Buscar

Apol discusiva Sociologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
As transformações pelas quais o mundo passou nos séculos XVIII e XIX trouxeram uma série de questões sociais à tona. Para compreender esse novo contexto social surgiu a sociologia como ciência.
Sendo assim apresente duas dessas transformações que contribuíram para o surgimento da sociologia.
	O aluno deve apontar duas das seguintes transformações:
- substituição da religião pela ciência como fonte de explicação do mundo;
- mudanças na organização do mundo do trabalho: separação das tarefas e controle do processo de produção;
- industrialização;
- crescimento das cidades;
- individualismo como valor social; 
- divisão social do trabalho baseada na propriedade dos meios de produção.
- consolidação do capitalismo como modo de produção predominante;
- papel do estado na organização da vida social.
Resposta: A Revolução Francesa e revolução Industrial
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
A Sociologia como ciência nasce no mesmo contexto de consolidação do capitalismo como modo de produção predominante na sociedade ocidental, e esse contexto a influenciou significativamente. Por esse motivo, ao longo do tempo a Sociologia tem produzido conhecimentos importantes para o mundo da Administração.
Sendo assim, apresente uma definição do que é a sociologia, e ao menos uma contribuição que ela pode oferecer ao trabalho dos administradores.
	É a tentativa de compreensão e explicação da realidade social a partir de métodos científicos.
Algumas contribuições ao trabalho do administrador:
- Entender a sociedade permite compreender as relações, a forma de pensar, sentir a agir das pessoas tanto na vida pessoal como na vida profissional;
- Conhecer como as pessoas vivem e interagem contribui para conhecer suas necessidades atuais e futuras.
- conhecer como as instituições sociais, os grupos e as interações sociais ocorrem ajuda o administrador a fazer parte importante do seu trabalho: a gestão de pessoas, entre outras.
Resposta: Os conceitos de Marx, onde o crescimento humano igualitário vem em primeiro plano, tendo uma visão mais amola da sociedade em geral, para podermos trabalhar no sentido de constituir dignidade, para que o direito de um não ultrapasse o direito dos outros. Devemo antes pensar no bem comum, pois o que move o mundo é a sociedade.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
A explicação da sociedade capitalista elaborada por Karl Marx está baseada nos seus conceitos de força produtivas e de meios de produção.
O que são cada um desses elementos do capitalismo, e qual seu papel na explicação elaborada pelo autor citado?
	Para Marx as forças produtivas são formadas pelos elementos que organizam o trabalho. Incluem a força de trabalho, as tecnologias, máquinas, as fontes de energia e matéria-prima.
As relações de produção referem-se ao modo que o trabalho é organizado na sociedade e às relações entre os envolvidos no processo de produção. Incluem a propriedade privada, a distribuição da riqueza e as classes sociais.
para o autor são as contradições entre as forças produtivas e as relações que produção que explicam as principais características da sociedade capitalista.
Resposta: Explica-se que na visão de Max a especificidade do capitalismo está em produzir mercadorias visando o acumulo e a reprodução de riqueza social, de forma a assegurar a apropriação privada da riqueza pelos proprietários dos meios de produção. Sociedade de mercado - liberdade de venda e compra de bens, serviços e capital por parte dos agentes econômicos (empresas e instituições).
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Emile Durkheim é considerado o primeiro sociólogo a estabelecer um modo para estudar a sociedade baseado em métodos e conceitos científicos .
Sendo assim, apresente e explique ao menos dois elementos, conceituais e/ou metodológicos da sociologia de Durkheim. Em seguida apresente um exemplo de como esse pensador pode contribuir com o trabalho do administrador.
	- fato social: maneiras de agir, pensar , sentir, compreender e interpretar a realidade e que são impostas ao indivíduo pela sociedade.
- o fato social deve ser estudado como um objeto sobre o qual se pode fazer descobertas com base nos métodos das ciências naturais;
- a sociedade é vista como mais importante e mais forte que o indivíduo;
O exemplo elaborado deve mostrar algum desses conceitos de forma clara.
Resposta: Durkheim considera a divisão do trabalho uma condição essencial para a existência da sociedade, pois apresenta uma função econômico e moral, já que sua verdadeira função é criar entre duas pessoas um sentimento de solidariedade. Ao analisar a divisão do trabalho social, compreende que a solidariedade tradicional orgânica da sociedade moderna, apoiada na necessidade mútua e na contribuição de cada homem à vida coletiva em que ele tem parte distinta. 
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Max Weber contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Sociologia como uma ciência que estuda a sociedade, desenvolvendo conceitos e métodos próprios para tal fim, e que se diferenciam das características das ciências naturais, criando assim uma ciência propriamente social.
Dentre suas principais contribuições estão o conceito de ação social e o método do "tipo ideal". Explique cada um deles.
	A ação social para Weber é aquela que é orientada pela ação dos outros, sejam indivíduos, a coletividade ou mesmo uma organização. A ação para ele só é social quando dirigida por um sentido ou propósito que serelaciona com algo que vai além do indivíduo. por exemplo: caminhar até o ponto de ônibus é uma ação, mas não é uma ação social. Para compreender essa ação como ação social temos que levar em conta os motivos dela: ir para o trabalho, ir a uma atividade de lazer; ir ao culto em uma igreja; ir a uma manifestação política, e assim por diante. Esses motivos ou sentidos dão um caráter totalmente diferente a essa simples ação, tornando-a verdadeiramente social.
O "tipo ideal" não é algo a ser alcançado, como geralmente utilizamos no dia-a-dia. É uma construção teórica baseada em aspectos históricos. A análise sociológica consiste em compreender uma determinada sociedade verificando o quanto ela se aproxima ou se afsta desse "tipo ideal". É um recurso metodológico.
Resposta: 1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim este é, então racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim; 2. Ação social racional com relação valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético; 3. Ação social afetiva, em que conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo,etc.,e 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábito arraigados. ( observe que as duas últimas são irracionais).

Outros materiais