Buscar

atividade empreendedorismo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: TECNOLÓGICO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º
Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Eliza Claudia Hahn
Acadêmico (a): Lanailson Paulino da Silva RGM: 343.4740
Atenção! Neste arquivo constam as atividades referentes as Aulas 5 e 6 e devem ser enviadas juntas em um único arquivo e postado no portfólio da AULA 03 - vale 2,5.
AULA 05
1 - Na sua opinião quais os principais medos e inseguranças que levam o futuro empreendedor ou o empreendedor em apuros, a buscar assessorias?
O futuro empreendedor busca assessorias para conhecer melhor o que lhe esperar como um empresario, em algum ramo de negócio que ele tem em mente mais tem muito medo de errar pois vai largar muitas das vezes um emprego com estabilidade para arriscar em um negócio que pode dar certo ou não.
Já o empreendedor que ja esta na atividade, tende a buscar uma ajuda de uma assessoria para melhorar o seu negócio ou produto, pois o mercado tem muita competitividade principalmente qunado se trata-se de negócios comuns já existente no mercado onde o diferencial é fazer produtos comuns de uma forma diferente que chame a atenção do clientes.
2 - Cite um caso de sucesso de uma empresa em sua cidade ou região que teve algum tipo de assessoramento. Cite qual o assessoramente e dê detalhes do processo.
Uma Auto Eletrica de veiculos e maquinas em geral situada em Chapadão Céu GO chamada Tecnoceu, seu indelizador Otacilio Jose um eletrisita que trabalhava em uma empresa de produção de etanol, ele tinha um sonho de montar o seu proprio negócio, em 2011 pedio para ser mandado embora desta empresa para poder realizar o seu sonho, logo que saio da empresa ja foi alugando um ponto para montar este negóci, tudo no começo foi bem o problema veio depois de uns 2 anos quando o novimento diminuio muito levando o fechamento do negócio.
Depois que teve que fechar o negócio ele procurou ajuda de uma assessoria que no caso foi o sebrae, depois de participar de varias paletras, entendeu que não era o ramo de negócio que estava errado mais sim a forma de executar este negócio. Foi ai que ele montou uma oficina volante para atender os clientes a onde eles tinham necessidades, começou a atender varios fazendeiros da região nas proprias fazendas com esse diferencial seu negocio deslanchou e hoje esta solido graças a assessoria.
 
3 - Na sua opinião, dentre as assessorias citadas qual é a mais e a menos eficaz e/ou indicada? Justifique sua resposta.
Para a min a mais indicada é do sebrae, com essa assessoria o empreendedor consegue ter varios tipos de assessoria no um unico estabelicimento como, gestão de qualidade, fluxo de caixa, marketing, e financias.
A menos indicada que acho é incubadora, pois o empreendedor tem que repassar parte do negócio para esta incubadora, se o projeto é do empreendedor que tem uma visão de um negócio diferenciado não tem porque ele dividir com outra empresa.
4 - Pesquise e descreva sobre o tema MEI – Microemepreendedor Individual (conceito, características). E em seguida relate se você é, pensa em ser ou conhece alguém que seja um MEI.
Microempreendedor Indívidual (MEI) foi criado no Brasil para que trabalhadores informais estejam dentro da legalidade e, pricncipalmente, promover esta formalização com carga tributária reduzida. Foi criado a parti de 1 de julho de 2008.
Atua geralmente como empresa virtual, através de formas que independem de estabelicimento fixo, como internet, porta-a-porta, máquinas automaticas, correios, telemensagens e outros meios virtuais previstos em lei.
O MEI trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário, desde que fature no máximo 81 mil reias por ano, não tenha participação em outro como sócio, admistrador ou titular e tenha no máximo um empregado contratado que receba o sálario mínino ou piso da categoria.
Tenho um amigo que é MEI ele mntou uma hamburgueria artesal para entregar em domincilio os pedidos.
AULA 06
1 - Você acha possível uma empresa se manter no mercado por muito tempo sem planejamento?
Não ela até pode sobreviver por algum tempo mias na primeira crise que enfrentar pode vim fechar as portas.
2 - Faça uma entrevista com um empreendedor de sua cidade e procure identificar os seguintes pontos:
A empresa possui estratégias de atuação pré-definidas? Caso sim, informe em qual categoria estratégica a empresa se encaixa (defensiva, prospectiva, analítica, ou reativa). Justifique e cite as principais estratégias da empresa.
Não a empresa que entrevistei não possui nenhuma estratégia de atuação simplesmente estão trabalho de acordo com o serviço que vai aparecendo no dia está empresa é uma oficina Auto Elétrica de veículos e maquinas. 
Possui cronograma definido com as principais metas a serem atingidas?
Não traçaram nenhuma meta a seguir
Conhece seus pontos fortes e fracos? O que faz para equilibrá-los?
Sim não tem nenhum controle do que entra e sai de mercadoria mais não fazem nada para melhorar.
Realiza planejamento em longo prazo?
Não possui planejamento algum
Possui total controle sobre as finanças? Sabe se o negócio está sendo rentável ou se está tendo prejuízos? 
Não só contabilizam o que entra, não faz conta do que custo operacional e o que lucro.
3- Avalie e descreva aqui o que você achou da disciplina até o momento, qual (is) tema(s), informação ou conhecimento mais lhe chamou a atenção? Pode ser levado em consideração o todo (guia de estudos, vídeo aulas, materiais e links complementares, reflexões postadas no quadro de avisos, atividades, enfim). 
Até o momento achei muito interessante, principalmente sobre o processo do empreendedor, onde fala que empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, de valor, quer requer a devoção, o comprometimento de tempo e o esforço necessário para fazer a empresa crescer, que riscos, calculados seja assumidos e decisões criticas tomadas, é preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.

Outros materiais