Buscar

Pré tcc

Prévia do material em texto

Disciplina: Pesquisa e Prática V
Profa. Viviane Santos
Priscila dos Santos Mendes 201803121491
Memorial Descritivo: Introdução e Metodologia de Pesquisa
Tema: 
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A IMPORTANCIA DA VALORIZAÇÃO HUMANA NA EMPRESA 
Introdução
Esta temática foi escolhida a partir da vivencia em uma empresa onde a pode ser observado a falta do profissional de pedagogia na atuação diária juntamente com a empresa nas problemáticas diária de líderes e gestores versus funcionários. Ou seja, da falta de preparo pera lidar com o capital humano dentro da empresa.
Este tema ganha importância pela exigência do mercado trabalho atualmente, aonde vive a busca dos melhores profissionais para somar nas empresas, mas que na dialética das rotinas do trabalho acaba por perder muito do desempenho dos funcionários pelo modo de lidar com o capital humano, gerando grande evasão e rotatividade de funcionários. 
O maior capital da empresa são os funcionários, e com a valorização destes a empresa irá crescer gradualmente. A mediação e formação dos gestores e líderes que são quem passam o maior tempo com as pessoas acontecerá pelo profissional pedagogo que saberá trazer estratégias e soluções para o melhor desempenho e valoração do capital humano dentro das empresas. 
A má formação dos gestores e líderes dentro das empresas que adquirem responsabilidades como liderar por suas capacidades com maquinário e produção, mas que não recebem devido preparo para liderar equipes e mediar conflitos diários dentro do ambiente de trabalho. 
É a atuação do pedagogo dentro das empresas na formação e mediação de gestores e líderes.
- Estruturar setores de treinamento nas empresas;
- Valorizar a importância do líder na atuação do desempenho dos funcionários;
- Investigar a realidade dos funcionários no que diz respeito as relações interpessoais dentro das áreas do trabalho;
- Trazer o pedagogo com suas capacidades para atuação nas dialéticas que ultrapassam triagem no recurso humano, porem sim no decorrer das dificuldades encontradas entre relacionamentos humanos.
O capital humano dentro da empresa é o que faz ela crescer gradualmente, dependendo das exigências necessárias de cada uma o produto final, ou seja, o produto que toda empresa oferece tem relação direta com o desempenho dos funcionários, aonde estes garantiram melhorias de produtividade e qualidade quando estiverem sendo bem geridos. 
Metodologia de pesquisa
O presente projeto, tem a finalidade de estudar a formação de gestores dentro das empresas e relações pessoais no dia a dia.
Serão pesquisados os funcionários ao entrarem nas empresas conjuntamente com todas as equipes (Recursos humanos, gestão, administração) envolvidas direta ou indiretamente com a valoração e desempenho do capital humano dentro da empresa.
Utilizarei uma pesquisa exploratória, em particular o Estudo de Caso em uma determinada empresa, com a utilização de roteiro para entrevista semiestruturada e elaboração de categorias para análise dos resultados. 
Revisão bibliográfica	
O ponto inicial desta pesquisa está no desenvolvimento humano dentro das empresas. Para podermos conhecer e entender como o pedagogo pode atuar na melhoria deste importante capital dentro das empresas.

Continue navegando