Buscar

Qual é a relação entre a curva da expansão da renda com a curva de Engel?

Microeconomia

💡 3 Respostas

User badge image

carol Massmann

Uma curva de Engel descreve como a despesa das famílias num determinado bem ou serviço varia de acordo com o rendimento familiar. Existem duas variedades de curvas de Engel. Curvas de Engel em relação a uma parcela de orçamento descrevem como a proporção do rendimento familiar gasto num bem varia em relação ao rendimento. Alternativamente, as curvas de Engel também podem descrever como os gastos reais variam de acordo com o rendimento familiar. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Na curva de indiferença, a curva de consumo de renda do mapa é o lócus das quantidades de equilíbrio consumidas por um indivíduo em diferentes níveis de sua renda. Assim, a curva de consumo de renda pode ser usada para derivar a relação entre o nível de renda do consumidor e a quantidade comprada de uma mercadoria por ele. As conclusões a que chegou ainda são geralmente válidas.
Em outras palavras, as famílias pobres gastam relativamente grande parte de sua renda em necessidades, enquanto as famílias ricas gastam uma parte relativamente grande de sua renda em luxos. Essa mudança no padrão de gastos de consumo com o aumento em renda das famílias foi chamada lei de Engel. Embora Engel tenha lidado com a relação entre receitas e despesas em bens diferentes, a fim de manter nossa análise simples, descreveremos e explicitaremos a relação entre a renda e as quantidades compradas de bens.
No entanto, os dois tipos de relacionamento transmitirão as mesmas informações sobre o comportamento de consumo do indivíduo, pois, em nossa análise da curva de Engel, os preços dos bens são mantidos constantes. A curva que mostra a relação entre os níveis de receita e a quantidade comprada de determinadas mercadorias foi, portanto, chamada de curva de Engel.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais