Buscar

Estudo Dirigido de Sistema Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Sistema Nervoso:
1. Para que serve o sistema nervoso?
Resposta: Ele é o responsável pelo ajustamento do organismo ao meio ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
 O sistema nervoso humano, além de ser o centro das emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interage este com o ambiente; recebendo estímulos, interpretando os e elaborando respostas.
 
2. Como é formado o neurônio? Quais os tipos de neurônios:
Resposta: É formado basicamente por três partes: dendrito, corpo celular e axônio (ou chamada fibra nervosa). As mensagens geradas pelo núcleo e outras partes contidas no corpo celular são conduzidas pelo axônio.
Os neurônios são as células do sistema nervoso que conduzem os impulsos elétricos. Possuem um corpo celular (com núcleo), os dendritos (que recebem a informação do neurônio anterior) e o axônio (que leva a informação recebida até o próximo neurônio).
Tipos de neurônios:
- Unipolar, bipolar, pseudo-unipolar e multipolar (variação clássica)
- Sensitivo, motor e associativo (variação funcional)
3. Existem outas células, além dos neurônios que formam o sistema nervoso?
Resposta: Sim, existem basicamente dois tipos celulares, os neurônios e as células gliócitas ou glias, com numerosas subdivisões em casa um desses tipos.
4. O que é potencial de ação?
Resposta: É caracterizado como um evento elétrico que ocorre em células excitáveis. Este processo desencadeia uma inversão na variação do potencial da membrana da célula. Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o potencial de ação, por exemplo: os neurônios, células musculares e células secretoras.
5. O que é sinapse?
Resposta: As sinapses são articulações terminais, estabelecidas entre: neurônio e neurônio (interneurais), neurônios e fibra muscular (neuromuscular) e neurônio e célula glandular (neuroglandular).
Os neurônios não se comunicam diretamente com outros neurônios, nem com músculos ou glândulas. Existe entre eles um espaço denominado sinapse, onde o neurônio transmite um impulso para outro, através de mediadores químicos ou neurotransmissores (ex:adrenalina e acetilcolina).
Parte 2: 
1- O q é sinapse? Quais os tipos?
R: Os neurônios, principalmente através de suas terminações axônicas, entram em contato com outros neurônios, passando-lhes informações. Os locais de tais contatos são denominados sinapses. No sistema nervoso periférico, terminações axônicas podem relacionar-se também com células musculares (esqueléticas, cardíacas ou lisas) e células secretoras ( em glândulas salivares, por exemplo), controlando suas funções. Os termos sinapses são usados para denominar tais contatos. Reconhecem-se dois tipos de sinapses quanto à morfologia e ao modo de funcionamento, são elas as sinapses elétricas e químicas. 
2- Defina sinapses elétrica e química.
R: As sinapses elétricas são raras em vertebrados e exclusivamente interneurais. Nessas sinapses as membranas plasmáticas dos neurônios envolvidos entram em contato conservando espaço iônico, isto é, ocorre comunicação entre eles de apenas 2,3 mm. No entanto há acoplamento iônico, isto é, ocorre comunicação entre os dois neurônios, através de canais iônicos concentrados em cada uma das membranas em contato. Esses canais projetam-se no espaço intercelular, justapondo-se de modo a estabelecer comunicações intercelulares, que permitam a passagem direta de pequenas moléculas, como íon, do citoplasma de uma das células para o da outra. Tais junções servem para sincronizar a atividade de grupos de células e são encontradas em outros tecidos, como o epitelial, muscular liso e cardíaco, onde recebem o nome de junção de comunicação. Elas não são polarizadas ao contrário das químicas, ou seja, a comunicação entre os dois neurônios se faz nos dois sentidos.
	A grande maioria das sinapses interneurais e todas as sinapses neuroefefivadoras são sinapses químicas, ou seja, a comunicação entre os elementos em contato depende da liberação de substancias químicas denominadas neurotransmissor.
3- Quais os componentes que participam de uma sinapse química?
R: Entre os neurotransmissores conhecidos estão a acetilcolina, certos aminoácidos como a glicina, o glutamato, o aspartato, o ácido gama-amino-butírico ou GABA e as monoaminas dopomina, nasoadrenalina, adusalina e histamina. Sabe-se que muitos peptídeos também podem funcionar como neurotransmissores, como o grupo químico da morfina, entre elas a endorfina.
4- Com o ocorre à sinapse química?
