Buscar

Filme Album de familia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia das Relações Familiares 
Filme “Álbum de Família”
A família é o instrumento socializador que media a relação entre o indivíduo e o resto do mundo. É o primeiro modelo que temos para começar a nos relacionar: um ponto de partida social que, em muitos casos, tem uma influência que vai muito além da infância. Neste sentido, Álbum de Família é um filme que materializa uma realidade bem distante daquilo que é idealizado, mas que se repete mais do que gostaríamos de admitir.
 	A proposta deste filme é, portanto, mostrar ao expectador o lado B de um álbum de família, ou seja, aquilo que não costuma aparecer nas fotos, mas que nem por isso deixa de existir: os ódios mútuos, as mentiras e falsificações, os ataques velados ou explícitos, o suicídio, a doença mental, o desejo de destruir e assassinar o outro… Tudo isso está ali explícito neste álbum de família.
O ponto alto do filme é uma conversa entre as mulheres da família, mãe e filhas. A mãe revela como fora tratada por sua própria mãe quando mais nova, deixando claro que estava sendo fiel à forma que aprendeu de se comunicar. Uma pena que as filhas não podiam naquele momento intervir junto a mãe para que ela não tivesse mais a “necessidade” de reproduzir o que aprendeu. Como em qualquer família, quando estamos dentro do sistema, é difícil ter um olhar observador de fora e compreender as razões que movem os comportamentos de cada membro familiar.
Transgeracional significa “entre gerações”. Nesse caso, influência transgeracional é aquilo que gera estímulo entre gerações, a partir de uma troca de informações faladas ou mesmo inconscientes. Dentro desse grupo os estímulos entre gerações podem atuar sobre os integrantes.  Estes estímulos estão geralmente relacionados a um acontecimento difícil na história familiar, e que podemos perceber que é exatamente o que acontece na história do filme.

Outros materiais