Buscar

prova de evolução e paleontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Evolução e Paleontologia (BID06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447362) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9387088
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	É através do material genético dos seres vivos, seus cromossomos e genes, que a evolução age. O teorema de equilíbrio de Hardy-Weinberg permite que as frequências alélicas e genotípicas de uma dada população sejam estimadas. Dessa forma, é possível saber se a carga genética de uma população está sendo alterada com o tempo ou permanecendo em equilíbrio. Como funciona o método de Hardy-Weinberg?
	Resposta Esperada:
O cálculo das frequências alélicas e genotípicas de uma população, considerando que esta esteja sobre as condições ideais e, posteriormente, em condições reais, permite verificar se esta população está sob a ação de fatores evolutivos ou se ela está sob equilíbrio genético, ou seja, não está evoluindo.
	2.
	Muitas pessoas ligam a paleontologia à coisas antigas, fósseis e outros resquícios de eras passadas. Elas estão certas, porém não podem pensar que, por estudar os seres do passado, a paleontologia não possui aplicações nos dias atuais. A Paleontologia desempenha papéis importantes nos dias de hoje. Descreva três funções que a paleontologia desempenha.
	Resposta Esperada:
- Ela auxilia no estudo e conhecimento sobre o modo de vida dos seres vivos ao longo do tempo.
- Pode-se fazer a datação relativa das rochas pelo grau de evolução ou pela ocorrência de diversos grupos de seres vivos fossilizados. 
- O estudo dos fósseis e a sua utilização como indicadores de idade das rochas são importantes para a exploração de recursos geológicos tão importantes como o carvão e o petróleo.
- Reconstrói o ambiente em que o fóssil viveu, contribuindo para a paleogeografia e paleoclimatologia.
- Auxilia na reconstituição da história geológica da Terra, através do estudo das sucessões dos animais e vegetais preservados nas rochas.
- A distribuição das espécies nos diversos ecossistemas durante o passado geológico torna possível a identificação da sequência de eventos na história da Terra, que muitas vezes ocorre em escala global.
Parte inferior do formulário

Continue navegando