Buscar

APOL_2_Estética e Filosofia da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 100
Questão 1/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a citação a seguir:
“Sob a magia do dionisíaco torna a selar-se não apenas o laço de pessoa a pessoa, mas também a natureza alheada, inamistosa ou subjugada volta a celebrar a festa de reconciliação com seu filho perdido, o homem. Espontaneamente oferece a terra as suas dádivas e pacificamente se achegam as feras da montanha e do deserto. O carro de Dionísio está coberto de flores e grinaldas: sob o seu jugo avançam o tigre e a pantera”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Nietzsche, F. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 31.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre a filosofia estética de Nietzsche, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	ele se utiliza das figuras gregas de Zeus e Hades, para pensar a relação entre o bem e o mal na filosofia.
	
	B
	entende que a arte é uma emanação da vontade divina, por isso aproxima sua filosofia do cristianismo
	
	C
	foi fortemente influenciado por Schopenhauer e propôs a reelaboração dos temas da Vontade e representação a partir das figuras de Dionísio e Apolo.
Você acertou!
“Nietzsche, em vez de se referir à vontade e à representação, busca algo semelhante na cultura grega que possa dar mais vida as ideias [...] Ele encontrou o que procurava nas divindades Apolo e Dionísio” (Livro-base, p. 171).
	
	D
	Nietzsche acreditava que toda a filosofia sobre a arte deve partir do referencial da racionalidade exata como a presente na física e na matemática.
	
	E
	foi o mais famoso discípulo de Pitágoras, e defendeu as ideias de uma mística ligada aos números e à natureza.
Questão 2/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a passagem a seguir:
“A estética do Renascimento italiano do século XVI é caracterizada pela descoberta do indivíduo: o homem singular. Nessa época já não se encontra o elemento gregário de um grupo de fiéis ou de uma religião, mas o composto único de elementos físicos, psíquicos e intelectuais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 102.
Na história da estética ocidental, o Renascimento, enquanto movimento artístico e filosófico deixou uma marca profunda no Ocidente. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte a respeito do Renascimento, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	recebe esse título porque surgiu em dezembro, mês em que se comemora o nascimento de Cristo.
	
	B
	foi um movimento marcado pelo interesse da Europa pela arte grega antiga como forma de se libertar dos dogmas cristãos que se impuseram durante a Idade Média.
Você acertou!
“O Renascimento não apenas contestou a hierarquia e imposição do regime medieval, como também propiciou o surgimento das principais ideias que incendiaram a Europa com a chegada da modernidade filosófica: a autonomia e a subjetividade” (livro-base, p. 89).
	
	C
	marca a volta da Mitologia como ferramenta filosófica.
	
	D
	defendia a ideia de que os homens não foram feitos para viver em sociedade.
	
	E
	acreditava que os filósofos e artistas gregos eram deuses que deviam ser cultuados.
Questão 3/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia o excerto a seguir:
“A arte não é pois simples reflexo da natureza, antes se nos impõe como verdadeira e profunda realidade. Apresenta-se como uma aparência, mas aparência carregada de espírito, logo da realidade verdadeira das ideias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978. p. 306-307.
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Esta afirmação condiz com a Filosofia de Hegel, para quem a beleza artística é superior a beleza natural.
Você acertou!
“[...] um elemento que distancia Hegel dos demais filósofos que pensaram a arte: para ele, o belo artístico está acima do belo natural. [...] Segundo Hegel, essa característica já é suficiente para declarar a arte como superior à natureza, pois a natureza não tem consciência e sua criação não é resultado de um processo dialético. Podemos pensar essa ideia mediante um exemplo objetivo: um desenho do Sol, por mais simples que seja, para Hegel, será necessariamente mais belo que o próprio astro. Isso porque a reflexão do desenhista sobre o fenômeno natural, que interfere inequivocamente no desenho, confere sua superioridade diante da natureza.” (livro-base, p. 146-147).
	
	B
	Esta é uma afirmação da estética kantiana, na qual fundamenta o juízo estético.
	
	C
	Trata-se da tese de Hume sobre a universalidade do Juízo do Gosto.
	
	D
	Parte da Filosofia de Schiller, visando à educação estética da humanidade.
	
	E
	Esta sentença expressa a fórmula de Nietzsche para pensar a arte como transvaloração dos valores.
Questão 4/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia o excerto a seguir:
“A estética de Plotino é inspirada na de Platão, ainda que o espírito místico de Plotino se opunha ao espírito dialético de Platão. [...] O que caracteriza Plotino é que o conhecimento não consiste numa série de aproximações, mas numa visão, numa contemplação visionária. Na teoria de Plotino não há diferença entre o conhecedor e o conhecido. É a primeira forma da filosofia mística”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 75. 
Plotino é tido com um pensador chave para se entender a transição feita entre a Antiguidade e a Idade Média. É geralmente conhecido como o grande pensador neoplatônico. De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, sobre Plotino é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	foi o primeiro pensador cristão.
	
	B
	acreditava que só através da investigação racional e geométrica a realidade poderia ser explicada.
	
	C
	realizou uma leitura do Platonismo a partir da projeção mística de um Uno universal que ligaria o sensível ao inteligível.
Você acertou!
“A importância de Plotino se justifica em razão de ele ter procurado enfrentar a rigidez da síntese do objetivismo platônico, sugerindo que pudesse existir um vínculo mais amplo entre o uno suprassensível e a multiplicidade do mundo sensível [...] Para ele há o Uno, do Uno indivisível emana o espírito, ou alma (nous), que podemos entender como o mundo inteligível que reúne as ideias, as leis e as estruturas.” (Livro-base, p. 76)
	
	D
	criou a religião socrática no período helênico.
	
	E
	foi o responsável pela expulsão dos poetas.
Questão 5/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a citação a seguir:
“Atribui-se normalmente a Baumgarten o feito de trazer, na primeira metade do século XVIII, o problema da arte e do belo de volta ao centro da discussão. Como avaliar o sentido preciso desse movimento? Organizada desde a Antiguidade sob a forma de poéticas e retóricas que visavam pôr a descoberto as possiblidades de expressão do belo, a experiência artística esteve com maior ou menor regularidade entre os objetos de investigação da filosofia. Aristóteles e Platão são apenas exemplos maiores de apropriação do belo pensamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOLLE, Oliver. Luz estética: a ciência do sensível de Baumgarten entre a arte e a iluminação. Tese de Doutorado. FFLCH. São Paulo, 2008, p. 4.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, a propósito da contribuição de Baumgarten para a Filosofia da Arte, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	é considerado o fundador da Estética como um ramo específico da Filosofia.
Você acertou!
“foi o primeiro filósofo a reivindicar a autonomiada estética e estabelecer sua definição como ‘ciência das sensações’, contestando a primazia da racionalidade nas investigações dessa área” (livro-base, p. 88).
	
	B
	fez uma síntese entre cristianismo e filosofia a partir das obras de arte.
	
	C
	propôs a imitação (mímesis) como fundamento da filosofia moderna.
	
	D
	foi muito influenciado por Kant e a Crítica do juízo estético.
	
	E
	entendia que a arte nunca poderia ser objeto de reflexão filosófica.

Continue navegando