Buscar

Geometria e Localização Espacial

Prévia do material em texto

Nome: Ariana Horsai da Silva Matrícula: 17111080116 Pólo: Itaperuna – RJ 
1a) O que significa etimologicamente a palavra “Geometria”?
R: Geo (terra) + METRIA (medida) = Medir a Terra. A origem da palavra geometria remete-nos para os agrimensores do antigo Egito, que com cordas (cordéis) esticados sobre as parcelas de terreno traçavam linhas simples: reta e circunferência. A Geometria Descritiva "estuda as propriedades e as relações entre pontos, retas, curvas, superfícies e volumes no plano e no espaço".
b) O uso dessa palavra se justifica a partir da origem histórica? Explique
R: Surgiu de necessidades de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina. Partilhar terras férteis às margens dos rios, construírem casas, observar e prever os movimentos dos astros são algumas das muitas atividades humanas que sempre dependeram de operações geométricas.
c) O que você julga que mais influenciou o aparecimento da Geometria primitiva, o interesse pela Astronomia ou a necessidade de delimitar terras?
R: Documentos sobre as antigas civilizações egípcia e babilônica comprovam bons conhecimentos do assunto, geralmente ligados à astrologia. Na Grécia, porém, é que o gênio de grandes matemáticos lhes deu forma definitiva, e tirando por sua origem etimológica, creio que pela necessidade de delimitar terras.
d) Qual a importância do conhecimento da história da Geometria no Ensino Fundamental?
R: Conhecendo sua origem e para que serve, será mais fácil entender e assimilar seus conceitos, necessidade prática, identificar seu uso nos problemas matemáticos, etc.
2a) Ao sair de casa, descreva o que existe à sua direita e à sua esquerda.
R: À direita: bem ao lado há um salão de beleza, duas casas, uma lojinha, depois uma ponte, o CRAS da cidade, outras casas e uma farmácia, fim da rua.
À esquerda: o banco, uma farmácia, casa, consultório dentário, casa, algumas lojas, uma padaria, outra farmácia e fim da rua.
b) Ao chegar a casa, descreva o que existe à sua direita e à sua esquerda.
R: A ordem da primeira questão se inverte, o que estava do lado direito passa ser esquerdo e vice-versa.
c) As respostas aos itens acima são iguais? Justifique e fundamente sua resposta, caso necessário, pegue a definição.
R: Não, a localização varia de acordo com seu posicionamento no espaço, poderia identificar como inteligência espacial, que nos ajuda a nos localizar, o que é indispensável à sobrevivência.
3) Marta comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir suco, em sua festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 2 litros de suco? Justifique sua resposta.
R: Primeiramente devemos igualar as medidas, 2 litros equivalem a 2000 mililitros. Agora fazemos uma divisão para saber quantos copos de 200 mililitros cabem em 2000 mililitros.
Ela conseguirá encher 10 copos.
4) Raquel saiu de casa às 13h 45min, caminhando até o curso de inglês que fica a 15 minutos de sua casa, e chegou na hora da aula cuja duração é de uma hora e meia.
a) A que horas terminará a aula de inglês?
R: Ela chegou na hora da aula, 14h, se a aula dura 1h 30min, então termina às 15h 30min
b) Faça a conversão das horas para minutos, ou seja, pegue o tempo total em que a Raquel terminou a aula de inglês e converta para minutos.
R: 1h = 60min, então 15h, que equivale às 3h da tarde, 3x60 = 180min.
180min + 30min = 210min

Continue navegando