Buscar

6 semestre portifolio academico

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
	
 
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------3
2 DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------------4
3 CONCIDERAÇOES FINAIS ----------------------------------------------------------------------7
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ----------------------------------------------------------8
�
INTRODUÇÃO
O tema relacionado no trabalho tem como finalidade de mostrar e entender os fatores como desenvolvimento motor, desenvolvimento físico, fisiológico e morfológico, ligados a Natação, a Iniciação do esporte e os acontecimentos durante os diferentes estágios de maturação da criança. Trazendo uma ampla visão de suas transformações durante as diversas fazes do crescimento. O objetivo desta pesquisa consiste em orientar os profissionais, para a abordagem de temáticas consideradas essenciais à prática do esportes e ampliando os métodos que tornam a pratica de outros esportes com uma visão mais prazerosa , mostrando seus benefícios .
DESENVOLVIMENTO
Desde os mais remotos da humanidade, a natação tem uma pura e simples relação com nosso corpo. Muitos autores afirmam que ele é o esporte mais completo ,que desenvolve as capacidades físicas , como flexibilidade, resistência e força, movimentando todos os músculos e articulações, proporcionando benefícios físicos, terapêuticos e socias. aprimorando a coordenação motora, noções de espaço e tempo, preparo psicológico e neurológico .
Como a agua torna mais fácil os movimentos seus benefícios são mais completa, estimulando a respiração , por sua ampla capacidade de oxigênio, fortalecendo os músculos do tórax , diminui problemas cardíacos, pois seus movimentos de braços e pernas associados ao trabalho respiratório, fortalece a musculatura cardíaca eliminando a gordura armazenada ao redor do coração, diminui problemas cardiorrespiratórios, pois a capacidade de bombear o sangue aumenta e estimula a circulação sanguínea , devido a pressão da agua, , colabora para a aprendizagem da lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora, ajuda na queima de calorias e manutenção do peso, melhora a capacidade de força e tônus muscular , pois a densidade da agua causa resistência que é o princípio básico da tonificação muscular e beneficia a força.
Por conciliar seus movimentos de membros inferiores e membros superiores, é necessário grande concentração, momentos de leveza e liberdade, favorecendo o equilíbrio emocional, favorece a autoestima a socialização.
Também relacionado ao tema, peso, tonicidade muscular, força podemos entrar no segundo tema associado as medidas antropométricas, varias pesquisa foram conduzidas com a intenção de avaliar os níveis de aptidão física nos jovens em idade escolar e o desenvolvimento de suas aptidões físicas ligadas a fase de maturação, que também ficou bem claro que é um dos itens a ser considerado como peça chave ,a maturação biológica é relacionada com o desempenho físico e jovens mais avançados no processo maturacional possuem níveis maiores de força, potência e capacidade aeróbica em relação aos jovens com menos maturidade, sendo assim é necessário o controle no sentido de prescrever treinamentos através das informações coletadas nesta pesquisa se dá o entendimento dos efeitos do treinamento e no desempenho físico de jovens atletas, tendo como base as aptidões físicas relevantes para o esporte, as demandas do jogo, a idade cronológica, a maturação biológica e o período sensível de desenvolvimento em cada etapa, bem como entender como afetam na determinação da escolha em qual esporte seguir dependendo da condição física relacionada a seu desempenho.
Na iniciação esportiva para jovens deve-se levar em conta que se esta prescrevendo treinamento para crianças em pleno desenvolvimento físico e mental, e que seu crescimento não acontece de forma homogenia.
O professor deve estar atento para que com o passar do tempo não sejam cometidos erros que podem gerar na formação desses jovens como especializações precoces, lesões e bournout.(estress excessivo).
	O desenvolvimento motor infantil está associado diretamente às demais dimensões do desenvolvimento. Crianças com bom desenvolvimento motor parecem ter maior autoestima e se perceberem mais competentes do que crianças que não apresentam um desenvolvimento motor satisfatório.
	Para que a criança adquira, de forma saudável, novas habilidades é necessária uma liberdade para a realização e exploração espontânea das ações, os pais devem abrir mão do controle excessivo e deixar as crianças fazerem suas descobertas, o que auxilia no desenvolvimento motor das mesmas. Crianças gostam de espontaneidade, elas agem por puro impulso durante suas brincadeiras, e a imposição de muitos limites pode até tirar todo o prazer e satisfação dessas atividades.
	A prática de atividades desportivas disponibiliza para a criança muitas oportunidades de relações e aprendizagem social, pois ela irá interagir com outras crianças e também com adultos, a atividade física é, desde a infância, o meio pelo qual a criança procura afirmar sua independência e seus primeiros contatos sociais, sendo fundamental ao seu desenvolvimento psicológico e físico de forma geral.
 	Programas de treinamentos para crianças jamais devem ser os mesmo dos atletas adultos, pois as crianças não possuem as mesmas habilidades, não conseguem se relacionar com os companheiros de equipe e nem entender regras e táticas como os adultos (SULLIVAN; ANDERSON, 2004).
	
