apol
14 pág.

apol


DisciplinaAdministração Financeira e Gerenciamento do Capital73 materiais100 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os): 
A) Equipes de trabalho. B) Equipes de solução de problemas. C) Grupos gerenciais. 
* D) Círculos de qualidade. E) Grupos de trabalho.
Questão 2/5 (FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização a uma organização, quando, por exemplo: 
A) A capacidade dos gerentes está equilibrada com a carga de trabalho
B) Os processos informatizados estão em reformulação 
* C) A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa 
D) A contratação de pessoal está além da capacidade de treinamento da empresa
Questão 3/5 Em relação à prática da gestão participativa. 
I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada. 
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente. 
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes. 
IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas. 
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar. 
A) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II. 
B) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V. 
* C) Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V. 
D) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. 
E) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Questão 4/5 (Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO: 
A) Recompensar as pessoas 
B) Proporcionar informação 
C) Desenvolver Competências 
* D) Concentrar Responsabilidades
Questão 1/5 Com relação a Gestão do conhecimento, assinale Certo ou Errado para as afirmativas abaixo: 
I- A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software. 
II- Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito. 
III- A gestão do conhecimento em uma empresa envolve não apenas a gestão dos fluxos de conhecimento em seu interior, mas também a gestão dos métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo. 
IV- Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado de socialização. Agora assinale a resposta correta: 
* A) C, C, C, E 
B) C, E, C, C 
C) E, E, C, C
D) E, E, E, C
E) E, E, E, E 
Questão 2/5 No processo de gestão do futuro da organização, é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas, refinamento e agregação de valor ao conteúdo e sua socialização/distribuição pela organização: 
A) Feedback. 
B) Gestão da qualidade de conteúdo 
* C) Gestão do conhecimento 
D) Gestão de enfoque 
E) Gestão da Qualidade Total 
Questão 3/5 Nas organizações as pessoas são responsáveis por atingir objetivos e realizá-los e conseqüentemente saber a maneira de como utilizar os recursos. Eficiência e Eficácia são importantes critérios usados para a mensuração e avaliação do desempenho das organizações e também de seus administradores. Assim, julgue as alternativas abaixo em V(Verdadeira) ou F(Falsa).
I- Uma medida eficaz é aquela que busca otimizar a utilização de recursos. 
II- Uma medida eficaz é a que procura atingir os objetivos organizacionais. 
III- Uma medida eficaz é a que objetiva fazer as coisas certas. 
IV- Uma medida eficaz possui ênfase nos resultados. 
* A) F, V, V, V.
B) V, F, V, F 
C) F, V, F, V
D) V, V, V, F 
Questão 4/5 Imagine a seguinte situação: você é gerente de uma pizzaria, e nas últimas duas semanas você percebeu que o fluxo de pedidos de pizza de strogonoff de carne aumentou em 20%, com relação às semanas anteriores. Por uma falta de planejamento seu e de sua equipe não há carne descongelada, quando da recebimento do primeiro pedido da noite. Para minimizar uma possível insatisfação do cliente, você oferece-lhe de brinde uma garrafa de vinho e aperitivos (queijos, salames e pães), enquanto o mesmo aguarda o preparo da pizza. Você rapidamente pede a um auxiliar de cozinha que vá ao mercado comprar uma quantia de carne para segurar um possível pedido, enquanto a carne está em processo de descongelamento. O mercado é próximo, e nesta hora da noite o atendimento é bastante rápido. Assim, ao final de 50 minutos, a pizza solicitada pelo cliente está pronta, e lhe é servida à mesa. O cliente fica satisfeito, apesar da demora, e elogia os ingredientes utilizados, que ao seu ver: \u201cestão frescos e saborosissimos\u201d. Relatado o caso, responda: qual a combinação percebida no caso acima? 
A) Alta eficiência e alta eficácia. 
B) Alta eficiência e baixa eficácia 
* C) Baixa eficiência e alta eficácia 
D) Baixa eficiência e baixa eficácia 
Questão 5/5 (ENADE 2009) Durante sua atividade profissional, os administradores precisam tomar inúmeras decisões que envolvem riscos com impacto no desempenho de suas organizações. Fazem-no num contexto em que não dispõem de informações suficientes e têm restrições de recursos e de tempo para coletar mais informações para apoiar o seu processo decisório. Além disso, possuem limitações cognitivas que impedem de alcançar uma solução ótima para os problemas que enfrentam. Com base no texto, é CORRETO afirmar que os administradores tomam decisões num contexto de racionalidade: 
A) Legal 
B) Formal 
* C) Limitada
D) Plena
Questão 1/5 De acordo com o dicionário, a Administração é \u201co ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas\u201d. É uma palavra com origem no latim administratione, que significa direção, gerência. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. Com base no texto acima, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, e analise a relação entre elas. Em seguida, assinala a alternativa que corresponde à análise correta. 
I - A Administração é praticada nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.