Buscar

Aula 2- Atividade

Prévia do material em texto

Os sistema éticos de Aristóteles, São Tomás de Aquino e Kant
Aristóteles
Para Aristóteles todas as coisas tendem a um fim.
A finalidade última de todo ser humano é a Eudaimonia (felicidade).
Para ele o ser humano alcança a felicidade por meio de ações virtuosas, e a ação virtuosa só pode ser alcançada por meio de uma atividade racional, tendo assim razão para evitar os excesso.
São Tomás de Aquino
Segue o sistema aristotélico de que todas as coisas tem um fim.
Para São Tomás de Aquino a finalidade do ser humano é encontrar a verdadeira felicidade, e na sua concepção essa felicidade é encontrada somente em Deus.
Sendo assim, para alcançar a felicidade por meio de ação virtuosa, só é possível pela graça divina.
 Kant
Para Kant o Dever é o Bem: A Boa Vontade é a Vontade de agir por Dever. 
O imperativo categórico, ou da moralidade, determina a ação independentemente de todo o fim a atingir e tem o seu fundamento apenas na consciência moral. 
Ética deontológica como estudo do dever. O ser humano cria regras e deveres, para que assim seja obrigado a seguir. São as ações da vontade autônoma racional em criar essas regras, tendo em vista seus imperativos categóricos.
Os oficiais nazistas poderiam ter se negado a fazer o que fizeram durante a Segunda Guerra?
 Os nazistas eram obrigados ir para a guerra era na verdade um dever matar, eram treinados para isso à cumprir ordens.
 Porém se o nazista teve poder de escolha , que provavelmente teve certamente não participaria de um ato de extrema violência, mais estaria se arriscando a morrer pelos líderes.
 Mais como eram obrigados a matar não poderiam ser condenados moralmente , mais se tratando de ética seriam eticamente condenados pois é errado matar ou ferir alguém, entretanto estariam se defendendo e defendendo suas famílias. 
 Acredito que no Julgamento de Nuremberg, onde os crimes de guerra foram julgados e em sua maioria, senão todos, eram pelas potências do eixos, sendo sempre as derrotadas a serem julgadas e nunca os vitoriosos.

Continue navegando