	Para Oliveira e Paes (2004) o desenvolvimento não depende somente do potencial genético ou do ambiente no qual o atleta convive, mas dependem também das particularidades do seu desenvolvimento, maturação motora e a atenção prestada por seus técnicos. Porém, quando a criança inicia um treinamento organizado não significa que ela será um atleta de alto rendimento, para isso deve-se ter a preocupação com sua saúde física e mental e com sua vida fora da rotina de treinos.
	Um bom programa de treinamento em longo prazo, que avance passo a passo e sem um aumento precipitado da intensidade dos exercícios, é de grande importância para se obter resultados positivos tanto no desempenho do esporte quanto em promover a satisfação pessoal do jovem atleta sem prejudicá-lo física e psicologicamente.	
	 Atividades físicas propostas durante esse periodo da infância são de fundamental importância para o desenvolvimento do caráter psíquico e social da criança, por meio de brincadeiras que estimulem a interação social, como compartilhar, colaborar ou mesmo competir, Os fatores fisiológicos podem ser observados com mais clareza na fase da adolescência, onde ocorre a maturação do indivíduo e o mesmo, aflora diversas habilidades como arremessar a bola, acertar a bola com um bastão entre outras que são atividades trabalhadas durante a infância, mas que só poder ser realizada com precisão na adolescência com o aumento da capacidade motora e da força física do indivíduo .
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
	As principais atividades a serem trabalhadas com as crianças no esporte devem ser de importância apenas educativa, que permitam a aquisição de novas habilidades, que oportunizem a vivência da liberdade, da espontaneidade e da descoberta do seu corpo e de experiências sociais. Nessa etapa do desenvolvimento humano, nada deve ser intenso e nem específico a uma modalidade esportiva, o esporte para crianças e jovens tem por obrigação estimular a criação e o desenvolvimento do seu repertório motor. Além de prepará-lo para o convívio social, por meio de atividades que permitam um bom relacionamento em grupo.
REFERÊNCIAS
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2944757http://www.motricidade.com.br/pdfs/artigos/2010,%20ROCHA,%20ROCHA,%20BER TOLASCE.pdf 
http://sudamerica.edu.br/argumentandum/artigos/argumentandum_volume_5/Texto_ 5_Larice.pdf
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA 
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
 gisiani ribeiro mendes
Fernando Venancio Cabral
“Ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde , desenvolvimento e desempenho motor.”
Santa Vitória do Palmar
2019
Fernando venancio cabral
gisiani ribeiro mendes
ferramentas da educação fisica escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor.
 Projeto de Ensino apresentado à Unopar, como 
 requisito à obtenção parcial bimestral do 
 Curso de Licenciatura em Educação Fisica
Professores: Mário Carlos Welin Balvedi ; Marcio Teixeira Lucio Flavio Soares Caldeira ;Eloise Werle De Almeida.
Santa Vitória do Palmar
2019

Continue navegando