caso concret 5 tributario
1 pág.

caso concret 5 tributario


Disciplina<strong>direito</strong> <strong>tributrio</strong>4 materiais6 seguidores
Pré-visualização1 página
Aluna: NATHALIA REGINA CARVALHO PEREIRA
Matricula:201504462122
CASO CONCRETO 5 
A União através de lei ordinária isenta tributo do Estado sob o fundamento de que deve fomentar o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte. Comente a legalidade e a Constitucionalidade da referida lei. Embora a nossa Constituição preocupe-se com a tributação das microempresas, tal medida protetiva deverá ser editada por Lei Complementar (Lei 123/2006). Entretanto, no caso em questão a União o fez por Lei ordinária e ainda invadiu o espaço de competência Tributária dos Estados concedendo uma isenção heterônoma o que é vedado pelo art 151, III, CF/88. Tendo exceções conforme dispões os artigos: art.155, § 2º(ICMS); art. 155, X, a (exportações para o exterior); art.156, § 3º,c/c art. 2º, I, da LC 116/2003(ISSQN) e Tratados Internacionais.
 Questão objetiva: Relativamente à competência tributária, assinale a alternativa incorreta. 
a) A União Federal tem competência para instituir impostos extraordinários em caso de guerra. b) Os Municípios têm competência para instituir impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana. 
c) Os Municípios não têm competência para instituir contribuições previdenciárias, pois esta competência é exclusiva da União Federal. (INCORRETA) 
d) As taxas e as contribuições de melhoria são consideradas, pela doutrina, tributos de competência comum. 
letra C
Doutrina: Entende ROQUE ANTONIO CARRAZZA que, mesmo não sendo permitido que a União conceda isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, por meio de lei ordinária, a Constituição Federal de 1988 consagrou duas possibilidades de isenções heterônomas através de Lei Complementar. Entende, contudo, que tal possibilidade está adstrita a estes dois casos, não sendo possível à União conceder isenções de quaisquer outros impostos estaduais ou municipais através de lei complementar.( Curso de Direito Constitucional Tributário - 26ª Ed 2010 - Carrazza, Roque Antonio)