Buscar

Avaliando Aprendizagem 02 - Direito Penal II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604783868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura/SP 2008. MODIFICADA) A premeditação, no ordenamento penal:
	
	
	constitui agravante genérica.
	 
	não tem previsão específica, mas pode atuar como fator de individualização da pena.
	
	constitui causa de aumento de pena
	
	constitui qualificadora do homicídio.
	
	constitui qualificadora do crime de perigo de contágio venéreo (art. 130, § 1º).
	Respondido em 23/09/2019 16:51:29
	
Compare com a sua resposta: RESPOSTA: Não agiu com acerto a Autoridade Policial porque houve na hipótese dez crimes de furto qualificado pelo rompimento de obstáculos e concurso de pessoas, alem do concurso formal imperfeito porque os agentes praticaram uma única conduta visando vários resultados (art. 70, 2a parte do CP)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604784429)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na aplicação da pena:
	
	
	a reincidência pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça.
	
	é possível a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base, segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justiça
	
	o aumento pelo crime continuado deve preceder a diminuição pela confissão espontânea.
	 
	é admissível o reconhecimento de atenuante em razão de circunstância relevante, posterior ao Crime, embora não prevista expressamente em lei.
	 
	pode o juiz limitar-se a uma só diminuição se, no caso, concorrerem as causas de diminuição da tentativa e da semi-imputabilidade do agente.
	Respondido em 15/10/2019 19:09:43
	
Compare com a sua resposta: Não se admite saída temporária ao preso provisório, pois ele não é condenado, nem cumpre pena em regime semi-aberto. Sua prisão tem natureza cautelar e a ele não se aplicam direitos e deveres próprios de quem se encontra cumprindo pena.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604784301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Se a pena imposta ao condenado é superior a 8 anos de reclusão, o regime inicial de cumprimento de pena é:
	
	
	Detencional
	 
	Fechado
	
	Semi-aberto
	
	Aberto
	
	I, IV e V estão incorretas.
	Respondido em 23/09/2019 16:58:55
	
Compare com a sua resposta: A progressão de regime é a passagem de um regime de cumprimento da pena privativa de liberdade mais gravoso para um menos gravoso, o que se dá, para os crimes comuns, mediante o preenchimento de dois requisitos gerais, que são o cumprimento de 1/6 da pena e o bom comportamento. Há ainda requisitos especiais: nos crimes contra a Administração Pública, exige-se a reparação do dano, quando possível, e para a progressão ao regime aberto é necessário que o condenado comprove estar trabalhando ou poder fazê-lo imediatamente, além da prognose favorável. Quanto aos crimes hediondos, a progressão se dará mediante bom comportamento e cumprimento de 2/5 da pena, se primário, ou 3/5, se reincidente, isso para os fatos praticados após a reforma legislativa em 29/03/2007. Os fatos anteriores a esta data, tendo em vista a declaração de inconstitucionalidade, pelo Supremo Tribunal Federal, do regime integralmente fechado, regulam-se pelos critérios gerais dos crimes comuns.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604784444)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa: I - Há unanimidade em reconhecer a autoria mediata quando o agente se utiliza de interposta pessoa que não é imputável, como por exemplo, quando o autor se vale de um menor de 18 anos de idade. II - Há autoria mediata quando o agente se utiliza de interposta pessoa que atua em erro, seja ele vencível ou invencível, deixando em ambos os casos a interposta pessoa de responder pelo fato. III - Não existe a possibilidade de autoria mediata nos delitos de mão própria e nos crimes próprios. IV - Não se pode falar em autoria mediata em crimes imprudentes, ante a ausência de uma ação direcionada para um resultado. Ou seja, não há como conduzir, deliberadamente, um terceiro a obtenção de um resultado que não é pretendido pelo autor mediato.
	
	 
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas;
	
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas;
	
	Todas as assertivas estão corretas;
	
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
	Respondido em 23/09/2019 17:04:32
	
Compare com a sua resposta: A doutrina distingue algumas espécies de reincidência. a) Real - Quando o agente comete novo crime após ter efetivamente cumprido a totalidade da pena pelo crime anterior (e antes do prazo de cinco anos) b) Ficta - Agente comete novo crime após ter sido condenado definitivamente, mas antes de ter cumprido a totalidade da pena do crime anterior. c) Genérica - Quando os crimes praticados pelo agente são de espécies distintas. d) Específica - Quando os dois crimes praticados pelo condenado são da mesma espécie.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604784037)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Delegado SP-2008. Nâo configura requisito para a existência do concurso de agentes:
	
	
	a pluralidade de condutas.
	
	a relevância causal de cada conduta.
	
	o vínculo subjetivo.
	 
	o acordo prévio entre os agentes.
	
	a infração única para todos os concorrentes.
	Respondido em 23/09/2019 17:10:05
	
Compare com a sua resposta: A menoridade do réu reduz a prescrição pela metade, de modo que entre a sentença e o acórdão ocorre a prescrição superveniente da pretensão punitiva estatal.

Continue navegando