A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
85 pág.
Semantica e Pragmatica Todos os exercicios

Pré-visualização | Página 1 de 21

Iniciado em
	sábado, 14 Set 2019, 13:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 14 Set 2019, 13:36
	Avaliar
	3,00 de um máximo de 10,00(30%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o material didático do curso, metáfora e a metonímia são figuras de linguagem cujas bases de reconhecimento devem apresentar quais relações? Assinale a alternativa que apresenta as relações que devem ser consideradas.
Escolha uma:
a. Relação de contiguidade sintática (metáfora) e relação de similaridade sintática (metonímia).
b. Relação de complementaridade pragmática (metáfora) e relação de similaridade semântica (metonímia).
c. Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia).
Gabarito: A resposta é Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia). “Assim, em resumo, devemos considerar como base interpretativa para o reconhecimento dessas duas figuras as seguintes relações: Metáfora – relação de similaridade semântica; Metonímia – relação de contiguidade semântica” (HENRIQUES, 2016, p.52).
d. Relação de similaridade semântica (metonímia) e relação de contiguidade semântica (metáfora)
e. Relação de contiguidade pragmática (metáfora) e relação de complementariedade pragmática (metonímia)
Feedback
A resposta correta é: Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia)..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 5, do livro de nossa disciplina, vimos que o estudo da sintaxe é uma das estratégias para desvendar os mecanismos composicionais escolhidos pelo autor de um texto, ainda que ele precise passar pelo caminho da nomenclatura e da fixação das regras básicas do relacionamento sintático para atingir seu alvo maior. Tendo por base esse conhecimento, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Para a almejada qualidade e expressividade textual é necessário examinar as relações discursivas e pragmáticas com outros textos do mesmo gênero.
b. Na Língua Portuguesa há três tipos de orações: as sintáticas, as independentes e as dependentes.
Gabarito: Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos, entre os quais se incluem os processos relacionais, que partem de uma “relação-micro” como a que existe entre o núcleo de um termo e seu adjunto adnominal, passam por uma “relação-midi”, como a que nos mostra que uma oração é principal porque outra é sua subordinada, e se encerram numa “relação-macro”, que confirma por exemplo que uma notícia de jornal ou uma crônica literária teve começo, meio e fim – o que só acontecerá de fato se tiverem sido seguidas as regras elementares de adição, oposição, reiteração, substituição e conclusão, entre tantas outras regras que se baseiam em ampliações dos mecanismos primários expressos pelos conectivos, conjunções, pronomes relativos, pessoais...(HENRIQUES, 2016,p.80)
c. Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos.
d. A análise das relações oracionais se situa na morfologia.
e. O estudo da estilística sintática, no âmbito do período, é o estudo da gramática, das normas que estruturam as orações.
Feedback
A resposta correta é: Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As metáforas podem ser conceituais, ou seja, se fixarem e criarem um efeito expressivo por conta de uma relação cognitiva, segundo a qual conceitos abstratos vêm à tona pela experiência, ou por uma maneira especial de vermos o mundo. No fragmento: “(…) pôr o pé no chão do seu coração (…)”, o poeta Carlos Drummond de Andrade construiu sua metáfora a partir de que conceito?
Escolha uma:
a. Do conceito de que não é possível fazer uma relação entre pé e coração.
b. Do conceito de que o chão é algo real e portanto significa habitar.
c. Do conceito de que o coração é a sede do amor. Colocar os pés nesse recinto é como dar um chute, algo ruim.
d. Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, “colocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa.
Resposta comentada: igualmente interessante é chamar a atenção para as metáforas conceituais, que se baseiam numa visão cognitivista segundo a qual conceitos abstratos que subjazem ao pensamento humano norteiam a linguagem e a maneira como nos referimos aos objetos que nos cercam (revelando, enfim, de que maneira vemos o mundo). As metáforas conceituais nada mais são do que uma espécie de denominador comum das muitas metáforas cotidianas sobre um mesmo tema. Podemos, outrossim, tirar partido de outras figuras de linguagem como a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, que também têm base metafórica. HENRIQUES, Claudio Cezar. Semântica e pragmática. Curitiba: IESDE, 2016. p.51.
e. Do conceito de que a qualquer palavra é dada a liberdade de uma interpretação.
Feedback
A resposta correta é: Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, “colocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Henriques (2016, p. 86) afirma que o sistema de pontuação faz parte de uma convenção gráfica, mas em síntese “é um sistema de reforço da escrita, constituído por sinais sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção das partes do discurso e das pausas orais e escritas (CATACH, 1994, p.7)”. Sobre esses sistema é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O sistema de pontuação, também denominado sistema de escrita, faz parte de uma convenção de uso da língua.
b. A utilização do sistema de pontuação não deve interagir com outros níveis operacionais do enunciado.
c. os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos.
Gabarito: De acordo com Henriques (2016, p. 86), “os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos. O sistema de pontuação faz parte de uma convenção gráfica, [...] Sua utilização interage com outros níveis operacionais do enunciado, ou seja, esses sinais participam também de todas as funções da sintaxe: gramaticais, entonacionais, semânticas, discursivas e pragmáticas. A eles se acrescentam outros recursos gráfico-frasais, como o itálico, o negrito, a sublinha, etc”
d. os recursos gráficos-frasais são: reticências, alíneas, travessão e parênteses.
e. O sistema de pontuação, dependendo do autor é denominado de sistema de organização textual.
Feedback
A resposta correta é: os sinais de pontuação são empregados, em especial, com a finalidade de demarcar ou segmentar as partes do texto por conta de seus termos, sintagmas, proposições, frases ou parágrafos..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Henriques (2016), quando a construção, o uso e a escolha de palavras da frase sugerem um valor expressivo para o que se pretende comunicar, temos figuras de linguagem. De acordo com o campo da estilística descritiva, analise as assertivas sobre essas figuras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I - estilisticamente, a metáfora é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade.
II - a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, são figuras de linguagem que possuem base metafórica.
III - A Metonímia (abrangendo a sinédoque) – atua com as relações de contiguidade.
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
b. I e II estão corretas.
Gabarito: “Metáfora – estilisticamente, é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade; [...] (prosopopeia) um tipo de metáfora que supre, por semelhança, a ausência de uma palavra própria

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.