Buscar

EXERCÍCIO 2019 GESTÃO INTEGRADA DE RH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO INTEGRADA DE RH
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		
	14/03/2019 (Finaliz.)
	
	2019.1 EAD
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O ambiente organizacional atual encontra muitos desafios, passando por mudanças com impactos significativos em diversos aspectos. Dentro desse contexto, identifique a alternativa que NÃO faz parte dos desafios contemporâneos:
		
	
	A mudança no perfil de trabalho é um ponto relevante, pois os colaboradores não são mais fiéis à organização, buscando maior equilíbrio entre seus interesses e os da empresa
	 
	A gestão de carreira deve ser responsabilidade da organização, indicando o que deve ser feito e fornecendo todos os insumos e recursos necessários ao desenvolvimento do profissional
	
	Existe maior preocupação das organizações em fazer a gestão do capital intelectual para maior desenvolvimento e competitividade da organização
	
	Os colaboradores têm aprimorado seus papéis organizacionais sendo, cada vez mais, tratados como parceiros do negócio
	
	Os colaboradores permanecem na organização quando percebem que essa atende seu conjunto de expectativas, necessidades e geram oportunidade de desenvolvimento
	
Explicação:
A gestão de carreira é uma responsabilidade de cada colaborador, sendo que e empresa é uma parceira desse processo, indicando possibilidades de desenvolvimento, trilhas de cargos/áreas que podem ser percorridos de acordo com o perfil de competências de cada profissional. Portanto, o interesse pelo desenvolvimento deve ser do profissional, que deve buscar seu autoconhecimento de forma contínua e buscar entender quais suas perpectivas dentro da organização que ele encontra-se inserido.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Relativo à evolução da Administração de Recursos Humanos, a designação das áreas ocorreram na seguinte sequência:
		
	
	Administração de Recursos Humanos; Relações Industriais e Gestão de Pessoas;
	
	Gestão de Pessoas, Relações Humanas e Recursos Humanos;
	
	Relações Industriais, Relações Humanas e Gestão de Pessoas.
	 
	Relações Industriais; Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
	
	Gestão de Parceiros, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
	
Explicação:
Inicialmente foi chamado de Relações Industriais, posteriormente passou a ser chamado de Recursos Humanos e mais recentemente, de Gestão de Pessoas.
 
 
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As ações estratégicas de RH são determinantes para o sucesso das organizações, pois elas focalizam as pessoas e as mobilizam na realização de determinadas ações. Podemos dizer que: I) O investimento em pessoas permite que as organizações alcancem seus objetivos e resultados esperados; II) O investimento em pessoas permite que a organização cumpra sua finalidade e sua missão organizacional; e III) O investimento em pessoas permite que a organização mantenha e aumente sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III.
	
Explicação:
Conforme web aula 1, nos conceitos introdutórios da gestão de RH, apresenta que os fatores determinantes do sucesso das organizações são as pessoas, responsáveis pelo sucesso e pelo diferencial competitivo da organização. E as três importantes finalidades para se mobilizar pessoas e utilizá-las plenamente em determinadas ações, garante a organiziação alcançar os objetivos organizacionais, cumprir sua missão organizacional e manter e aumentar sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes no mercado.  Ou seja, as três afirmativas da questão estão corretas.
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
		
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
Explicação:
O grande objetivo da gestão de RH é promover um ótimo ambiente de trabalho que estimule o pleno desenvolvimento de pessoas, motivando-as para o alcance dos resultados esperados.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na administração de pessoal de uma empresa é imprescindível que se conheça:
		
	 
	Os direitos e deveres do empregado e do empregador.
	
	O mapa de risco.
	
	As atribuições de cada cargo.
	
	Os clientes externos da empresa.
	
	Os planos de contas contábeis.
	
Explicação:
Neste caso, se faz necessário que se conheçam os direitos e deveres, tanto doscolaboradores, quanto da própria organização, 
de modo a evitar futuros conflitos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
		
	 
	Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
	
	Gerencia todos os funcionários e gerentes da empresa.
	
	Tem a responsabilidade de treinar os funcionários da empresa.
	
	Não precisa orientar os gerentes de linha sobre como gerenciar seus subordinados.
	
	É responsável pelos funcionários de seu setor.
	
Explicação:
A ARH tem uma função de suporte e orientação aos gestores (liderança) nas políticas, procedimentos, ferramentas de gestão, de forma a fazer com que possam melhor desempenhar sua função de líderes na organização, uma vez que apresentam equipes para desenvolver.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Lacombe, Francisco José Masset (2006), as organizações já se deram conta da importância das pessoas e da forma como são administradas, diferentemente do que ocorria no passado, quando o foco recaía apenas na tecnologia do produto ou do processo, nos mercados protegidos ou regulamentados, no acesso a recursos financeiros e economias de escala. Em função disto, quais são as causas externas da rotatividade da força de trabalho?
		
	
	Conjuntura fisiológica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura filosófica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura sociológica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
	Conjuntura econômica, instalação de antigas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	 
	Conjuntura econômica, instalação de novas empresas, expansão ou redução dos negócios e outras oportunidades de emprego.
	
Explicação:
Conforme a web aula os anos 1980 constituíram-se em um período que ficou marcado pela recessão, pelos altos índices inflacionários e pelo desemprego e nesse período as organizações voltaram-se para a redução de despesas e enxugamento de pessoal. Na década de 80, os processos de reengenharia, downsizing, qualidade total, just in time e de  reestruturação
se tornaram populares e contribuiram para esse cenário experimentado. Vários eventos marcaram os anos 90, dentre eles a globalização, a abertura da economia para o capital externo e as demissões, consequentes das tentativas de reduzir os custos e manter competitividade no mercado. Ou seja, a conjuntura econômica, com o surgimento de novos modelos de gestão afetaram tanto a implantação de novas empresas, quanto a expansão ou a redução dos negócios, e essas são as principais causas da intensa rotatividade de empregos verificados no período.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A evolução histórica da administração de recursos humanos em nosso país foi descrita por Gil (2004) e dividida em diversos períodos. Nas três primeiras décadas do séc.XX ocorreram diversas greves, sendo que em 1917 ocorreu uma greve geral representada por trabalhadores, muitos deles oriundos da europa, com maior consciência política, que chama a atenção dos empresários e poderes públicos. Que atividades ou como se caracteriza o RH nesse período? 
		
	
	É criada a seção de pessoal e faz parte de suas atribuições cuidar das rotinas trabalhistas, sendo que essas tinham um carater disciplinador, legal, punitivo, paternalista e burocrático.
	
	Destaca-se no período a "constituição cidadã" com a implantação da jornada de 40 horas e o acréscimento de 1/3 sobre o valor de férias.
	
	Nessa época o Brasil sofreu o choque do petróleo e começam os problemas econômicos e o profissional de RH passa a ser valorizado.
	
	A área de RH passou a ter uma atuação estratégica, com o intuito de agregar valor ao negócio, e os trabalhadores passaram a ser considerados um diferencial competitivo.
	 
	As atividades estavam restritas aos cálculos de retribuição que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho prestado.
	
Explicação:
Conforme a web aula1, ao apresentar a evolução histórica da ARH no Brasil, tem como registro que nas três primeiras décadas do século XX ocorreram diversas greves, sendo que, em 1907 e 1917, foram greves gerais. A greve geral de 1917 foi considerada a mais relevante de toda história do movimento operário no Brasil e serviu para chamar a atenção dos empresários e dos Poderes Públicos para a implementação de medidas adequadas de proteção ao trabalhador.  Quanto às atividades de recursos humanos, estas eram restritas aos cálculos de retribuição a que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho prestado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando