Buscar

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO -Junção NeuroMuscular

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
SINAPSES: ponto de junção de um neurônio com o próximo(sitio vantajoso para o controle da transmissão de sinais).
Sinapse elétrica: membrana plasmática em contato
Sinapse química: a maioria. Neurônio pré-sináptico – neurotransmissor – proteínas receptoras do neurônio pós-sináptico => unidirecional.
Uma sinapse química neurônios inclui: terminações axonais pré-sinápticas (vesículas com neurotransmissor – excitatório ou inibitório – e mitocôndrias – ATP); fenda sináptica; receptores pós-sinápticos sobre o segundo neurônio (dendritos e soma). Canais de Ca++ controlados pela voltagem – íons Ca++ entram elevando a frequência, fixação, fusão e abertura das vesículas para a fenda (exocitose).
JUNÇÃO NEUROMUSCULAR
A comunicação de um motoneurônio com uma fibra muscular. Os terminais axônicos expandem-se em discos achatados denominados botões sinápticos. A placa motora é a membrana da fibra muscular (sarcolema) que toca o neurônio motor. Na fibra muscular observa-se invaginações (goteira sináptica). O espaço entre o motoneurônio e a fibra muscular é chamado de fenda sináptica.
Os neurotransmissores liberados dos terminais axônicos motores difunden-se através da fenda sináptica e se ligam aos receptores no sarcolema da fibra muscular. Essa ligação produz despolarização através da abertura dos canais de Na+ (entra sódio na fibra). Se a despolarização atingir um limiar um potencial de ação (potencial de placa) é disparado e se dissemina pela fibra muscular que se contrai. Em seguida ocorre a despolarização (saída de K+) – período refratário (PR) até retornar aos níveis de repouso; portanto, o PR estabelece um limite sobre a frequência refrataria da unidade motora. 
Unidade motora: motoneurônio (corpo localizado no corno anterior da medula espinal) e todas as fibras por ele inervadas.
Os potenciais de ação que se propagam ao longo da superfície da fibra muscular, alcança as fibras musculares mais profunda devido os túbulos transversos (túbulos T) acarretando a liberação de íons cálcio (do reticulo sarcoplamático) em todasas miofibrilas, causando a contração (união de cálcio com a troponina C) => processo de acoplamento excitação-contração. A contração cessa com a remoção ativa do Ca++ pela bomba de Ca++.
NEUROTRANSMISSORES 
Acetilcolina (ACh) e Noreprinefina (NE): são os dois principais neurotransmissores envolvidos na regulação de nossas respostas fisiológicas ao exercício.
ACh: neurônio motor e muitos neurônios parassimpáticos 
NE: neurônio simpático 
Quando o neurotransmissor se liga ao receptor pós-sináptico, o impulso é transmitido com sucesso. O neurotransmissor é destruído por enzimas ou é transportado ativamente de volta para o interior dos terminais pré-sinápticos para ser reutilizado no impulso seguinte.
EVENTOS ELÉTRICOS DURANTE A EXCITAÇÃO NEURONAL
Há distribuição uniforme do potencial dentro do soma – importante para somação dos sinais que entram no neurônio a partir de varias fontes. Somente quando a soma de todos os potenciais graduados processados pela proeminência axônica atinge ou ultrapassa o limiar é o que ocorre a produção de um potencial de ação.
Efeitos da excitação pós-sináptica (impulso excitatório): influxo de Na+ (potencial excitatório pós-sináptico – PEPS). Despolarização. Limiar de excitação – potencial de ação gerado no segmento inicial do axônio.
Efeitos de inibição pós-sináptica (impulso inibitório): influxo de Cl- e refluxo de K+ (potencial inibitório pós-sináptico – PIPS). Hiperpolarização.
Somação: descarga ao mesmo tempo ou em rápida sucessão nas terminações liberando neurotransmissores em grande quantidade ou de forma repetida e rápida. Para que a somação ocorra, a célula pós-sináptica deve manter um total continuo de respostas do neurônio, tanto PEPS quanto PIPS, de todos os impulsos aferentes.
Somação espacial: soma dos potenciais pós-sinápticos sucessivos de vários neurônios pré-sinápticos.
Somação temporal: soma dos potenciais pós-sinápticos sucessivos de um mesmo neurônio pré-sinápticos.

Continue navegando

Outros materiais