R: As sinapses químicas caracterizam-se por serem polarizadas, ou seja, apenas um dos dois elementos em contato, o chamado elemento pré-sinaptico possui o neurotransmissor. Este é armazenado em vesículas especiais, denominadas vesículas sinápticas, identificáveis apenas à microscopia eletrônica, onde apresentam morfologia variada. O tipo de vesícula sináptica predominante no elemento pré-sináptico depende do neurotransmissor que o caracteriza. Quando o elemento pré-sináptico libera como neurotransmissor principal, acetilcolina ou aminoácido, ele apresenta , predominantemente, vesículas agranulares.
5- Quais são as 4 formas que o neurotransmissor pode ser removido da fenda sináptica?
R: A remoção do neurotransmissor pode ser feita por ação enzimática. É o caso da acetilcolina, que é hidrolisada pela enzima acetilcolesterase em acetato e colina. Provavelmente proteases são responsáveis pela remoção dos peptídeos que funcionam como neurotransmissores ou neuromoduladores. Já no caso de inativação, é a recaptação do neurotransmissor pela membrana plasmática do elemento pré- sináptico através de mecanismo ativo e eficiente. Essa captação pode ser bloqueada por drogas. 
Parte 3 : Telencéfalo (cérebro)
1.Explique o que é corpo caloso:
R:Corpo caloso é uma estrutura cerebral de cor branca, que faz a conexão entre os 2 hemisférios(direito e esquerdo) do cérebro dos seres humanos. O corpo caloso é formado por diversos feixes de fibras neurais de comunicação( conjunto de axônios e dendritos). Ele está localizado na região central de cérebro humano, sendo que estes feixes passam de um lado para o outro.
2.Defina Córtex cerebral:
R:Córtex cerebral é a fina camada de substância cinzenta que recobre o cérebro. É composto de diferentes camadas mais ou menos numerosas de acordo com a região do hemisfério coberto. O córtex cerebral controla o que chamamos de funções nervosas elaboradas e está agrupado em áreas com funções diferentes, principalmente sensoriais, motoras e de associação. Ele está envolvido em várias funções cognitivas, incluindo o tato, a linguagem, as ações voluntárias de habilidades motoras e de memória.
3.Desreva a classificação das áreas cerebrais:
R: O cérebro humano pode ser dividido em áreas de projeção e áreas de associação. As áreas de projeção são as chamadas áreas primárias e relacionam-se diretamente com a sensibilidade ou com a motricidade, elas podem ser divididas em áreas sensitivas primárias e áreas motoras primárias. As áreas de associação são aquelas que não se relacionam diretamente com a motricidade ou a sensibilidade, são as áreas secundárias. 
4.Como chama-se o giro que corresponde a área somestésica da área sensitiva primária? E o giro motor que corresponde à área motora primária?
R:O giro que corresponde à área somestésica da área sensitiva primária é o giro pós-central , que é responsável pela sensação das informações vinda dos receptores e proprioceptores(órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos). O giro motor que corresponde à área motora primária é o giro pré-central , responsável pela execução do ato motor voluntário.
5.Quais são as áreas que correspondem a sensibilidade especial?
R : Área visual (lobo occipital); área auditiva(situada no giro temporal superior); área vestibular(lobo parietal); área olfatória(localizada nogiro parahipocampal); área gustativa(próximo a região da língua do homúnculo sensitivo).
6.Como chama-se as áreas secundárias sensitivas? E as áreas motoras secundárias?
R:-Área de associação secundária sensitiva: Área somestésica secundária ; área visual secundária; área auditiva secundaria.
 - Área de associação secundária motora: área pré-motora; área motora suplementar.
7.Quais são as estruturas que compõem o sistema límbico?
R:As estruturas límbicas formam um anel em volta do tálamo, em forma de C , localizada na porção medial do hemisfério. São elas:
*Hipotálamo: sono e libido;
*Tálamo: emoções e estado de vigília;
*Giros: cíngulo,parahipocampal (emoções);
*Hipocampo: memória;
*Amígdala: emoções- ansiedade, medo e atenção aumentada;
*Insula: processa informação recebida como dor e contribui para a resposta emocional ao estímulo doloroso e outros núcleos.
8.O que são homúnculos? Quais os tipos?
R:Honúnculo é uma representação distorcida do corpo no cérebro(giro), onde determinadas áreas recebem mais inervações (impulsos nervosos), de acordo com a importância das sensações e precisão de movimentos. Os tipos de honúnculos podem ser : honúnculos sensitivos e honúnculos motores.
Bibliografia:
- MACHADO, A.; HAERTEL, L.M. NEUROANATOMIA FUNCIONAL.2.ED ATHENEU, 2012
-MACHADO A. Neuroanatomia funcional . Ed.Athene, 2ª Edição. 2006
-GILLEN G. Burkhardt A. Stroke Rehabilitation- Ed.Moby, 1998.
Tratado de fisiologia medica
Nona edição
Guyton Hall

Continue navegando