Buscar

Propriedades da respostas imunes - Resumo

Prévia do material em texto

tutoria
 Propriedades das respostas imunes.
 A imunologia vai ser a ciência que estuda o sistema imune. Este sistema é responsável pela imunidade, através proteção contra doenças agindo contra a invasão de agentes estranhos, inclusive microrganismos, no organismo. 
 A resposta imune é uma resposta coordenada, dependendo da vários elementos agindo juntos cada um com sua função. Sendo essa resposta imune dividida em resposta imune inata e imunidade adaptativa.
 
IMUNIDADE INATA
 É uma imunidade que já está presente e pronta para agir no organismo antes deste ter sido exposto a qualquer corpo estranho, respondendo apenas a microrganismos. Esta impede, controla e elimina infecções. Devido ao fato desta já está pronta para agir no organismo ela tem uma resposta rápida, sendo considerada a 1° linha de defesa do organismo. 
 Caso a imunidade inata não consiga conter a infecção ela pode estimular a resposta adaptativa. As APC vão apresentar antígenos aos linfócitos presentes nos linfonodos. 
 A imunidade inata apresenta como primeira barreira a barreira física e química (pele, mucosas, pelos, produção de muco, alterações de pH...). Após o agente invasor passar pela primeira barreira do organismo vai ocorrer um processo de inflamação. 
 
COMPONETES DA IMUNIDADE INATA:
Barreiras físicas e químicas. (pele, mucosas, pelos, muco, alteração de pH).
Células fagocitárias (macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e as células NK) – Englobam os microrganismos por fagocitose e destroem os mesmos. 
Células Dendríticas – Vão fazer o papel de apresentar o microrganismo aos linfócitos T e B, no sistema linfático. 
Sistema Complemento (é formado por proteínas) – Ele vai fazer opsonização, o sistema complemento vai se prender ao microrganismo pelo lado de fora da célula mostrando a todas as células do sistema imune que é pra atacar o microrganismo. 
Células NK – Identifica células infectadas e induz sua morte por apoptose, destruindo também a agente patogênico.
Citocinas – Hormônios que são sintetizados pelas células do sistema imune que fazem comunicação entre os diferentes componentes da imunidade. 
CARACTERISTICAS:
Resposta rápida. (0 a 12 horas).
Responde apenas a microrganismos.
Exposição ao microrganismo independente. 
Resposta Inespecífica – Resposta acontece sempre da mesma maneira, não tem capacidade de reconhecer os diferentes corpos estranhos que adentram o organismo.
Não possui memória. 
Tolerância ao “self” - Ausência de resposta imunológica ao próprio (algo que faça parte do seu corpo).
IMUNIDADE ADAPTATIVA
 É uma imunidade que vai ser estimulada pela exposição ao elemento estranho. Isso ocorre, pois, essa imunidade reconhece antígenos específicos. Esta é considerada a 2° linha de defesa do organismo. 
COMPONENTES:
Linfócitos:
 Cada tipo de linfócito vai ter um conjunto de proteínas que vão estra presentes na membrana plasmática destes, estes conjuntos de proteínas vão ser chamados de clusters (proteínas especificas de cada tipo de linfócito. Estes clusters são usados para diferenciar os diversos tipos de linfócitos, no qual estes recebem uma numeração de acordo com as proteínas que apresentam. (EX: células que possuem o cluster de diferenciação numero 4 são chamadas de CD4). 
Linfócitos T – Respondem especificamente a um antígeno. Estes linfócitos vão se ativar e se diferenciar para poder orquestras um ataque bem especifico contra aquele antígeno especifico.
T auxiliares/ Helper (CD4): Secretam citocinas, estimulam a proliferação de células T, ativação de células B e fagocíticas. 
T citotóxicos (CD8): Destroem as células com os agentes estranhos. 
T reguladores: Inibem as respostas imunológicas. 
Linfócitos NK: Imunidade natural. (Reconhece célula infectada e induz sua morte por apoptose).
Linfócitos B – Vão secretar o anticorpo certo que vai reconhecer o antígeno especifico. São os mediadores da resposta humoral. 
Citocinas – Hormônios que são sintetizados pelas células do sistema imune que fazem comunicação entre os diferentes componentes da imunidade. 
CARACTERISTICAS:
Resposta lenta. (de 1 a 7 dias). 
Responde a microrganismos e a moléculas não microbianas. 
Exposição ao microrganismo dependente.
Resposta Especifica – Responde de maneira diferente os diferentes invasores. Reconhece diferentes tipos de patógenos e montar respostas diferentes de acordo com cada um deles.
Diversidade – Linfócitos diferentes para responder a antígenos estranhos (cada tipo de linfócito reconhece um tipo de antígeno). 
Memória – Possibilita que a resposta no segundo contato com o patógeno, seja muito mais rápida, eficiente, intensa e especifica. 
Expansão Clonal – Proliferação de células idênticas. Após um tipo de linfócito reconhecer o antígeno invasor especifico, este linfócito começa a se multiplicar. 
Tolerância ao “self” – Ausência de resposta imunológica ao próprio (algo que faça parte do seu corpo).
Especialização – Respostas distintas para fases distintas.
Autolimitação e Homeostasia – Faz com que a partir do momento que a resposta imunológica não seja mais necessária, os clones dos linfócitos produzidos pela expansão clonal sejam destruídos. Contudo vai haver linfócitos de memoria que não vão ser destruídos. 
TIPOS DE RESPOSTAS IMUNES ADAPTATIVAS:
Resposta Humoral: 
 A imunidade humoral está presente nos fluidos do organismo (sangue, linfa até mesmo na saliva), age/ responde a microrganismos extracelulares. Sendo assim, o reconhecimento desses patógenos extracelulares vai acontecer por intermédio dos linfócitos B através da produção de anticorpos que secretados vão conseguir se ligar diretamente no microrganismo. 
 A região variável vai ligar o anticorpo a substancia estranha (antígeno).
OBS: No organismo vai haver milhares de anticorpos circulantes diferentes de forma que cada anticorpo vai ser responsável pelo reconhecimento de, apenas, uma região do antígeno (epítopo). 
Vários anticorpos podem reconhecer um antígeno, mas eles só podem reconhecer epítopos diferentes. 
ANTICORPO 
 O anticorpo vai se ligar ao antígeno recobrindo-o totalmente, dessa forma este neutralizará este antígeno e o marcará como corpo estranho, assim outras células do sistema imune, como os macrófagos, poderão fagocitar esse antígeno. 
Resposta Celular:
 A imunidade celular age/ responde a microrganismos intracelulares, estes podem aparecer de duas formas: (1). Microrganismos fagocitados pelas células fagocíticas e agora residem dentro delas ou (2). Replicantes celulares – microrganismos que entram nas células do organismo para se replicarem lá dentro. Sendo assim, o reconhecimento desses patógenos intracelulares vai acontecer por intermédio dos linfócitos T - T auxiliar (vai dizer para células fagocíticas destruírem o microrganismo dentro da célula, EX: ativação de macrófagos), T Citotóxico – (vai destruir as células infectadas). 
 O sistema imune consegue saber quando uma determinada célula está infectada devido a receptores. Uma vez que esse sistema imune sabe que está célula está infectada ele vai ter dois caminhos para agir contra o patógeno que está infectando a célula. (1). A própria célula infectada responder aquele patógeno destruindo-o, e isso vai ser feito com a ajuda do sistema imune, visto que esse sistema vai capacitar aquela célula para que esta destrua o patógeno dentro dela (digerir aquela célula). (2). Caso a célula não tenha condição de destruir o patógeno o sistema imune vai destruir a célula (vai induzir a apoptose da célula). 
Resposta linfócito T auxiliar (CD4):
Quando um microrganismo é fagocitado por um macrófago, este vai estar numa vesícula formada pela membrana do macrófago, sendo este fato um sinal para a ação dos linfócitos auxiliares agirem. A presença do patógeno no macrófago vai gerar a expressão de um receptor na membrana desse macrófago, este receptor vai funcionar como um sinal avisando que este macrófago está infectado, dessa forma o linfócito CD4 vai reconhecer e se ligar ao macrófagoe vai secretar uma substancia (citocina) que vai se ligar a um outro receptor no macrófago, fazendo com que esse macrófago mate esse microrganismo. 
Resposta linfócito T citotóxico (CD8):
O linfócito T citotóxico vai montar uma resposta contra um patógeno que estiver livre dentro do citoplasma da célula. Dessa forma a célula não vai conseguir agir contra o patógeno. Esse fato vai gerar a expressão de um receptor na membrana deste macrófago, dessa forma o linfócito CD8 vai reconhecer e se ligar a esse receptor e induzir a célula a morte (apoptose). A apoptose celular vai ser provocada pela ação de duas substancias a perfurina (vai perfurar a célula, fazer um buraco na célula para que a granzima possa entrar) e a granzima (ao entrar na célula esta vai induzir a célula a morte por apoptose). 
ETAPAS DAS RESPOSTAS IMUNES

Continue navegando