Buscar

MARKETING AVALIAÇÃO 1 COM GABARITO

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	8,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A análise SWOT é uma ferramenta importante para que os gestores das mais diversas áreas da organização obtenham uma visão crítica dos ambientes tanto internos como externos, auxiliando no cumprimento da missão da empresa. Sobre essa análise, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Linha de produtos fraca pode ser considerada uma ameaça.
	 b)
	As oportunidades e as ameaças representam questões internas que são de controle da empresa.
	 c)
	Os pontos fortes e fracos representam as questões externas que não são de controle da empresa.
	 d)
	Crescimento de mercados específicos pode ser considerado uma oportunidade.
	2.
	Os profissionais de marketing precisam compreender as vantagens e desvantagens das diferentes mídias no momento de investir nos meios de comunicação, como jornal, televisão, internet, rádio, outdoor, revista etc. Afinal, não basta criar uma campanha com a mensagem correta e não veicular no canal correto. Sobre as vantagens e as desvantagens de determinados meios de comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As vantagens em anunciar no cinema são várias, como custo menor, bom índice de atenção e possibilidade de causar bom impacto audiovisual.
	 b)
	Dentre as desvantagens em anunciar em televisão, temos como exemplo: público pequeno com viés demográfico, impacto relativamente baixo e exposição controlada pelo público.
	 c)
	O meio jornal apresenta diversas vantagens, como período maior para veiculação do anúncio, alta qualidade de impressão, alto custo e cobertura nacional.
	 d)
	Anunciar no rádio apresenta algumas desvantagens, como mídia cara, rápida passagem no vídeo, alto custo e alto nível de saturação.
	3.
	Os benefícios entregues pelos produtos são diferentes de acordo com o valor que se é dado pelo consumidor. Um consumidor de Starbucks, por exemplo, não busca somente o café que está bebendo, mas outros atributos que a marca oferece. Esses atributos categorizam os produtos em níveis diferentes. Sobre essas classificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Produto ampliado é representado por produtos únicos, ou seja, que tenham um diferencial aos demais concorrentes.
(    ) Produto básico existe quando os consumidores recebem algo a mais do que apenas os benefícios iniciais. 
(    ) Produto diferencial representa o mínimo que o consumidor espera de uma oferta. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	4.
	A matriz BCG é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão do profissional de marketing, propondo uma visão geral sobre o estágio em que o produto ou serviço se encontra. Essa visão possibilita a identificação de vantagens e desvantagens que podem influenciar no processo de crescimento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta corretamente as classificações propostas pela Boston Consulting Group para a matriz BCG:
	 a)
	Introdução - Crescimento - Maturidade - Declínio.
	 b)
	Penetração de Mercado - Desenvolvimento de Produtos - Desenvolvimento de Mercado - Diversificação.
	 c)
	Forças - Fraquezas - Oportunidades - Ameaças.
	 d)
	Estrelas - Oportunidade - Vacas Leiteiras - Abacaxi.
	5.
	A tomada de decisões ocorre na vida das pessoas quando precisam consumir um produto ou serviço e a complexidade do que será consumido terá consequências na decisão a ser tomada. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Decisão rotineira.
II- Decisão limitada.
III- Decisão extensiva.
(    ) Ao comprar sal no supermercado, Ricardo realizou a compra do produto mais barato e não fez comparação de marcas.
(    ) Ao pesquisar em cinco concessionárias de veículo, Patrícia fez a comparação dos modelos que conheceu em termos de consumo, conforto, espaço interno e custo de manutenção, para após isso definir qual veículo escolheria.
(    ) Júlio precisa comprar uma calça nova e foi até uma loja de departamentos. Chegando ao setor, verificou que haviam seis marcas em oferta. Provou todas elas e mais algumas que não estavam em oferta. Escolheu a da marca mais "famosa".
(    ) O computador de Florinda parou de funcionar. Ao levar na assistência técnica, o profissional disse que sairia mais caro consertar do que ela comprar um novo, já que seu computador estava obsoleto. Como o computador tinha seis anos de uso, Florinda decide fazer uma pesquisa em algumas lojas. Pegou panfletos com valores e especificações técnicas e após fazer uma comparação, realizou a compra de um novo computador duas semanas depois.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - I.
	 b)
	III - II - II - III.
	 c)
	I - III - II - III.
	 d)
	II - III - I - II.
	6.
	A empresa TK, localizada em um grande centro, possui em seu mix de produtos tecidos de diversas cores para ternos masculinos de alto padrão. Considerando a necessidade de analisar as variáveis do marketing, a empresa colocou em prática o modelo dos 4As: análise, adaptação, ativação e avaliação. Ao utilizar este modelo, é possível estudar questões fundamentais das estratégias de propaganda para serem colocadas em prática de acordo com seu público-alvo. Este tipo estratégia está inserido em qual etapa do modelo?
	 a)
	Adaptação.
	 b)
	Análise.
	 c)
	Avaliação.
	 d)
	Ativação.
	7.
	O marketing é fundamental no ambiente organizacional, pois influencia diretamente no crescimento econômico das organizações. Estratégias coerentes de marketing contribuem para a valorização dos produtos e serviços pelos consumidores, consequentemente, aumentando as vendas de uma empresa e gerando receita. Sobre a receita gerada por um produto ou serviço, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A relação de troca entre um cliente e fornecedor depende apenas do preço justo.
	 b)
	Valor e custo têm significados iguais no ambiente organizacional, porém são utilizados em contextos diferentes.
	 c)
	Valor significa o montante que o cliente dará para satisfazer as suas exigências e necessidades ao menor custo possível de aquisição, propriedade e de uso.
	 d)
	O custo é o preço do produto ou serviço e pode ser definido considerando o lucro necessário da empresa, desconsiderando as necessidades do consumidor.
	8.
	O processo de compra nem sempre apresenta o mesmo envolvimento dos consumidores. O envolvimento de um consumidor para a compra de uma bala na padaria é extremamente diferente do envolvimento deste mesmo consumidor para a compra de um aparelho celular, por exemplo. Sobre os tipos de decisões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As decisões rotineiras tem baixo envolvimento, em que poucas opções de marcas e produtos são avaliadas para a compra.
(    ) As decisões extensivas tem envolvimento moderado, em que várias opções de marcas e produtos são avaliadas para a compra.
(    ) As decisões limitadas tem envolvimento alto, em que muitas opções de marcas e produtos são avaliadas para a compra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	V - V - V.
	9.
	O lançamento de produtos no mercado depende de ações integradas de comunicação, chamada de comunicação integrada de marketing. Nela, constam variadas estratégias, como propaganda, relações públicas ou promoção de vendas. Sobre essas estratégias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A promoção de vendas é a interação pessoal com os possíveis compradores.
(    ) A propaganda é a utilização pelo correio ou e-mail para se comunicar diretamente com o consumidor.
(    ) O marketing direto é qualquer forma paga de promoção não pessoal de ideias, mercadores ou serviços.
() As relações públicas representam as ações variadas pensadas para fortalecer a imagem da marca em diferentes públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	10.
	Definir as estratégias de marketing é fundamental para atender os objetivos estratégicos, como "Gerar lucros de 10% nos próximos 12 meses" e "Conseguir 20% de participação no mercado até 2010". Assim, é definida uma série de ações que possam gerar resultados positivos. Sobre as estratégias de marketing, analise as sentenças a seguir:
I- Uma estratégia de sucesso realizada por uma organização certamente dará certo para outra organização, independente de a personalidade ou produto serem diferentes.
II- Estratégias de marketing podem envolver todos os colaboradores de uma organização, independente do nível hierárquico.
III- A informação é fundamental para a definição de estratégias de marketing em uma organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
1=D
2=A
3=A
4=D
5=C
6=D
7=C
8=A
9=D
10=B

Continue navegando