Buscar

Teorias de Aprendizagem: Construtivismo, Vygotski, Piaget, Freud e Humanismo

Prévia do material em texto

Curso de PEDAGOGIA
	
	Atividade: aula 07 e 08 
	
	
	Disciplina: Psicologia da Aprendizagem 
	Semestre: 4 ª
	
	
PROFESSOR (a): Dra. Adriana R. Sordi 
COORDENADORA: Natacya Caetano
	ALUNO: Larine Rodrigues Martins 
	RGM: 053.17615 
	PORTFÓLIO 4
QUESTÃO 01 – Na teoria Construtivista de Vygotski é correto afirmar:
O processo de formação de pensamento ocorre pela assimilação de experiências, que se dá através da comunicação. Ou seja, dá interação com os outros, dá maneira como os adultos nomeiam e atribuem valor ou não aos objetos. 
Nesta teoria, o desenvolvimento ocorre conforme estágios do desenvolvimento, assim como afirma a teoria de Piaget. 
Os fatores biológicos são responsáveis pelo desenvolvimento apenas no início da vida, depois que prevalece o social, ou seja, são as relações humanas que afetam o pensamento e o raciocínio.
 Davis (2000) diz que Vygotski considera que a aprendizagem e desenvolvimento são processos independentes que se interagem. Em que, ao mesmo tempo, que um processo é desenvolvimento o outro também.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II
II, III e IV
III e IV
I, III e IV
I, II e III
QUESTÃO 02 - (FGV/2018) Mateus, 4 anos, ganhou um quebra-cabeças de seu pai, Gustavo e, juntos, montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava. Caso Mateus estivesse montando o quebra-cabeças sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo.
Assinale a opção que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.
Discurso privado
Aprendizado colaborativo
Jornada acompanhada
Zona de desenvolvimento proximal
Discurso interno
QUESTÃO 3 - Vínculo afetivo com origem no passado, acontece de forma muito comum em relação a criança e seus professores, é denominado de:
Fixação
Transferência
Identificação
Projeção
Regressão
QUESTÃO 4 - Para Freud o desenvolvimento acontece conforme as fases sexuais, relacionadas abaixo: 
I. Fase anal- é a segunda fase do desenvolvimento que assume relevância (por volta dos dois anos de idade), é a fase anal, onde a libido se desloca da boca para o anus nas atividades excretórias das crianças. 
II. Fase Fálica – última fase do desenvolvimento da libido, vai da adolescência até a fase adulta. 
III. Fase Oral – Quando nascemos a região do corpo que se encontra com energia é a região da boca (lábios, língua), assim, além de mamar a criança tem prazer ao mamar. 
IV. Fase Genital – há o declínio do complexo de Édipo, é marcada pelo período chamada latência.
 Estão corretas apenas as afirmativas: 
I e II 
II e III
I e III 
I e IV 
IV
QUESTÃO 05 – Segundo a teoria Humanista de Rogers, quais as condições para que a aprendizagem se efetive? Cite-as.
1-Confiança na capacidade dos outros de aprender por si mesmos. O professor precisa crer na sua própria capacidade, bem como na capacidade do seu aluno.
2- O professor- facilitador partilha com os estudantes a responsabilidade pelo processo de aprendizagem- deve, assim, é por de desenvolvimento.
3- O professor facilitador provê os recursos da aprendizagem - como facilitador não interfere na aprendizagem, mas, propor proporção proporciona recursos, livros, apostila, etc, para que ela aconteça.
4- O estudante escolhe o seu próprio programa de estudos - ele faz a opção da direção da sua aprendizagem e a segue de acordo com seu próprio tempo.
5- É oferecido um clima facilitador - Ao estudante deve ser oferecido um clima acolhedor tanto como professor como com seus colegas, para que a aprendizagem aconteça.
6- o foco da aprendizagem não está no conteúdo, mas em oferecer um processo contínuo de aprendizagem.
7- A disciplina é responsabilidade do aluno - Não é o professor que impõe a disciplina, mas o próprio aluno que se conscientiza da importância desta.
8- A avaliação é feita pelo próprio aprendiz - É a autoavaliação, que no máximo pode ser auxiliada por membros do grupo ou facilitador.

Continue navegando