Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
teologia Apol Daniel

Pré-visualização | Página 1 de 1

“A presença de Deus importa na presença da santidade, diante da qual as pessoas sempre se sentem pecaminosas. Isaías sentiu-se exatamente como Daniel quando, no templo, ele também se encontrou com Deus. As únicas palavras que conseguiu expressar foram um verdadeiro grito de confissão, proveniente de uma experiência profunda de humilhação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALLACE, Ronald. S. A mensagem de Daniel. São Paulo: Abu, 1987, p.161.
“Expiar a iniquidade” é um dos elementos da oração de Daniel referente às setentas semanas. De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel - Capítulo 2 - O Livro de Daniel, qual o significado do vocábulo “iniquidade”?  
Nota: 20.0
	
	A
	Desobediência.
Você acertou!
Iniquidade significa desobediência e insubordinação (Livro-base, p. 81).
	
	B
	Obediência.
	
	C
	Justificação.
	
	D
	Fraternidade.
	
	E
	Longanimidade.
Questão 2/5 - Daniel
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“O Messias veio para trazer justiça eterna para o povo de Deus. O evangelho traz mais que perdão de pecados, ele nos deixa limpos e aceitáveis diante de Deus. A justiça perfeita do Messias foi imputada a nós. Fomos justificados. Temos aqui a justiça imputada e a justiça implantada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Hernandes D. Daniel: um homem amado no céu. São Paulo: Hagnos, 2005, p.120.
Jesus morreu pelos nossos pecados. Aquilo que poderia e nos separava de Deus, agora não existe mais. O pecado foi vencido pelo sangue do cordeiro. De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel - Capítulo 2 - O Livro de Daniel, a palavra em grego que corresponde a pecado é:  
Nota: 20.0
	
	A
	kyrios
	
	B
	dikaios
	
	C
	theos
	
	D
	soma
	
	E
	hamartia
Você acertou!
O termo “pecado” em grego é “hamartia” (LIVRO-BASE, p. 80).
Questão 3/5 - Daniel
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Porque Daniel era amado no céu, foi ouvido rapidamente. A resposta é dada de pronto, porque Daniel é um homem muito amado. Sabemos que Deus responde nossas orações por causa de suas muitas misericórdias e não por nossos méritos. Entretanto, a Bíblia diz que o sacrifício dos perversos é abominação ao Senhor, mas a oração dos retos é seu contentamento. A piedade de Daniel moveu rapidamente o céu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  LOPES, Hernandes D. Daniel: um homem amado no céu. São Paulo: Hagnos, 2005, p.119.
A oração feita por Daniel recebeu uma resposta em seis partes, que podem ser divididas em três partes positivas e três negativas. Segundo o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel - Capítulo 2 - O Livro de Daniel, as três partes positivas são:
Nota: 20.0
	
	A
	Fazer cessar a transgressão, dar fim aos pecados, expiar a iniquidade.
	
	B
	Trazer justiça eterna, dar fim aos pecados, expiar a iniquidade.
	
	C
	Dar fim aos pecados, expiar a iniquidade, selar a visão e a profecia.
	
	D
	Trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia, ungir o santo dos santos.
Você acertou!
São três os elementos positivos, a saber, trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia, ungir o santo dos santos (Livro-base, p. 81-82).
	
	E
	Selar a visão e a profecia, dar fim aos pecados, ungir o santo dos santos.
Questão 4/5 - Daniel
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Gostaríamos de frisar outra vez o nosso ponto de vista de que o livro de Daniel foi escrito na convicção de que, na história da salvação, eventos vindouros sempre são prefigurados. Na forma de acontecimentos anteriores e menores, podemos discernir os padrões que serão manifestos nas ocorrências finais. Destarte, nos eventos preliminares menores, Deus produz de antemão uma série de acontecimentos que tipificam aquilo que finalmente há de acontecer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALLACE, Ronald. S. A mensagem de Daniel. São Paulo: Abu, 1987, p.177.
As setentas semanas de Daniel produzem três elementos positivos e três negativos. Um dos elementos positivos só pode ser estabelecido por Deus e está, segundo o livro-base, ligado à primeira promessa. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel - Capítulo 2 - O Livro de Daniel, este elemento positivo é:  
Nota: 20.0
	
	A
	ungir o Santo dos Santos.
	
	B
	dar fim aos pecados.
	
	C
	trazer justiça eterna.
Você acertou!
“Somente Deus pode estabelecer a justiça eterna na Terra, correspondendo à primeira promessa: a de extinguir a transgressão [...]”. (livro-base, p. 81).
	
	D
	expiar a iniquidade.
	
	E
	selar a visão e a profecia.
Questão 5/5 - Daniel
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A palavra do anjo Gabriel fez Daniel lembrar mais uma vez que Deus tinha coisas maiores para considerar do que a volta do povo pelo deserto e a reedificação de Jerusalém. Além disso, a palavra veio a Daniel no sentido de que a numerologia exata no prenúncio de um evento é muito menos importante do que a questão quanto a se vai mesmo acontecer, ou não”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALLACE, Ronald. S. A mensagem de Daniel. São Paulo: Abu, 1987, p.175.
As setenta semanas de Daniel são dadas com objetivos bem precisos. Um deles é “fazer cessar a transgressão”. Em grego, “transgressão” é “anomia”. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História das religiões, Apocalipse e história de Israel - Capítulo 2 - O Livro de Daniel, pode-se traduzir “anomia” também como:
Nota: 20.0
	
	A
	Justiça, fraternidade, solidariedade.
	
	B
	violação da lei, desordem, anarquia