Buscar

3 ARTES-A Função do Consumo Consciente em Tempos de Crise Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE ARTES
A Função do Consumo Consciente em Tempos de Crise Ambiental
A intensa urbanização vem acompanhada do aumento da demanda pelos mais variados bens de consumo e serviços para atender às necessidades da população, o que tem contribuído fortemente para uma atitude mundial de consumo descontrolada e imediatista e, consequentemente, para uma contínua pressão sobre os diferentes setores econômicos.
Esse insustentável modelo de desenvolvimento é caracterizado pela retirada de recursos naturais mais intensa que a capacidade de regeneração do meio ambiente e tem apontado consequências negativas em escala planetária sem precedentes.
Assim, o debate sobre a atual crise ambiental, resultante das intensas transformações associadas às atividades antrópicas, tem ganhado cada vez mais destaque, em âmbito nacional e internacional. As mudanças climáticas, a poluição atmosférica, a crise hídrica, a preocupante perda de biodiversidade e o acúmulo desenfreado de plásticos nos oceanos são os principais reflexos deste crítico cenário global.
Muito além da necessidade de aumentar os esforços em melhorar as atuais políticas ambientais, há uma urgência em priorizar a mudança de mentalidade e de comportamento em relação ao estilo de vida e nossos hábitos de consumo, como principal solução para um futuro sustentável.
Nesse sentido, o consumo consciente tem papel fundamental nesse processo de mudança, uma vez que consumir não diz respeito apenas ao ato de comprar. Todas as escolhas de consumo, seja de um produto, alimento ou serviço, trazem impactos positivos e negativos para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade como um todo.
Muitas vezes chamado de consumo responsável ou sustentável, o consumo consciente é praticado quando o consumidor, no momento de optar pelo que comprar, de quem e de onde comprar ou de definir formas de uso e de descarte, contribui com a minimização dos impactos negativos de suas escolhas. Assim, o consumo consciente pode ser considerado como uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária que garante o equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade.
Considerando que a mídia tem grande influência na criação de necessidades desnecessárias, estimulando o consumo descontrolado e imediatista, e que, além disso, as empresas tendem a explorar esses impulsos, o consumo consciente pode parecer um objetivo inatingível. Porém, a mudança de comportamento individual relacionada ao ato de repensar o estilo de vida e manter bons hábitos de consumo no dia a dia está associada a ações simples e praticáveis.
Planejar compras – para assegurar o consumo racional e evitar desperdícios –, consumir apenas o necessário – analisando preço, qualidade e optando por produtos duráveis, em vez dos descartáveis –, separar o lixo adequadamente, reutilizar e reciclar e fazer o descarte responsável do que não será mais utilizado contribuem diretamente para a economia de recursos naturais e para a redução da degradação ambiental. Reduzir o consumo de água e energia e avaliar os impactos pessoais, sociais, econômicos e ambientais associados com as escolhas de consumo são algumas ações igualmente imprescindíveis ao alcance do consumo consciente.
Além disso, levar em consideração a responsabilidade socioambiental das empresas é uma prática de extrema importância. Muitas organizações têm buscado modelos de gestão alinhados com o desenvolvimento sustentável, maximizando os impactos positivos de seus processos, produtos ou serviços, no que se diz respeito ao meio social, ambiental e econômico. Assim, trabalham visando à ética e à transparência, investem em matérias-primas menos poluentes ou biodegradáveis, buscam alternativas para melhorar a eficiência energética de seus processos, atuam em projetos de reciclagem e redução de resíduos e promovem projetos de educação ambiental tanto para funcionários, quanto para as comunidades locais. Portanto, valorizar essas empresas é também uma maneira de promover o consumo consciente. 
Diante disso, o consumo consciente é parte de toda sociedade que preza pelo desenvolvimento sustentável. Muito além de ser uma questão de mudança de hábitos e pensamentos, trata-se de uma importante estratégia para enfrentar o atual cenário de crise ambiental global.
Saiba como as suas escolhas alimentares impactam o planeta, acelerando o uso de recursos naturais:
AKATU
Dia da Sobrecarga da Terra: mudar o impacto do seu consumo não é coisa de outro mundo
O Dia da Sobrecarga da Terra ( Overshoot Day) chegou mais cedo neste ano, segundo a Global Footprint Network (GFN) , que faz esse cálculo. Hoje, dia 29 de julho de 2019, é o momento em que a demanda da humanidade por recursos naturais e serviços ecossistêmicos ultrapassa o que o planeta consegue regenerar em um ano.
LEIA MAIS AKATU: ODS e Consumo Consciente: YOUTUBE
ODS e Consumo Consciente
Fazemos muitas coisas no piloto automático. Podemos usar menos água. Ou mudar a forma como nos deslocamos. Precisamos mesmo consumir tantas coisas? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem os caminhos de mudanças concretas para alcançar o futuro que se deseja. E cada um de nós, com atitudes simples no dia a dia, pode contribuir para atingir os ODS.
VISUALIZE EM YOUTUBE- A Economia Circular - Repensando o Progresso: YOUTUBE
A Economia Circular: Repensando o Progresso
Esta animação produzida pela Fundação Ellen MacArthur apresenta de forma concisa e original os princípios básicos da Economia Circular. Saiba mais: www.ideiacircular.com/economia-circular
VISUALIZE EM YOUTUBE
Orientações para Leitura Obrigatória
Panorama do consumo consciente no Brasil: Desafios, barreiras e motivações
AKATU VISUALIZE EM AKATU
Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade
CRIANÇA E CONSUMO VISUALIZE EM CRIANCAECONSUMO

Continue navegando