudeste, eram 15,2 milhões de pessoas, o equivalente a 17,4% da população total da região, conforme mostra o gráfico abaixo: 
De acordo com o pesquisador social Leonardo Athitas uma possível resposta para o aumento da pobreza, é a no mercado de trabalho, “com aumento do desemprego e da informalidade, a recessão econômica intensa dos dois anos anteriores, além do corte de investimentos no Bolsa Família, programa de transferência de renda voltado justamente para as classes mais pobres”
“Quem já era pobre ficou mais pobre. Mas teve gente que ficou pobre e não o era antes”, disse o pesquisador.
Infelizmente desde o ano passado, a situação não melhorou, pelo contrário, a cada ano a pobreza está cada vez mais presente em nosso cotidiano, com o cenário de desemprego, e a instabilidade presente no parâmetro governamental essa realidade ainda está longe de ter um fim. 
Diante dessa situação é evidente a presença da hipossuficiência nos judiciários, culminados com a falta de informação, a busca pelos direitos fica cada vez mais distantes. 
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes-numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando