Buscar

Relatório de Estágio Ensino Infantil

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
 
silvana aparecida de oliveira
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
São Carlos
2019
SILVANA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
 Tutor Eletrônico: Karina Santos Bataglia
Tutor de Sala: ketlin Mancuso
São Carlos
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5
REFERÊNCIAL TEÓRICO...........................................................................................9
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	10
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	18
CONSIDERAÇÕES FINAIS	21
REFERÊNCIAS..........................................................................................................22
INTRODUÇÃO
O estágio é fundamental, visto que ele é a prática do que se aprendeu no período de graduação.
Nesse relatório será apresentado as observações e práticas relevantes ao período do estágio.
É no período de estágio que se experiência a prática pedagógica através da observação da atuação do professor em sala de aula. Por meio de observações são verificadas as atividades praticadas, os cuidados e a maneira de ensinar para o desenvolvimento das crianças. É pelo estágio que um futuro pedagogo inicia sua vida profissional.
Aqui se registrou as práticas e resultados adquiridos no ambiente de educação infantil, trabalhado com crianças do infantil I. No ambiente escolar foram realizados 52 horas de estágio presencial, e 48 horas de desenvolvimento e pesquisas para desenvolver o trabalho de estágio como leitura de manual, elaboração de planos de aula e pesquisas. 
No estágio curricular obrigatório de 52 horas em campo foi realizado em período vespertino no Emei Sra Norma Soardi Aguiar na Cidade de Itapetininga – SP.
Nas 52 horas foram divididas em 4 horas de apresentação de estágio, 24 horas de observação de funcionamento nas salas de aula da escola com a possível verificação de como as pedagogas e auxiliares exercem o trabalho de ensino na educação infantil, observando-se que a instituição e professores utilizam as brincadeiras e o concreto como instrumento norteador na formação das crianças. 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio curricular obrigatório de 52 horas em campo foi realizado no período matutino na Emei Sra Norma Soardi Aguiar, localizada no endereço: Avenida Doutor José Lembo, 1571, Jardim Bela Vista – Itapetininga - SP. A escola é vinculada à Secretaria de Educação do Município sendo uma escola pública e tem como diretora Tatiane Dionisia de Barros Azolla. 
Com funcionamento de creche e educação infantil a escola pública do município de Itapetininga possui uma área física de 996 m², e atende crianças de 4 meses a 6 anos de idade, no período integral das 07:00 às 17:00, atendendo na totalidade 97 crianças.
A escola é composta por 6 salas de aula, que são distribuídos entre 1 berçário, 1 maternal I, 1 Maternal II, 1 Infantil I, 1 Infantil II, e 1 salas de Pré.de Educação Infantil, também possui 1 cozinha, 1 refeitório, 1 brinquedoteca, 1 parque, e 1 pátio, 1 secretaria, 1 sala dos professores e 1 diretoria.
Os professores/auxiliares possuem graduação em pedagogia ou magistério, e todos passaram por concurso público da prefeitura para poderem exercer cargos efetivos na unidade educacional.
O projeto pedagógico da escola é tradicional e regido pelas normas da LDB 9394/96 e também na BNCC que apresenta novas normas para a educação. Assim as professoras desenvolvem o próprio portfólio de atividades para serem realizados pelas crianças.
As observações e regências foram realizados na sala do maternal I com crianças de 2 a 3 anos, que é dirigida pela pedagoga Daniela de Almeida, na sala de aula são feitas atividades conforme orientação da professora regente.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	Instituição: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Data : 14/03/2019
Hora de início/término da aula : 7:30 às 11:30
Professora regente: Daniela de Almeida
Turma: Infantil I
	Primeiro dia:
 No período de observação do estágio, pode-se identificar o método de ensino utilizado pela professora com as crianças do infantil I. Na acolhida a professora sempre canta com os alunos uma música de boa tarde, que possibilita a criança a expressar suas emoções, depois ocorre uma contação de história (branca de neve), uma roda de conversa sobre a história seguido de uma atividade de desenho para ilustrarem o que entenderam da história.
 Logo em seguida, a professora trabalhou a motricidade disponibilizando um momento de atividade com massa de modelar.
 Na hora do lanche as crianças formam fila para o refeitório e cantando uma música, em seguida todos realizaram a higiene bucal. Seguindo para a sala de aula novamente e desenvolvendo uma atividade de colagem.
 A hora de maior descontração e brincadeira ficou por conta do período em que foram ao parque, dando-se em seguida o início de horário da saída. 
 
	Instituição: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Data : 15/03/2019
Hora de início/término da aula : 7:30 às 11:30
Professora regente: Daniela de Almeida
Turma: Infantil I
	Segundo dia:
Algumas crianças ainda estavam no período do momento de sono quando cheguei na escola, as que já estavam acordadas estavam desfrutando de um momento livre de brincadeiras na brinquedoteca. Quando todos já estavam acordados foram direcionados para a sala de aula em fila, lá foi realizado uma atividade sobre as cores, onde as acrianças aprenderam sobre vermelho, amarelo, verde, azul, preto, branco, laranja e marron. Após a atividade foi realizado o momento do lanche seguido da higienização bucal. 
A próxima atividade foi com blocos de montar para ajudar na coordenação motora e visão espacial dos alunos.
O final do dia foi de parque onde as crianças aguardaram a chegada dos pais para poderem ir para casa.
	Instituição: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Data : 18/03/2019
Hora de início/término da aula : 7:30 às 11:30
Professora regente: Daniela de Almeida
Turma: Infantil I
	Terceiro dia:
As crianças passam o período integral na escola, por isso as 13:00 todas estão em horário de sono, quando acordam a professora disponibiliza aos alunos desenho para pintura sobre a história dos Três Porquinhos, que foi a história lida para as crianças no período da manhã, para a pintura é disponibilizado as crianças o giz de cera. Neste dia fizeram uma roda de conversa sobre a importância de dividir o bem com os próximos, e então puderam brincar com os brinquedos trazidos de casa. 
Em seguida seguimos para o lanche, com todos em fila.
Após esse momento as crianças iniciaram a atividade pedagógica que era sobre as cores, que ainda está sendo trabalhada pela professora na sala de aula. A professora trouxe uma árvore em EVA desmontada, e conforme ia montando perguntava para as crianças, que cor é o troco da árvore, que cor são as folhas, que cor são as maçãs, e assim ia trabalhando o reconhecimento das cores com os alunos.
Depois todos se divertiram no parque aguardando o horário de saida.
	Instituição: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Data : 19/03/2019
Hora de início/término da aula : 7:30 às 11:30
Professora regente: Daniela de Almeida
Turma: Infantil I
	Quarto dia:
 Começamos os dia cantando uma música de boa tarde e de respeito com os amigos, as carteiras estavam todas organizadas em grupos para que pudessem realizar uma pintura com tinta, para continuar trabalhando as cores em sala de aula. Para as crianças trabalhar com tinta é sempre uma diversão.
Seguimos ao lanche em seguida, onde foi finalizado com a higiene bucal. Depois foi lido o livro Bom Dia Todasas Cores de Ruth Rocha, e produzimos juntos uma língua de camaleão. Foi muito divertido o dia e as crianças estavam muito contente pelo dia. 
A última atividade do dia foi no pátio quando as crianças andaram de motoca até o horário de saída.
	Instituição: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Data : 20/03/2019
Hora de início/término da aula : 7:30 às 11:30
Professora regente: Daniela de Almeida
Turma: Infantil I
	Quinto dia:
 Após todas as crianças terem acordado a professora realizou um momento de dança com diversas músicas de roda, nesse momento percebemos que diversos sentidos são trabalhados, audição, visão, motricidade, fala e tantos outros que precisam ser trabalhados na infância. Depois desse momento as crianças realziaram uma atividade de colagem de papel crepom, que trabalhava as cores co arco-iris. 
Seguimos ao lanche, e a higienização. Após todos voltaram para a sala de aula em fila e cantando. Observo sempre que as crianças são estremamente educados e que tem um laço de afeto muito bom entre as professoras e as crianças.
A próxima atividade é realizada com massa de modelar caseira, onde as crianças vão juntando duas cores de massinhas e assim conquistam uma massinha de uma nova cor.
Aguardamos a saida brincando no parque dentro do tanque de areia.
	Instituição: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Data : 21/03/2019
Hora de início/término da aula : 7:30 às 11:30
Professora regente: Daniela de Almeida
Turma: Infantil I
	Sexto dia:
 Último dia de observação, e como foi autorizado a observação somente na turma na qual será realizado a regência, foi muito produtivo, pois observei a prática da regente e sua auxiliar dentro da sala de aula.
Nesse dia a atividade foi realizada em folha de sulfite, onde estavam escrito os nomes das cores e ao lado havia disponibilidado a cor, e assim as crianças deviam ligar elas. Depois foi realizado uma pintura com lápis de cor.
Seguimos para o lanche, que em seguida terminou com uma contação de história em sala de aula “O Monstro da Cores”, as crianças adoraram a história e depois fizeram a pintura de um monstrinho das cores que foi exposto no corredor de entrada da escola permitindo os pais verem o trabalho das crianças
REFERÊNCIAL TEÓRICO
Já imaginou a importância que tem um bicho na vida da criança, e o que isso poderia representar dentro do ambiente escolar. Além de ser divertido, vivenciar os cuidados com os animais pode despertar diversos interesses ligados a preservação da natureza, o cuidado, o amor e o carinho.
A Universidade de Virginia e a Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no qual concluíram que as crianças preferem brincar com animais ao invés de brinquedos quando têm essa chance. O estudo percebeu que mesmo crianças bem pequenas com menos de um ano de idade preferem o animal ao brinquedo.
Baseado no RCNEI é importante trabalharmos o respeito e o cuidado com os animais promovendo interesse e curiosidade nas crianças, pois de acordo com RCNEI vol. 3 de 1998 a construção deste conhecimento também é uma das condições necessária para que as crianças possam aos poucos desenvolver atitudes de respeito e preservação á vida e ao meio ambiente. E é nesta abordagem que o referido projeto se justifica.
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
Plano de Aula 1
	Dados de Identificação
Nome da Escola: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Professor: Daniele de Almeida
Nível/Ano: Infantil I
Período: 07:30 às 11:30
Número de alunos: 16 alunos 
Data da regência: 22/03/2019
	 Tema: Animais
	 Objetivos: Trabalhar a conscientização da preservação, conhecimento dos animais domésticos e selvagem.
	Conteúdo: 
Sentidos: motricidade, visual, tato.
Natureza e saúde: preservação dos animais
	Metodologia: Vamos falar sobre os animais domésticos e selvagem, perguntando na roda de conversa quem tem animais em casa, como cachorro, gato, peixe, tartaruga, passarinhos, e também vamos perguntar se podemos ter animais selvagens dentro de casa, um urso, um leão, um jacaré. Depois da conversa vamos realizar a construção de uma cobra com folhas de papel coloridas.
	Recursos: Cola branca, folha sulfite colorida, canetinha e tesoura.
	Avaliação: Observar se as crianças conseguiram entender o contexto de animais doméstico e selvagem.
Plano de Aula 2
	Dados de Identificação
Nome da Escola: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Professor: Daniele de Almeida
Nível/Ano: Infantil I
Período: 07:30 às 11:30
Número de alunos: 16 alunos 
Data da regência: 25/03/2019
	 Tema: Animais
	 Objetivos: Apresentar os animais marinhos
	Conteúdo: 
Artes: motricidade, visão, audição
Natureza e Sociedade: Apresentar animais 
	Metodologia: Vamos começar dançando a música se eu fosse um peixinho, para já iniciarmos a temática de animais marinhos. Depois em uma roda de conversa vamos apresentar através de figuras quais os animais que podem viver no mar e no rio, tais como tartarugas marinhas, peixes, tubarão, baleira, polvo, golfinhos, cavalho marinho. Na atividade pedagógica dirigida vamos construir um lindo painel do fundo do mar, cada criança vai pintar um animal marinho usando tinta guache, e depois vamos colar em uma folha de papel cartão azul, e assim vamos produzir um fundo do mar para colocar no painel de atividades na parede da sala de aula.
	Recursos: papel cartão, fotos de animais marinhos, cola, tinta guache, fita adesiva, pincel.
	Avaliação: A avaliação será através da observação, vendo quais os animais marinhos que as crianças já conseguem identificar o nome.
		Plano de Aula 3
	Dados de Identificação
Nome da Escola: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Professor: Daniele de Almeida
Nível/Ano: Infantil I
Período: 07:30 às 11:30
Número de alunos: 16 alunos 
Data da regência: 26/03/2019
	Tema: Animais
	Objetivos: Trabalhar a importância do cuidado com os animais
	Conteúdo: 
Natureza e sociedade: Cuidados 
	Metodologia: Levamos um peixinho para a escola que ficará na sala de aula durante 1 semana, as crianças vão aprender a cuidar do animal, dando comida, vendo o cuidado de limpar o aquário e aprender convivendo com o animal diariamente. Em seguida vamos brincar de pescaria, promovendo a coordenação motora das crianças.
	Recursos: Aquário com peixe, areia e peixinhos feito com papelão, varinhas de pesca feitas com bambu.
	Avaliação: Verificar o desenvolvimento motor das crianças, e verificar a conscientização que será desenvolvida através do cuidado com o animal.
Plano de Aula 4
	Dados de Identificação
Nome da Escola: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Professor: Daniele de Almeida
Nível/Ano: Infantil I
Período: 07:30 às 11:30
Número de alunos: 16 alunos 
Data da regência: 27/03/2019
	 Tema: Animais
	 Objetivos: Trabalhar a importância do cuidado com os animais
	Conteúdo: 
Artes: motricidade, visual, tato.
	Metodologia: Vamos dançar músicas da banda Palavra Cantada que tem animais como tema, depois vamos confeccionar animais utilizando argila, cada criança vai poder criar o animal que desejar desde que da selva ou do mar. Sabe-se que nessa idade as crianças não têm um desenvolvimento mental de imagem tão forte, porém queremos trabalhar a manipulação cognitiva e motora dos alunos.
	Recursos: Rádio, argila, pincel e tinta.
	Avaliação: Observar a motricidade das crianças, e verificar se elas conseguem criar a imagem de animais através da modelagem.
Plano de Aula 5
	Dados de Identificação
Nome da Escola: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Professor: Daniele de Almeida
Nível/Ano: Infantil I
Período: 07:30 às 11:30
Número de alunos: 16 alunosData da regência: 28/03/2019
	 Tema: Animais
	Objetivos: Trabalhar os animais e seus habites
	Conteúdo: 
Natureza e sociedade: Reconhecimento dos animais
Português: Nomes dos animais
Artes: Motricidade
	Metodologia: Vamos em uma atividade impressa colar fazer a ligação dos animais com seus habites naturais, peixe com água, macaco com floresta, cachorro com casa, leão com a selva, jacaré com lago. Depois as crianças vão poder pintar com lápis de cor uma linda máscara de leão que vão poder levar para casa.
	Recursos: Desenho impresso, lápis de cor, giz de cera, tesoura.
	Avaliação: Avaliar se as crianças entenderam onde cada animal vive, e observar a coordenação motora fina no momento da realização da pintura.
Plano de Aula 6
	Dados de Identificação
Nome da Escola: Emei Sra Norma Soardi Aguiar
Professor: Daniele de Almeida
Nível/Ano: Infantil I
Período: 07:30 às 11:30
Número de alunos: 16 alunos 
Data da regência: 29/03/2019
	 Tema: Animais
	Objetivos: Trabalhar os animais, espécies novas. Contação de História
	Conteúdo: 
Sentidos: Audição, visão, motricidade
Português: Literatura infantil
	Metodologia: Vamos terminar o último dia de estágio com uma linda contação de história com o livro de Ruth Rocha “A Arca de Noé” que vai trazer para as crianças diversos personagens de animais na conquista de viverem na arca e enfrentarem o dilúvio. Para realizar a contação da história vamos utilizar de bichos de pelúcia para deixar a contação mais lúdica.
Para finalizar as crianças vão fazer uma colagem de papel picado na figura de um elefante.
	Recursos: Livro Literário “A arca de Noé”, animais de pelúcia, papel crepom azul claro, cola.
	Avaliação: Observar a motricidade das crianças ao rasgar, amassar e colar o papel na atividade, observar se conseguem ouvir a história e interpretá-la conforme a expectativa para a faixa etária da turma.
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
O primeiro dia de regência teve foi bem desafiador, porém as crianças adoraram o tema dos animais e demostraram total interesse no conteúdo, quando falamos de animais logo começaram a falar dos bichos que tinham em casa, ou que os primos tinham, dos animais que já viram no parque ecológico, produziam sons de animais e tentavam imitá-los. No momento que realizamos a confecção da cobra as crianças mostraram um pouco de dificuldade motora para a realização da tarefa, porém todas com ajuda conseguiram concluir a cobra que puderam levar para casa para se divertirem. 
No segundo dia de regência apresentamos as crianças as imagens dos animais muitas já sabiam quais os bichos que estávamos apresentando para elas, alguns animais como a tartaruga elas acreditavam que só viviam na terra, porém quando apresentamos que existem tartarugas marinhas e que elas podem ser gigantescas eles ficaram bem entusiasmados. Na atividade de pintura com tinta guache como com qualquer criança foi pura diversão, pois todos adoraram trabalhar com tinta e ficaram feliz pelo quadro do fundo do mar que construíram, que acabou indo para o corredor central da escola para que todos pudessem ver, ao invés de ficar somente exposto na sala de aula.
O terceiro dia de regência trouxe para os alunos a curiosidade de ter um animal presente em sala de aula, adoraram poder saber que vão cuidar do animal e entenderam que para isso será preciso uma rotina, pois o peixe não pode receber muita comida, então vamos dividir a sala em grupo que a cada dia será responsável pelo cuidado do Amarelo (nome que escolheram para o peixe). Em seguida a brincadeira de pescaria foi muito divertida, e algumas crianças estavam preocupadas em saber que quando pesca um peixe eles podem morrer.
No quarto dia de regência as crianças adoraram poder dançar, como desde o período de observação vi que a professora regente trabalhava muito com música, decidi levar esse momento para a sala, foi muito divertido, pois promoveu as crianças trabalharem seus sentidos e motricidade. No projeto com a argila as crianças adoraram manipular um material diferente, pois parecia massa de modelar, porém perceberam a textura diferente com a qual estavam trabalhando. As modelagens que criaram foram expostas na entrada para serem compartilhada com as famílias. 
Quinto dia de regência e trabalhamos o habite onde vive os animais, após usarmos um livro de animais para as crianças e apresentar quais os animais que vivem de forma doméstica, na águam, na floresta e na savana, as crianças realizaram a atividade de ligar as imagens, todos apresentarem um ótimo resultado, pois conseguiram assimilar as imagens de forma correta, e o que demonstrou que conseguiram absorver as informações passada durante a explicação que demos anteriormente. A construção da máscara de leão foi o ponto chave da aula, pois todos brincaram muito imitando o som e a forma como o leão se comporta.
Sexto e último dia de regência na escola, primeiramente levei meu agradecimento a professora regente de sala e a sua auxiliar que me proporcionaram aprender muito nesse processo de estágio. Na atividade dirigida por mim pedi a professora para que eu pudesse trabalhar uma história lúdica que envolvesse animais, que era o tema trabalhado durante todo o processo de regência que realizei. A contação de história foi um momento muito mágico e de uma interação, mas fantasiosa pelas crianças, o que fez ser o dia mais gostoso desse processo de observação e realização do trabalho de regência no estágio. A atividade final foi a realização de picar e colar o papel crepom o que foi desenvolvido muito bem por toda a turma.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização do estágio deve ser um momento de aprendizagem pelo graduando em pedagogia, pois disponibiliza a vivência de conhecer as práticas adotadas dentro do ambiente escolar.
Portanto o estágio me fez assegurar ainda mais a profissão que escolhi, onde aprendi de maneira concreta todas as situações exercidas em uma sala de aula, lembrando que o contexto escolar é complexo e cheio de muitas características, que as crianças que ali se encontram são individuais em sua maneira de aprender cabendo ao professor agir com profissionalismo para agir nas diferentes situações que acontecem nesse ambiente.
Foi uma satisfação concluir o estágio dentro de uma escola municipal, pois acredito que ela apresenta um contexto mais desafiador visto as condições sociais vividas pelas crianças. Aprender com as professoras da turma foi grandioso, pois observei como exercer a profissão de educador é extremamente importante, mostraram conhecimento pelos conteúdos passados aos alunos, exercem a função com carinho e respeito, e procuram sempre estar atualizadas quanto as informações inerentes ao serviço de educação.
No estágio cada dia é possível adquirir um novo conhecimento, pois não só ensinamos as crianças como também aprendemos muito com elas. 
REFERÊNCIAS
As crianças e os animais. Disponivel em: http://animais.culturamix.com/criacao/as-criancas-e-os-animais. Acesso em 16 de fevereiro 2019.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, RCNEI, vol. 3, 1998.
MEC, Base Nacional Comum Curricular 2018, Brasília, site: www.mec.gov.br, acesso em: 16 de agosto de 2018.
SANTOS, Ciranda de Araújo Martins; ARAÚJO, Fernanda Pereira, Natureza e Sociedade. Curitiba. Positivo editora. 2ª edição. Grupo 2. Coleção mais cores, 2014

Continue navegando