Buscar

Giárdia Lamblia: Parasita Intestinal

Prévia do material em texto

Giárdia lamblia
O gênero Giardia possuem flagelos e um parasitas do intestino delgado de mamíferos,aves, repteis e anfíbios, tendo sido o primeiro protozoário intestinal humano a ser reconhecido, as denominações Giardia lamblia , giárdia duodenalis,Giardia intestinalis tem sido empregadas como sinonímia, particularmente para isolados de origem humana. A Giárdia lamblia e reconhecida como um dos principais parasitos do homem, principalmente nos países em desenvolvimento a giardíase e uma das causas mais comuns de diarreia entre crianças, que em consequência da infecção , muitas vezes apresentam problemas de má nutrição e retardo no desenvolvimento. 
Giardíase 
Giardíase e uma infecção intestinal causada por um protozoário flagelado chamado Giárdía Intestinalis ou Giardia duodenale, ou mais conhecido por Giádia Lamblia.
È um parasita com duas formas 
Trofozoitos forma ativa reproduz no hospedeiro
Cisto forma infectante resistente do parasita 
Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade. A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giárdia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos. 
Ciclo da Giardia Lamblia
Após a ingestão do cisto. Ocorre o desencistamento que é iniciado no meio acido do estomago e completa no duodeno e jejuno e chega no intestino delgado e se transforma em trofozoíta, onde se reproduz por divisão binaria e multiplicam-se dentro do intestino delgado do paciente contaminado, aderindo a parede intestinal e se alimentam da comida que passa. Quando o parasita chega ao intestino grosso, ele completa o ciclo e volta a forma de cisto, pois este é o único meio de sobreviver no meio ambiente após a sua eliminação nas fezes.
Transmissão
Beber água e tomar banho em águas contaminadas
Pessoa/pessoa contato homossexual 
Alimentos contaminados por cisto levados por moscas e baratas
Contaminação de alimentos por mãos mal lavadas é mais comum com alimentos crus ou contaminado depois de preparados 
Creches e instituições de idosos onde há pouca preocupação com higiene.
Sexo anal.
Contato com fezes de humanos, cães e gatos contaminados
 Manipulação do solo contaminado sem a devida limpeza das mãos após 
A Giardíase pode apresentar um aspecto clinico diverso que varia desde indivíduos assintomáticos e sintomáticos que pode apresentar um quadro de diarreia aguda ou alto limitante ou um quadro de diarreia persistente.
Sintomas 
Diarreia, normalmente bem líquida gordurosa, chamada de este atorreia( fezes com gordura)
Cólicas abdominais
Mal-estar
Flatulência 
Náuseas e vômitos
Emagrecimento
Um dos principais problemas da infecção pela Giárdia é a síndrome de má absorção, caracterizada clinicamente pela perda de peso e esteatorreia. O paciente com giardíase apresenta dificuldade em digerir gorduras e vitaminas. Até 40%dos pacientes desenvolvem intolerância a lactose.
Prevenção 
Saneamento básico 
Ingerir só agua tratada ou fervida
Ter boa higiene 
Lavar bem as mãos após usar o banheiro e troca de fraldas
Lavar bem os alimentos 
Notificar se souber de surto de Giárdia 
Diagnostico 
Através do exame parasitológico de fezes com a coleta de pelo menos 3 amostras de fezes aumenta a chance de encontrarmos cistos 
	TRATAMENTO DA GIARDÍASE
O tratamento pode ser feito com as seguintes drogas (doses para adultos):
Tinidazol (Fasigyn)
Secnidazol.
Metronidazol (Flagyl) 
Albendazol
Neves

Continue navegando