Buscar

Legislação Aplicada

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO APLICADA
REQUISITOS PARA RECUPERAÇÃO JUDICIAL
SUMÁRIO
1 RECUPERAÇÃO JUDICIAL	3
1.1 COMO ABRIR O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO...........................................3
1.2 RECUPERAÇÃO OU FALÊNCIA.........................................................................3
2 CASO OI TELEMAR.................................................................................................4
3 CONCLUSÃO	5
REFERÊNCIAS	5
1 RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Com a crise nacional, muitas empresas brasileiras passaram a pedir recuperação Judicial, onde a falta de liquidez faz com que as entidades tenham dificuldades em financiar suas operações.
COMO ABRIR O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO
A petição deve obrigatoriamente ser instruída com demonstrações contábeis, relação nominal dos credores, entre outros documentos. Depois de receber o pedido inicial e analisar que todos os requisitos legais foram cumpridos, o juiz nomeará um administrador judicial que será encarregado de fiscalizar.
A empresa devedora terá que ingressar com uma petição, perante o juiz competente, demonstrando os motivos de sua crise financeiro-econômica e, principalmente, a capacidade em se recuperar. O juiz deve ser convencido da relevância social da manutenção do empreendimento, como fonte geradora de empregos, tributos e tecnologia, bem como de sua viabilidade futura.
No fim, todos os credores serão convocados através de edital a se manifestarem sobre a relação de créditos apresentada com o pedido. Deferida a recuperação judicial, o devedor terá prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação do Plano de Recuperação Judicial.
Ao contrário da antiga concordata, o Plano de Recuperação Judicial pode fixar qualquer prazo para seu cumprimento. Deve, entretanto, ser aprovado pela assembléia de credores. Se não for aprovado, o devedor terá sua falência imediatamente decretada.
RECUPERAÇÃO OU FALÊNCIA
Segundo a Lei 11.101/2005 esse processo é utilizado para não se declarar falência. É um processo pelo qual a empresa entra com um pedido de ajuda para se recuperar financeiramente. Esse processo passa por 3 fases, que são:
Fase Postulatória – Apresentação de todas as dívidas e a contabilidade de 3 anos.
Fase Deliberativa – O juiz toma a decisão se a empresa tem direito a petição.
Fase de Execução – Havendo o aval dos credores o processo é executado.
A falência é decretada também pela Lei 11.101/2005, pelo devedor ou por seus sócios e até mesmo por herdeiros legais, quando os ativos não são suficientes para saldar as dívidas.
CASO OI TELEMAR
O caso de recuperação Oi Telemar é um caso atípico dos conhecidos judicialmente no país. Esse caso gera polêmica pelo fato do Juiz responsável citar no processo que a empresa não precisa pagar os fornecedores e os mesmos ficam proibidos de cancelar os contratos vigentes. O que de fato levou o juiz a tomar essa decisão foi que a Oi Telemar dispõe de 70 milhões de clientes, uma prerrogativa muito importante e gera 140 mil empregos. Essa medida extrajudicial permitirá que os valores sejam negociados com mais rapidez e sem a necessidade de participação no processo judicial, com economia de tempo e recursos para todos envolvidos. envolvidos.
3 CONCLUSÃO 
		Tendo em vista que uma empresa embora com dívidas mas possa ainda ser resgatada da economia nacional, essa empresa entra com uma petição para que se haja um processo de recuperação. Após serem analisados todos os documentos necessários para esse pedido têm-se o parecer favorável ou não para que o processo de entrada seja feito e dar-se-á as medidas que serão tomadas para isso. Mesmo a lei sendo tão clara sobre esse processo podemos observar que algumas mudanças estão sendo feitas, através de petições judiciais e o parecer está sendo favorável.
REFERÊNCIAS
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economiaa/noticia/2017-06/processo-de-ecuperacao-da-oi-tem-mediacao-extrajudicial-para-20-mil
http://gamademedeiros.com.br/recuperacao-judicial-e-falencia/
http://www.pelegrino.com.br/doutrina/ver/descricao/123

Continue navegando