Buscar

Portifolio microeconomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PORTFÓLIO “AULA 01” – ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01, 02 E 03
VALOR = 3.50
QUESTÃO 01: A FIGURA ABAIXO MOSTRA UMA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA HIPOTÉTICA QUE PRODUZ APENAS 02 BENS: LÁPIS PRETO (EIXO VERTICAL) E LÁPIS COLORIDO (EIXO HORIZONTAL). 
COM BASE NO CONTEÚDO ESTUDADO NA AULA 01 E NO VÍDEO “AULA 01 – INTRODUÇÃO À ECONOMIA: DILEMA DA ECONOMIA”, RESPONDA: (VALOR = 1.50)
Qual é a quantidade de lápis preto e de lápis colorido que esta empresa produz na alternativa de produção B? 200 lápis pretos e 80 coloridos. 
Qual é a quantidade de lápis preto e de lápis colorido que esta empresa produz na alternativa de produção C?100 lápis preto e 30 lápis coloridos.
Qual é o custo de oportunidade para a empresa ao deixar a alternativa de produção C e passar a produzir na alternativa de produção B? 0 pois está abaixo da CCP. O país tem condições de produzir sem ter que fazer sacrifícios.
Qual é a quantidade de lápis preto e de lápis colorido que esta empresa produz na alternativa de produção E? 300 lápis preto e nenhum colorido.
Qual é o custo de oportunidade para a empresa ao deixar a alternativa de produção E e passar a produzir na alternativa de produção B? 100 lápis preto.
QUESTÃO 02: O QUE SÃO FATORES DE PRODUÇÃO? CITE PELO MENOS 03 EXEMPLOS DE FATORES DE PRODUÇÃO. (VALOR = 0.40)
Os fatores de produção são elementos fundamentais ao processo produtivo de um determinado bem material ou serviço. Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva.
QUESTÃO 03: CITE PELO MENOS 03 CARACTERÍSTICAS DE PAÍSES CAPITALISTAS. (VALOR = 0.60)
Obtenção de lucro
Trabalhadores assalariados 
Propriedades privadas 
QUESTÃO 04: RESPONDA QUAL ERA A PRINCIPAL FONTE DE RIQUEZA DAS NAÇÕES SEGUNDO CADA UMA DAS ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONÔMICOS ABAIXO. (VALOR = 0.60)
Mercantilista : O Mercantilismo caracterizou-se pela forte intervenção do Estado na economia, a busca por mais exportações do que importações visando balança comercial favorável, uso de protecionismo nas fronteiras e o ideal metalista (acúmulo de ouro e prata) era o que regia o pensamento de riqueza.
fisiocratas: O mercado é regulado pela Lei da Oferta e da Procura, portanto o comércio deveria ser livre de intervenção estatal e a capacidade de produção era valorizada, sendo as atividades agrícolas o principal meio de acumular riquezas.
clássicos (adam smith): diz que o trabalho humano é o que determina a riqueza de uma nação, portanto, todos os fatores que colaboram para o trabalho auxiliam no enriquecimento.
QUESTÃO 05: COM BASE NO CONTEÚDO DA TEORIA DO CONSUMIDOR, EXPLIQUE O CONCEITO DE UTILIDADE MARGINAL DECRESCENTE, USE EXEMPLO(S): (VALOR = 0.40)
A medida que o consumidor de uma mercadoria por parte de uma pessoa aumenta, o prazer decorrente de uma unidade adicional , isto é, a ultilidade dessa mercadoria diminui. ( Pinho & Vasconcellos , P.83)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando