Buscar

relatorio eqg

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Taís dos Santos Gonçalves 
Matrícula: 19111020101
Polo: Petrópolis
 Prática 2 – REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO 
1- Objetivo: 
- Utilizar conhecimentos teóricos adquiridos durante das aulas para representar as equações de oxi-redução, a partir da observações nas praticas identificar os seus agentes. 
- Fazer identificação de reações químicas através de transferência de elétrons em processos químicos distintos, com ou sem a geração de energia. 
- Observar a transferência de elétrons entre o cobre e o zinco a partir da construção de uma pilha. 
2 – Introdução:
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A obtenção de metais através de processos metalúrgicos, assim como a sua corrosão quando expostos ao ambiente e a queima de combustíveis para a geração de energia são alguns dos exemplos de processos que envolvem reações de oxirredução.
O significado primitivo da palavra oxidação foi o de reação com o oxigênio e mais tarde, o termo foi ampliado para alguma reação na qual uma substância ou espécie perde elétrons.
Redução é um ganho de elétrons. A redução é o oposto da oxidação.
Quando uma substância é oxidada, o número de oxidação de, pelo menos, um dos seus átomos aumenta, são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o número de oxidação de, pelo menos, um dos seus átomos diminui, pois elétrons são ganhos.
Em uma reação redox, a substância que ganha elétrons é chamada de agente oxidante, e aquela que perde elétrons, agente redutor. Elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante, portanto, uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução.
O Nox é a carga elétrica que o elemento adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui.
3- Materiais:
Parte I (Limpeza de objeto de cobre)
 Reagentes
● ácido acético diluído a 4% (vinagre)
● Cloreto de sódio - cerca de 2 g (sal de cozinha)
● ketchup
● Álcool
● 4 Moedas de cobre (1 ou 5 centavos – Preferência para as mais escuras e
tonalidades parecidas)
 Materiais
● 1 Placa de aquecimento
● 4 Becheres pequenos (50ml)
● 1 pinça
● Papel toalha
Parte II (Limpeza de objeto de prata)
Reagentes
● pedaço de papel de alumínio
● objeto pequeno de prata já oxidado (escurecido)
● pedacinho de sabão de côco
 Materiais
● 1 Placa de aquecimento
● 1 Becher de 50 mL
● 1 pinça
● Papel toalha
Parte III (Construção de uma pilha) 
 Reagentes
● ácido acético a 4%
● sal de cozinha
 Materiais
● 1 Becher de 100 mL
● Um eletrodo de cobre, pode ser uma haste ou uma moeda de cobre (da experiência do procedimento 1).
● Um eletrodo de zinco (clips novo).
● Dois pedaços de fio de cobre (cerca de 15 a 20 cm cada).
● um medidor de corrente (voltímetro) ou um led – (opcional).
4- Procedimento:
 Para prática I - usamos um becher pequeno, colocamos, álcool ( aproximadamente 100 ml) e quatro moedas de cinco centavos, deixamos em repouso por dois minutos. Para que gorduras, e outras sujeiras pudessem ser removidas. Depois retiramos as moedas com o uso de um pinça. Colocamos as moedas sobre algumas folhas de papel higiênico para secar o
álcool. Separamos três moedas e colocamos cada uma em um becher e acrescentamos em cada um 10 ml de vinagre. Sendo no primeiro becher acrescentamos além do vinagre, o auxílio de uma espátula adicionamos uma pitada de cloreto de sódio (sal de cozinha), mechemos até que o cloreto de sódio fosse dissolvido e deixamos em repouso por dois minutos. No segundo becher, que também colocamos vinagre, aquecemos sobre a placa de aquecimento por dois minutos. Já o terceiro becher, deixamos em repouso apenas com o vinagre por dois minutos. Para a quarta moeda que ainda não tínhamos usado (a que ficou sobre o papel), cobrimos metade dela com Ketchup e também deixamos em repouso por dois minutos. Passados os dois minutos, tiramos as moedas dos becheres, e fizemos algumas observações em relação ao aspecto que cada uma possuía.
Para a parte II, usamos um becher e colocamos um garfo de prata que estava oxidada (escurecida), adicionamos 30 ml de água, pedaços de sabão de coco e papel-alumínio em pedaços de papel alumínio. Colocamos o becher sobre a placa de aquecimentos de deixamos ferver por alguns minutos. Depois desse processo observamos que apenas a ponta do garfo clareou, o restante continuava oxidado.
 Fizemos também uma pilha, que foi a parte III da prática, usamos dois fios de cobre com as extremidades descascadas. Para um fio, prendemos em uma de suas extremidades, um pedaço de zinco (clip novo) e no outro fio prendemos uma moeda de 5 centavos (pedaço de aproximadamente 5 cm de fio de cobre descascado). Em um becher de 100 ml adicionamos 30ml de ácido acético, e com o auxílio de uma espátula, colocamos uma pitada de sal (aproximadamente 2 g). Colocamos os fios com os eletrodos presos em suas pontas na solução do
becher. Depois de um tempo, nas extremidades dos fios que estavam para fora do
becher, colocamos um voltímetro.
5- Observações:
- Na parte I podemos observar que inicialmente, antes de passar pelos processos de limpeza as moedas estavam escurecidas.
- Após passar pelos procedimentos de limpeza podemos observar que a moeda que ficou na solução de cloreto de sódio e vinagre foi a que ficou mais limpa.
- A moeda que foi apenas aquecida não sofreu redução.
- A moeda que ficou apenas em repouso também não sofreu mudanças que pudesse ser vista apenas a olho nu .
- Na moeda em que colocamos na metade dela ketchup, a parte que recebeu a substância clareou bastante, não tanto como na que continha cloreto de sódio e vinagre, mas não ficou tão escura quanto as demais.
 - Na parte II, podemos observar que apenas a ponta do garfo clareou, o restante continuou escurecido, porém clareou muito pouco.
- Já na parte III, vimos que os fios com eletrodos, junto com a solução possibilitou a geração de energia.
6- Resultados e cálculos:
a) As moedas de cobre, com o tempo e manuseio, formam uma camada escura sobre a sua superfície, responda qual o nome do produto formado e sua fórmula química.
Resposta: O produto formado sobre as moedas é o oxido de cobre, sua fórmula é CuO.
b) Qual o objetivo da adição de sal ao ácido acético para a limpeza da moeda?
Resposta: Quando adicionamos sal e vinagre e observamos que a limpeza da moeda acontece rapidamente, eles são agentes oxidantes, fizeram com que o oxido de cobre diminuísse.
Quando adicionamos cloreto de sódio junto com vinagre facilita a limpeza da moeda da moeda, pois os íons Cl- reagem com íons Cu+ formando um cloro complexo de cobre.
c) Pesquise de que forma o ketchup age sobre a superfície da moeda
deixando-a limpa.
Resposta: O Ketchup possui em sua composição vinagre e sal que reagem quimicamente com o óxido de cobre fazendo a limpeza da moeda.
Ao colocamos o ketchup faz a limpeza da moeda é facilitada pois íons Cl- reagem com íons Cu+ formando um cloro complexo de cobre.
d) Compare o aspecto das moedas em cada experimento e o tempo para a
remoção da camada escura. Expresse aqui os seus resultados.
Resposta: No número 1 podemos observar que a moeda que ficou na solução de cloreto de sódio e vinagre foi a que ficou mais limpa. Desse modo notamos que ela sofreu redução.
No número 2, a moeda que ficou apenas foi apenas aquecida não sofreu mudanças que pudéssemos ver.
No número 3, a moeda que ficou apenas em repouso também não sofreu mudanças que pudéssemos.
No número 4, a moeda que colocamos na metade dela ketchup, a parte que recebeu a substância clareou bastante, não tanto como na que continha cloreto de sódio e vinagre, mas não ficou tão escura quanto as demais. Isso aconteceu
pois mesmo que o ketchup tenha em sua composição vinagre e sal é em pouca quantidade e não estão sozinhos, pois existes outros componentes. Desse modo não foi possível um redução igual a do número 1.
e) O que você observou sobre o objeto de prata?
Resposta: Observei que o objeto de prata estava oxidado (escurecido) ao ser fervido com alumínio e sabão de coco ele sofreu redução apenas em seu fecho. Isto é apenas o fecho clareou. Observei que o alumínio foi o agente redutor.
f) Qual a função do papel-alumínio na limpeza do objeto de prata?
Resposta: O alumínio faz ao íon da prata seja reduzido, com a oxidação do alumínio os elétrons que a prata perdeu são recuperados, voltando a ser Ag0.
g) Para cada experimento que você realizou, escreva as reações químicas que ocorreram, identificando quais elementos estão oxidando e quais estão reduzindo.
Resposta: Na parte II, a prata reduziu (recebeu elétrons), visto que clareou. E o alumínio
oxidou(deu elétrons).
Al+Ag AlAg
Na parte III, o zinco sofreu oxidação (deu elétrons), e o cobre reduziu (recebeu
elétrons).
Zn + Cu ZnCu
h) Quais as reações que ocorrem ao colocarem os eletrodos de Zn e Cu dentro
da solução de ácido acético e NaCl?
Resposta: O zinco oxida (perde elétrons) e o cobre reduz (recebe elétrons).
Cada vez que se um zinco oxida, um cobre se reduz.
Enquanto a massa do cobre aumenta; a do zinco diminui, pois o Zn vai convertendo em Zn2+ formando sulfato de zinco perdendo massa. A produção de corrente elétrica diminui à medida que a concentração do eletrodo de zinco aumenta e a do eletrodo de cobre diminui. Em relação à ponte salina, a função desta é permitir o transporte de cargas de uma solução para a outra. A medida que se vão acumulando as cargas positivas (Zn2+) no eletrodo de sulfato de zinco, o Cl- da solução aquosa de NaCl compensa o balanço de cargas.
i) Como é produzida a força eletromotriz de uma pilha?
A força eletromotriz é a diferença potencial de uma pilha. Que podemos pedir usando um voltímetro.
Resposta: Existe um potencial de redução e um potencial de oxidação em ambos os eletrodos
que compõem a pilha.
Na pilha de Daniell, que foi a que construímos na parte III, os eletrodos são de zinco
e de cobre. Observamos que o zinco sofreu oxidação, isto é, doa elétrons para o cobre, sendo, assim, o ânodo. O eletrodo de cobre, funciona como o cátodo, recebendo elétrons e se reduzindo.
A força eletromotriz em uma pilha é produzia através de uma reação de oxirredução.
7- Conclusões:
- Na parte I, podemos observar de inicio, antes de passar pelos processos de limpeza as quatro moedas estavam oxidadas. E depois de passar pelos processos de limpeza algumas sofreram redução, umas mais aparente outras não.
- A moeda que recebeu cloreto de sódio e vinagre foi a que sofreu maior redução, pois foi a que entre as 4 moedas ficou mais clara.
- A moeda que recebeu em sua metade ketchup também sofreu redução, clareou um pouco ( não igual a que recebeu cloreto de sódio e vinagre). Isso aconteceu pois o Ketchup possui em sua composição vinagre e sal que reagem quimicamente com o óxido de cobre fazendo a limpeza da moeda. Porém ketchup possui outras substâncias além de cloreto de sódio e vinagre. Sendo assim a quantidade de cloreto de sódio e vinagre não foi suficiente para uma redução igual a da moeda que recebeu apenas vinagre e cloreto de sódio.
- Observamos que a limpeza da moeda foi facilitada pela adição de pequena
quantidade cloreto de sódio ( NaCl) ao vinagre, uma vez que íons Cl- reagem com
íons Cu+ formando um cloro complexo de cobre.
- Vimos que a moeda que ficou apenas no vinagre não teve, aparentemente
uma grande limpeza.
- A moeda que ficou em vinagre e foi fervida, também não observamos,
diferença em sua cor.
- Na parte II, podemos observar que apenas a ponta do garfo clareou, o restante não. Ou seja, apenas o fecho sofreu redução, o restante ainda estava escurecido. Notamos que esse fato pode ter acontecido pois deveríamos ter deixado o objeto mais tempo sobre fervura. Ou deveríamos ter acrescentado maior quantidade de alumínio.
- Na parte III, o zinco oxidou (perde elétrons) e o cobre reduziu (recebe elétrons). Cada vez que um zinco oxida, um cobre se reduz.
- Caso não tivéssemos adicionada cloreto de sódio não teríamos a pilhas, pois é o NaCl que cria à ponte salina, cuja função é permitir o transporte de cargas de uma solução para a outra. A medida que foi acumulando as cargas positivas (Zn2+) no eletrodo de sulfato de zinco, o Cl- da solução aquosa de NaCl compensava o balanço de cargas. E assim conseguimos obter energia.
8- Referências Bibliográficas:
- http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_pilhas_e_baterias.pdf
- https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/oxidacao-reducao.htm 
- Relatório de instrução da aula, 2019.2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando