Buscar

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO


Continue navegando


Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DA COMARCA DE _______.
(pular 10 linhas)
ANDRESSA, brasileira, (estado civil), (profissão), (endereço), portadora da cédula de identidade RG. N° ... – SSP/SP e do CPF... , (endereço eletrônico), por intermédio de seu advogado subscrito, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo 335 do Código Civil, inciso I, propor a presente
	AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 
em face de Bianca, brasileiro,estado civil), portador da cédula de identidade RG. Nº…, inscrito no CPF sob o nº…, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas
I – DOS FATOS
Conforme contrato escrito entre as partes, a Ré emprestou a quantia de R$70.000,00 (setenta mil reais) à Autora, que deveriam ser quitados em 16/09/2019.
Na data do vencimento do contrato, Fernanda, terceira juridicamente interessada, procurou pela Requerida para que assim pudesse realizar o pagamento, porém esta se recusou a recebê-lo.
II – DO DIREITO
A relação jurídica do Autor e Réu está demonstrada através do contrato escrito.
Ocorre que, conforme relatado, a terceira juridicamente interessada deseja quitar o débito da Autora, estando impossibilitado em face da Ré não aceitá-la. 
Nesse sentido, o ordenamento jurídico pátrio contém dispositivos que protegem o credor na situação aqui posta, permitindo, desde que efetuado o pagamento, que se desonere da dívida existente. Senão vejamos o que dispõe o art. 335 do Código Civil:
Art.335. A consignação tem lugar:
se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma;
O art. 539 e 546 do Código de Processo Civil traz disposições relativas à questão, inclusive estabelecendo procedimento especial para andamento do feito. Vejamos o que dispõe a norma citada:
Art.539. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.
Art. 546. Julgado procedente o pedido, o juiz declarará extinta a obrigação e condenará o réu ao pagamento de custas e honorários advocatícios.
Corroborando o quanto exposto, a jurisprudência dos nossos tribunais tem comungado do mesmo entendimento ora mencionado, é o que se conclui da ementa abaixo:
APELAÇÃO CÍVEL. PROMESSA DE COMPRA E VENDA. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. REQUISITOS RECUSA INJUSTIFICADA DA CREDORA. A ação de consignação em pagamento, dentre outras hipóteses, tem lugar quando se o credor não puder ou, sem justa causa, se recusar receber o pagamento ou dar quitação na devida forma (art. 335, I, do CC). Comprovado no feito que a credora/demandada estaria se recusando injustificadamente ao recebimento das prestações atinentes à contrato de promessa de compra e venda celebrado com os autores. Sentença confirmada. Verba honorária recursal arbitrada. NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70075014985, Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Marlene Marlei de Souza, Julgado em 13/12/2017).
(TJ-RS - AC: 70075014985 RS, Relator: Marlene Marlei de Souza, Data de Julgamento: 13/12/2017, Décima Oitava Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 15/12/2017)
As normas acima disposta corroboram tudo o que foi exposto, devendo a presente ação ser julgada procedente com a extinção da obrigação.
III – DO PEDIDO
Ante todo o exposto requer a Vossa Excelência:
A citação do requerido para, caso queira, apresentar resposta dentro do prazo legal;
A procedência da ação, para declarar extinta a obrigação pelo pagamento, em conformidade com o art. 546 do Código de Processo Civil;
Condenar o Réu em custas e honorários advocatícios.
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a prova documental e testemunhal.
Dá-se à causa o valor de R$__ (número por extenso).
Termos em que,
Pede deferimento.
Cidade, Data
ADVOGADO
OAB